Connect with us

Atualidade

Liga MEO Surf: 1ª Divisão do surf nacional ruma a Norte para o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro

Publicado

on

A Liga MEO Surf, primeira divisão do surf nacional, está a caminho das ondas do Porto e Matosinhos onde, de 23 a 25 de abril, se realiza o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro. Esta é a segunda de cinco etapas do calendário que junta as estrelas do surf nacional na luta pelos títulos máximos do surf português.

Pelo 17º ano consecutivo, as estrelas do surf nacional rumam a norte, para uma das etapas mais históricas e também concorridas pelos fãs do surf nacional. A etapa mais citadina do circuito está, assim, de regresso e a contagem decrescente já começou para aquilo que promete ser um grande espetáculo de surf. E este ano com o dia final, onde vão ser coroados os campeões da etapa, marcado para o feriado d0 25 de Abril.

Catarina Araújo, Vereadora da Câmara Municipal do Porto, refere que “há 17 temporadas consecutivas que este campeonato passa pelo Porto e queremos que esta relação de sucesso ainda se intensifique. Sabemos que, ao longo dos anos, esta etapa tem sido, muitas vezes, decisiva para a vitória final na Liga MEO Surf, o que a torna ainda mais atrativa. E é sempre um orgulho receber os melhores atletas nacionais e contribuir para a afirmação do surf como modalidade olímpica”.

Já Vasco Pinho, Vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, afirma que “o Município de Matosinhos aposta, de forma consistente, no potencial desportivo, mas também económico e turístico associado à vertente do surf e de outros deportos de deslize, tendo presente o seu contexto geográfico, histórico e social, bem como a sua relação umbilical com o oceano Atlântico e com as modalidades náuticas. Acolher uma etapa da mais importante competição nacional de surf, evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos neste setor, nomeadamente, através da valorização da qualidade das nossas águas balneares e respetiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear e da colaboração estreita com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e incremento desta modalidade. Estamos comprometidos com este evento desportivo e certos de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.”

Depois de um arranque da Liga MEO Surf em abril, a ação prossegue a todo o gás, com Vasco Ribeiro e Kika Veselko a chegarem ao Porto e Matosinhos na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill, que conservam desde o final da última temporada, uma vez que são os campeões em título. Este é um palco especial, sobretudo, para Vasco Ribeiro, que em 2021 venceu esta etapa pela quinta vez na carreira.

Vasco Ribeiro, campeão nacional e líder do ranking, salienta que “é verdade que o Porto é um local onde me sinto muito bem e costumo ganhar com regularidade. Ando a sentir-me muito bem, tenho andado a treinar bastante e vencer na Figueira da Foz foi muito bom. Vinha de uma lesão que me obrigou a parar e começar o ano a ganhar é bom para ganhar motivação para os últimos campeonatos do ano a nível internacional. Depois desses campeonatos vamos para o Porto, onde espero continuar este momento.”

Vasco Ribeiro (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Já Kika Veselko vai numa série de duas vitórias consecutivas em etapas na Liga MEO Surf, depois de ter fechado o ano transato a vencer em Peniche, abrindo 2022 com mais um triunfo, desta vez na Figueira do Foz. No Porto e Matosinhos a ambição da jovem campeã nacional não passará por outro objetivo que não cumprir o ditado de que “não há duas sem três”.

Kika Veselko, campeã nacional e líder do ranking, sublinha que, “sem dúvida, que neste momento estou a atravessar um dos melhores períodos da minha carreira. Tenho vindo a ter resultados marcantes ao logo dos últimos anos e o ano passado foi um ano super especial para mim. Até agora, 2022 tem corrido muito bem, mas quero sempre mais! O meu sonho é chegar CT [elite do surf mundial], estou extremamente contente com a qualificação para o circuito Challenger Series e de começar o ano da Liga MEO Surf em grande. O meu objetivo, este ano, é defender o título nacional e tentar manter a licra amarela até ao final. Adoro competir no Porto, as ondas são muito divertidas. Nunca ganhei, mas já alcancei um segundo lugar em Matosinhos”.

Kika Veselko (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Historial dos vencedores do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro – últimos três anos:

2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot

2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;

2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins.

Com um vasto leque de surfistas que têm dado cada vez mais provas, tanto dentro de portas como a nível internacional, onde três surfistas portuguesas acabaram de conquistar os três primeiros lugares do ranking europeu do circuito Qualifying Series da World Surf League, estão, assim, reunidos todos os condimentos para a etapa nortenha, que pelo segundo ano consecutivo vai ter Joaquim Chaves Saúde no naming.

José Chaves, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Joaquim Chaves Saúde, declara que “é com grande entusiasmo que voltamos a associar-nos à Liga MEO Surf, este ano com três grandes propósitos: apoiar a modalidade e os seus atletas; promover uma cultura que alia os cuidados de saúde a hábitos de vida saudável e proporcionar a melhor experiência a quem quiser assistir às etapas do campeonato. Esta associação permite-nos, promover aquilo a que chamamos uma ‘cultura de saúde’, baseada numa visão 360º, conseguida através dos nossos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção – onde destaco a recente inaugurada Clínica Cirúrgica de Carcavelos e também o Joaquim Chaves Fitness”. Nas diversas etapas, e com o intuito de proporcionar uma melhor experiência a todos, a Joaquim Chaves Saúde irá disponibilizar um Beach Point, uma zona privilegiada para quem quiser assistir às provas, com um ecrã gigante, com transmissão das provas em direto, e também uma zona de duches para os atletas.

Joaquim Chaves Saúde Beach Point (Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Joaquim Chaves Saúde Porto Pro 2021 em números:

– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot;

– 899 ondas surfadas por 72 surfistas inscritos;

– Melhor onda (máximo 10 pontos): 9 pontos de Vasco Ribeiro nas meias-finais;

– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,75 de Vasco Ribeiro, nas meias-finais;

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina.

A nível televisivo, o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura e da Federação Portuguesa de Surf.

Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas.

Atualidade

Barcelos: Assembleia Municipal aprova por unanimidade a compra dos terrenos para o Novo Hospital

Publicado

on

A Assembleia Municipal deu luz verde ao “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”. Em sessão realizada ontem à noite, os deputados municipais votaram favoravelmente, e por unanimidade, a proposta apresentada pela Câmara Municipal que, entre outros pontos, inclui a aquisição dos terrenos para a construção do Novo Hospital, por montante de quatro milhões de euros.

Com esta decisão, dá-se um passo muito decisivo no sentido do cumprimento do acordo estabelecido em 2008 com o Ministério da Saúde, mas que durante 16 anos esteve num impasse.

Aquando da proposta apresentada em reunião do Executivo camarário, o Presidente, Mário Constantino Lopes, tinha enaltecido “a unanimidade político-partidária que se estabeleceu em Barcelos à volta deste importante desígnio para o nosso concelho”. Unanimidade que voltou a imperar agora, na votação em Assembleia Municipal.

Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esta é uma “decisão de enorme importância e um passo muito significativo.  Regozijamo-nos por, 16 anos depois, estarmos a cumprir um passo fundamental neste processo, fazendo-o com total transparência procedimental, bem observável na instrução da deliberação que foi colocada a votação”.

Recorde-se que a decisão de avançar de imediato para a compra dos terrenos surgiu na sequência da garantia dada pela Ministra da Saúde de que o Governo irá avançar com a construção do designado Centro Hospitalar de Barcelos, um equipamento que vai servir a população deste concelho e do concelho de Esposende.

Designado “Acordo de cedências e urbanização para a execução do Plano de Pormenor do Centro Hospitalar de Barcelos”, o documento ontem aprovado em Assembleia Municipal estabelece as normas da transação a efetuar entre o Município e a Sociedade Agrícola da Quinta de S. Martinho, S.A..

O acordo, além de estabelecer o montante da aquisição de 155 850 metros de terreno, por 4 milhões de euros, fixa também as áreas de cedência ao domínio público e as parcelas para a construção da Variante Poente e acessos ao Novo Hospital.

Na Assembleia Municipal de ontem, foram também aprovados contratos interadministrativos com diversas Juntas de Freguesia, no montante global de mais de um milhão e meio de euros.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos e Esposende: Caminhada – Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado

Percurso liga as localidades

Publicado

on

O Município de Barcelos, em parceria com o Município de Esposende e a Empresa Municipal Esposende 2000, promove, no próximo domingo, dia 30 de junho, a Caminhada – Caminhos de São Bento da Porta Aberta no Cávado. Este é um percurso linear entre Esposende e Barcelos, com uma distância de 21 Km, ao longo da margem direita do Rio Cávado, que percorre vários pontos de interesse nas freguesias de ambos os concelhos, nomeadamente Gandra, Gemeses, Perelhal, Mariz e Vila Frescainha, Barcelos.

Além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, esta iniciativa pretende igualmente dar a conhecer e percorrer uma parte dos Caminhos de S. Bento da Porta Aberta, visitando, entre outros, locais recônditos que convidam os caminhantes a pausas contemplativas.

Em Barcelos, o ponto de encontro é junto à Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz / Campo da Feira, às 07h00. Depois, às 07h59, seguem no autocarro para Esposende. Por volta das 09h00 há lugar a um briefing, exercícios de aquecimento e início da atividade.

A idade mínima de participação é de 14 anos. O percurso apresenta um grau de dificuldade médio/alto e o valor de inscrição é de 5,00 € (inclui guias do percurso, seguro de acidentes pessoais e reforço alimentar sólido/liquido).

O transporte Barcelos > Esposende, às 7h59, tem um custo de 3,00€ e de regresso, no final da atividade, também de 3,00 € (Esposende > Barcelos).

Para mais informações ou para efetuar a inscrição, os interessados deverão aceder ao site https://www.esposende2000.pt/pt/43-eventos/485-30-jun-caminhada-caminhos-de-s-bento-da-porta-aberta-no-cavado-2024-06-30/

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Peniche: Homem de 66 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, no passado dia 19 de junho de 2024, através da Esquadra de Peniche, no âmbito de uma investigação criminal, procedeu à detenção de um homem com 66 anos de idade, por tráfico de droga.

Durante a investigação, a PSP concluiu que o homem adquiria a droga na área metropolitana de Lisboa e, posteriormente, promovia a sua venda na cidade de Peniche.

Aquando da interceção, o detido tinha na sua posse 180 doses de heroína (as quais foram apreendidas), prontas a serem vendidas. Foi-lhe, ainda, apreendida a quantia de 120 euros, valor proveniente da venda do estupefaciente.

A PSP apurou que o mesmo tem antecedentes criminais, tendo já cumprido pena de prisão pela prática deste tipo de ilícito criminal, tráfico de estupefacientes.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas