Connect with us

Atualidade

Galiza e Norte de Portugal unem-se, em Valença, na defesa da prioridade do Comboio de Alta Velocidade

Publicado

on

O Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte- CCDRN, Carlos Cunha, e mais de 50 entidades da eurorregião marcaram presença na defesa da declaração conjunta “Ligação de Alta Velocidade Galiza – Norte de Portugal: Uma Prioridade”, hoje, 2 de julho, em Valença.

O salão central da antiga Alfândega de Valença foi o palco para este ato simbólico e estratégico, das forças vivas do Norte de Portugal e da Galiza, na defesa de uma infraestrutura considerada vital para todo o eixo atlântico peninsular.

Coube à vice-Presidente da Câmara Municipal de Valença, Ana Paula Xavier, abrir a sessão, dar as boas-vindas e fazer a primeira defesa de uma infraestrutura muito desejada e vital para a dinâmica de Valença e de todo este território transfronteiriço.

Para o Presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, a ligação de Alta Velocidade de Vigo ao Porto e a Lisboa é uma infraestrutura à altura da aproximação dos nossos povos, uma realidade que não pode ter volta atrás, um esforço conjunto vertebral para Portugal e a Galiza.

O Presidente da CCDRN, Carlos Cunha, relembrou que o espaço da antiga Alfândega de Valença nos confronta com a história e o futuro dos dois povos. Carlos Cunha considera a Alta Velocidade um projeto vertebrador com um impacto estruturante em todo o Noroeste Peninsular.

Todas as entidades presentes foram unânimes na defesa da declaração conjunta da priorização da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo, com paragem em Valença, bem como na necessidade urgente de reforçar / melhorar as atuais ligações ferroviárias internacionais, sobretudo, o emblemático comboio Celta.

O evento foi organizado pela CCDR Norte e pela Xunta de Galicia, e contou com o apoio do Município de Valença.

Foto: CMV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Lisboa: Homem detido por tráfico de drogas em S. Domingos de Benfica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, no dia 26 de novembro, na freguesia de São Domingos de Benfica, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 22 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Produto Estupefaciente.

Os Polícias, que se encontravam em serviço de patrulhamento, junto ao Terminal de Sete Rios, verificaram dois indivíduos a produzir dois cigarros artesanais, os quais, ao aperceberem-se da presença policial, adotaram uma postura que revelava inquietação e nervosismo.

O comportamento evidenciado levou a que os suspeitos fossem abordados, tendo sido encontrado na posse de um dos indivíduos, um produto de cor castanho separado em duas embalagens, envoltas em plástico e com o logotipo “PAPAYADAWG”, que se veio a confirmar ser haxixe.

Da ação policial resultou a detenção do indivíduo que trazia consigo os artigos e apreensão de 371,7 doses individuais de Haxixe; e 173,60 euros em numerário.

O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS, e após ser sujeito a 1º interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Periódicas.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Matosinhos: Homem de 38 anos detido por exploração ilícita de jogo de fortuna ou azar

Publicado

on

No dia 30 de novembro, pelas 22h30, na Rua Bairro Novo, na cidade de Matosinhos, Polícias da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da Divisão de Matosinhos, procederam à detenção de um homem, de 38 anos de idade, empregado de balcão e residente em Matosinhos, pelo crime de exploração ilícita de jogo.

Os polícias, no decurso de uma ação no âmbito de fiscalização a estabelecimentos comerciais detetaram uma máquina de jogo eletrónica do tipo roleta. Esta máquina encontrava-se dissimulada através de publicidade com alusão a bebidas alcoólicas.

Os jogos de fortuna e azar, cujo resultado assenta exclusiva ou fundamentalmente na sorte e não da perícia do jogador. Estes apenas podem ser explorados nos locais devidamente autorizados para o efeito, o que em Portugal se aplica aos casinos.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Três detenções no âmbito do combate à prática do crime de contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, junto da Avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de 03 homens, de 27, 39 e 41 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 495 artigos de calçado e vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas