Connect with us

Atualidade

Lisboa: Dois jovens detidos por vários furtos na Baixa lisboeta

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia 6 de abril, procedeu à detenção de um jovem, com 21 anos, e uma jovem, com 18 anos de idade, pela prática, em conluio de esforços, de 13 furtos de telemóveis em esplanadas de cafés e restaurantes na Baixa de Lisboa.

As detenções ocorreram em duas fases: primeiro, quando, pelas 12h00, a mulher abordou uma turista numa esplanada no Largo do Terreiro do Trigo e, simulando um falso peditório, lhe pôs uma folha A4 à frente criando uma distração, entretanto retirou a folha e furtou o telemóvel, que a turista tinha em cima da mesa. Não conseguiu fugir por ter sido vista pelos Agentes da PSP que assistiram ao furto e a detiveram imediatamente, restituindo o telemóvel, no valor de 1093 euros, à turista.

A segunda detenção, em que foi detido o namorado da jovem, aconteceu pelas 14h00, junto ao alojamento local onde ambos residiam, local onde o homem foi surpreendido pelos Polícias na posse de um telemóvel, no valor de 879 euros, que tinha acabado de furtar a uma cliente num café da Estação do Rossio, usando o mesmo ardil do falso peditório.

Os Polícias perceberam, ainda, que no quarto da pensão sujeito a Busca Domiciliária, o casal tinha outros seis telemóveis furtados nos últimos dias, sendo que três desses aparelhos foram já entregues aos seus proprietários, que confirmaram ter sido furtados pelos detidos. Existem indícios que o casal se preparava para abandonar o país na posse de um considerável lote de telemóveis furtados, todos eles topo de gama e de grande rendimento no mercado da recetação. Atentos ao ressurgimento de pessoas associadas ao turismo em Lisboa, em especial nesta Época Pascal que atraí muitos turistas, os Polícias da estrutura de investigação da PSP que acompanham o fenómeno, aperceberam-se destes furtos nas esplanadas da baixa e conseguiram, de imediato, chegar à identificação do casal, percebendo que iniciaram a atividade criminal no início de fevereiro do corrente ano, sendo, agora, interrompida pela PSP.

Apesar de estarem, para já, indiciados em 13 furtos, as investigações continuam para apurar a proveniência dos três telemóveis apreendidos, que, para já, não se conseguiram entregar aos legítimos proprietários, estando a ser feitas diligências para a descoberta de outros furtos.

Presentes a 1º Interrogatório junto do Juiz de Instrução Criminal para aplicação de uma medida de coação, viram ser-lhes aplicada a mais gravosa, ficando ambos a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas