Connect with us

Atualidade

Concurso Barcelos Florido 2024 já tem vencedores

1º lugar atribuído ao Círculo Católico de Operários de Barcelos

Publicado

on

O concurso Barcelos Florido 2024 premiou, com a primeira posição, a varanda do edifício do Círculo Católico de Operários de Barcelos, situado na rua D. Diogo Pinheiro. António Manuel Faria Ribeiro Novo arrecadou o segundo lugar, com a sua composição situada no Largo da Igreja, em Barcelinhos e, em terceiro lugar, ficou a composição floral de Alzira Alves Costa, situada na Rua Miguel Bombarda.

A edição deste ano do popular concurso Barcelos Florido contou com a participação de 39 concorrentes que, durante os meses de abril a julho, decoraram e coloriram a cidade com as suas varandas e janelas floridas. Este concurso, aliado aos jardins da cidade, proporciona uma experiência única e intensamente floral para quem visita Barcelos. Os primeiros 20 classificados receberam prémios pecuniários do Município, como reconhecimento da sua criatividade e do contributo que dão na promoção de um ambiente vibrante e cheio de policromia.

O vencedor do concurso recebeu 500 euros, o segundo classificado arrecadou 400 euros e o terceiro auferiu 300 euros. Os restantes participantes classificados até ao 20.º lugar também receberam prémios, com valores decrescentes conforme a sua posição na classificação.

Além das participações individuais, alguns destes concorrentes também integraram o concurso coletivo, que apurou a “Melhor Rua” e o “Melhor Largo”. O prémio de “Melhor Rua” coube à Rua Miguel Bombarda; enquanto o Largo da Igreja de Barcelinhos ganhou na categoria “Melhor Largo/Campo”.

No processo de avaliação, o júri considerou a riqueza e harmonia do conjunto floral, valorizando apenas plantas exteriores e excluindo plantas exóticas, de interior e flores artificiais. Outros critérios incidiram sobre a harmonia com a fachada do edifício, a variedade e diversidade das flores, a criatividade e originalidade das composições, o estado fitossanitário das plantas, a inclusão de artefactos típicos da nossa cultura e tradição, a regularidade das varandas floridas ao longo do ano, e a inovação em relação ao ano anterior.

Esta foi a 20.ª edição do Concurso “Barcelos Florido”, organizado pelo Município de Barcelos através do Pelouro do Turismo, com o objetivo de valorizar a estética e o ambiente da cidade de Barcelos e das freguesias de Barcelinhos e Arcozelo. Esta iniciativa celebra a tradição portuguesa de adornar janelas e varandas com flores e plantas naturais de cores vibrantes e variadas.

Classificação final do concurso Barcelos Florido:

1º lugar: Círculo Católico de Operários de Barcelos – Rua D. Diogo Pinheiro, Barcelos

2º lugar: António Manuel Faria Ribeiro Novo – Largo da Igreja, Barcelinhos

3º lugar: Alzira Alves da Costa – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

4º lugar: José Carlos Rodrigues Loureiro – Avenida Paulo Felisberto, Arcozelo

5º lugar: Maria da Conceição Faria Durães da Silva – Largo da Igreja, Barcelinhos

6º lugar: Paula Cristina Carvalho da Silva – Rua Fernando Magalhães, Barcelos

7º lugar: Cândida Ferreira Cardoso – Rua Elias Garcia, Arcozelo

8º lugar: Cooperativa Agrícola de Barcelos – Rua Fernando Magalhães, Barcelos

9º lugar: Maria Rosa Monteiro da Costa – Rua Silva Vieira, Barcelos

10º lugar: Maria Teresa Carvalho Costa – Av. dos Combatentes da Grande Guerra, Barcelos

11º lugar: Maria Cândida da Torre Esteves Coutinho – Rua Elias Garcia, Arcozelo

12º lugar: David Vale Ferreira – Avenida João Duarte, Arcozelo

13º lugar: Lar Nossa Senhora da Misericórdia – Rua Dr. Santos Júnior, Barcelos

14º lugar: Sandra Elisabete Fernandes Longras (Casa Dourada) – Rua do Poço, Barcelos

15º lugar: João Boaventura Simões Negrão – Praça Pontevedra, Barcelos

16º lugar: Maria Alice G. S. Fortes Azinheira – Rua Miguel Bombarda, Barcelos

17º lugar: Lar Rainha D. Leonor – Campo da República, Barcelos

18º lugar: Manuel da Silva Esteves – Rua D. António Barroso, Barcelos

19º lugar: Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes – Avenida João Duarte, Arcozelo

20º lugar: Pedro Tiago de Sousa Carvalho – Rua do Poço, Barcelos

MELHOR LARGO – Largo da Igreja, Barcelinhos

MELHOR RUA – Rua Miguel Bombarda, Barcelos.

Foto: CMB.

Atualidade

Peniche: Detido reincidente por tráfico em estabelecimento

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, no dia 23 de janeiro, através da Esquadra da Peniche, deteve um homem, com 33 anos de idade, num estabelecimento de restauração e bebidas, por tráfico de droga.

Havendo notícias de que vários consumidores de estupefacientes afluíam ao estabelecimento em causa, levantou-se a suspeita da prática de tráfico destes produtos no seu interior ou nas imediações, assim, foi desencadeada uma ação de fiscalização, não só para fiscalizar o espaço comercial, mas também, para averiguar a existência de indícios sobre o tráfico.

Nesta ação, e após revista pessoal, foi possível apurar que uma das pessoas ali presentes tinha na sua posse 63 doses de haxixe, 53 doses de crack, 15 doses de cocaína, já devidamente acondicionadas e individualizadas e, por isso, prontas a serem vendidas diretamente a consumidores.

De realçar que no decorrer da operação policial foi, ainda, apreendida 1 faca, 1 telemóvel e mais de 420 euros em notas de baixo valor, o que indicia que aquela quantia monetária seria produto de vendas já realizadas.

Por força do antedito, foi detido o suspeito e presente à Autoridade Judiciária, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Ressalve-se que o suspeito já havia sido detido recentemente, mais propriamente no passado mês de dezembro, tendo-lhe sido apreendido diverso produto estupefaciente, dinheiro, armas brancas e uma arma de fogo.

“Com esta ação, o Comando Distrital de Leiria demonstra seu compromisso em combater a criminalidade em todas as suas formas, contribuindo para a efetividade da justiça e garantindo a segurança da população da região”, ressalva a força policial.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Casal detido pela PSP de Coimbra fica em prisão domiciliária

Publicado

on

O Tribunal Judicial de Coimbra decretou a obrigação de permanência na habitação (prisão domiciliária), com vigilância eletrónica, de um casal − uma mulher de 33 anos e um homem de 25 – detido pela PSP de Coimbra, na passada quarta-feira, 22 de janeiro.

O casal foi detido, em Coimbra, no decorrer de uma investigação realizada pela Esquadra de Investigação Criminal de Coimbra, do Comando Distrital da PSP de Coimbra, em que foram realizadas buscas domiciliárias, que resultou ainda na apreensão de 4.168 doses de liamba e 110 de cocaína, uma arma de fogo, 53 munições de 12 milímetros, quatro telemóveis e 450 euros em numerário.

No âmbito desta operação policial, foi ainda conduzido às instalações da PSP um menor, de 15 anos, pela prática de ilícitos. Por decisão do Juízo de Família e Menores de Coimbra, o menor foi colocado no Centro Educativo dos Olivais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Guimarães e Famalicão: Detenções pelo crime de tráfico de estupefacientes

Publicado

on

Entre 24 e 26 de janeiro, na cidade de Guimarães, no âmbito de uma operação de combate à criminalidade violenta e grave, a PSP efetuou a detenção de um cidadão com 30 anos de idade, pelo crime de tráfico de produto estupefaciente.

No decorrer da mesma, resultou a apreensão de cocaína suficiente para cerca de 42 doses, a quantia de 137,00€ em dinheiro e euros e um telemóvel.

Na cidade de Vila Nova de Famalicão foi detido um cidadão com 25 anos de idade pelo mesmo crime. Aquando abordagem, o mesmo encontrava-se na posse de haxixe suficiente para cerca de 13 doses, que lhes foram apreendidas.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

“Com este tipo de operações, a PSP tem como principal objetivo devolver o sentimento de segurança à população, bem como efetuar repressão ao fenómeno criminal do tráfico de droga, e criminalidade conexa a este tipo de fenómeno”, sublinha a força policial.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas