Connect with us

Atualidade

Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua juntas no “Fora da Caixa”

Publicado

on

Os Municípios de Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua, apresentaram, no passado dia 24 de janeiro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, o projeto de cultura em rede “Fora da Caixa”.

A sessão de apresentação foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, contando, ainda, com a presença dos autarcas de Oliveira do Bairro e Tábua, Duarte Novo e Ricardo Cruz, respetivamente, bem como, com a Diretora Regional da Cultura do Centro, Susana Menezes, e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Luís Filipe.

O “Fora da Caixa” acolhe um conjunto diversificado de atividades culturais, artísticas, lúdicas, turísticas e económicas, centradas em espetáculos musicais, desde a mais tradicional à mais contemporânea, que constituem uma parte importante da matriz histórica e identitária dos territórios e das populações que neles habitam e assume a multiculturalidade, enquanto fator de valorização e de diferenciação, pela diversidade e potencial que representa ao nível do estabelecimento de sinergias entre as comunidades intra e extra territórios.

A programação cultural centrar-se-á num conceito de itinerância com eventos inovadores envolvendo as associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de COVID-19, viram a sua atividade bastante reduzida, criando oportunidades e alavancando o desenvolvimento económico e social dos territórios.

Maria Teresa Cardoso realçou o facto de este ser um projeto “diferente” e um “desafio para os três municípios”. Considerou ainda que o projeto “permite rentabilizar os recursos e partilhar experiências, em termos de cultura”.

Duarte Novo adiantou que “estas sinergias devem ser aproveitadas para dar a conhecer outras realidades”, sublinhando que “é também um desafio para o associativismo”.

Ricardo Cruz acredita que estão reunidas as condições para que “este projeto cultural avance com sucesso”.

O responsável da CCDR do Centro, Luís Filipe, felicitou os três Municípios por se terem unido em torno deste projeto cultural, referindo que o “Fora da Caixa” vai permitir “o reforço da matriz identitária” de cada concelho. No seu entender, é necessário ver a cultura “como uma atração de territórios para atrair pessoas e criar valor”.

A Diretora Regional da Cultura, Susana Menezes, explicou que esta “é uma medida estruturante de resposta à pandemia, com o intuito de combater e mitigar as consequências do impacto nos agentes culturais”, acrescentando que “o projeto permite voltar a valorizar os artistas em palco”.

Os eventos têm início a 26 de fevereiro, em Tábua, e terminam a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, em Anadia. O concelho de Anadia será palco de três eventos culturais, mais concretamente do espetáculo a “História da Música” que será acompanhado por uma exposição itinerante intergeracional. “Musical na Vertical” é outro dos eventos que decorrerá na Curia, com a artista Sofia Escobar. “Noite da Luz” encerra a programação do projeto. Trata-se de um espetáculo com muita luz e interação.

O projeto de cultura em rede “Fora da Caixa”, no valor de cerca de 300 mil euros, é financiado a cem por cento pelo Programa Operacional Regional do Centro – Portugal 2020.

EVENTOS

7 Artes, lugar para dois, concerto com Miguel Guizzas

(Tábua)

Bike drive Through, passeio cultural em duas rodas

(Oliveira do Bairro e Tábua)

História da Música, acompanhada de exposição itinerante intergeracional

(Anadia, Oliveira do Bairro e Tábua)

Artes no Plural, performance

(Oliveira do Bairro)

Musical na Vertical, com Sofia Escobar

(Anadia e Tábua)

Noite da Luz, espetáculo de rua

(Anadia)

Foto: CMA.

Atualidade

Concurso “Pequenos Grandes Poetas” congrega alunos de Barcelos em volta da poesia

Alunos de todo o concelho levam poesia ao Auditório da Biblioteca Municipal

Publicado

on

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, promove, no próximo dia 24 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a 11ª edição do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

A iniciativa, que conta com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, representados por 78 alunos, inclui a modalidade de poemas inéditos declamados pelos autores e a modalidade de declamadores.

O concurso inicia às 18h00 com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e, às 21h30, é a vez do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto Vivo e AICCOPN celebram contrato que colocará mais 11 habitações no mercado de arrendamento acessível

Publicado

on

Sete habitações de tipologia T0 e quatro T1, inseridas num prédio da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido. A aposta representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto.

O contrato foi assinado nas instalações da Porto Vivo, SRU, por Pedro Baganha, Vereador da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, estando a AICCOPN representada pelo seu Presidente, Manuel Reis Campos, que manifestou satisfação com o facto de poder integrar o Porto com Sentido.

“Poder contribuir para a promoção da oferta de arrendamento acessível no Porto é algo que muito orgulha esta associação, o que também se insere na prossecução das suas finalidades, enquanto entidade centenária nascida e sediada na nossa cidade do Porto”, referiu Manuel Reis Campos.

Para Pedro Baganha, “esta é uma aposta que faz sentido, verdadeiramente com sentido, como anuncia e cumpre o programa municipal na sua nomenclatura, e que, está a sedimentar-se enquanto resposta habitacional na cidade, conforme todos os dados indicam”.

Cerca de uma semana depois de atingir o número redondo de 300 fogos colocados no mercado de arrendamento acessível, dos quais 188 são por via do Porto com Sentido, a empresa municipal responsável por gerir esta vertente do mercado habitacional, prossegue o esforço no sentido de proporcionar respostas aos cidadãos que estejam à procura de casa na cidade.

A aposta do Município do Porto no alargamento do mercado de rendas acessíveis é parte fundamental de uma estratégia que pretende fomentar soluções habitacionais para os cidadãos.

Foto: AICCOPN.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas