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DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021

ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas mais relevantes e reputadas de 2021

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A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a marca DELTA com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação):

DELTA (83,5 pontos).

GOOGLE (82,3 pontos).

MICROSOFT (82,3 pontos).

NESTLÉ (82,2 pontos).

OLÁ (82,0 pontos).

LEGO (80,8 pontos).

LUSO (80,7 pontos).

DISNEY (80,4 pontos).

EDP RENOVÁVEIS foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos).

Sectorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice são:

PSI 20: EDP (74,0pts).

Banca: BPI (64,5pts).

Seguros: FIDELIDADE (63,3pts).

Seguros de Saúde: Multicare (62,6pts).

Crédito ao Consumo: CETELEM (52,3pts).

Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (75,9pts).

Energia: EDP (74,0pts).

Tecnologia: GOOGLE e MICROSOFT (82,3pts).

Apps: INSTAGRAM (78,8pts).

Eletrónica de Consumo: SAMSUNG (77,6pts).

Telecomunicações: MEO (75,7pts).

Meios de Comunicação: SIC (75,3pts).

Multimedia Streaming: NETFLIX (76,2pts).

Retalho Alimentar: LIDL (77,7pts).

Retalho Tecnologia: WORTEN (78,6pts).

Retalho Lar: IKEA (78,7pts).

Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (78,0pts).

Retalho Têxtil: ZARA (72,4pts).

Retalho Restauração: MCDONALDS (74,6pts).

Retalho Desporto: SPORTZONE (73,0pts).

Retalho Saúde e Bem-Estar: FARMÁCIAS PORTUGUESAS (79,4pts).

Retalho Centros Comerciais e Outlets: NORTE SHOPPING (71,6pts).

Retalho Online: AMAZON (76,5pts).

Retalho Outros: BERTRAND (73,7pts).

Alimentação e Bebidas: DELTA (83,5pts).

Alimentação Animal: ROYAL CANIN (72,1pts).

Higiene Pessoal: L’OREAL (78,3pts).

Higiene do Lar: FAIRY (71,3pts).

Farmacêuticas: PFIZER com melhor índice (73,8pts).

Saúde e Bem-Estar Privado:  FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (78,0pts).

Saúde e Bem-Estar Público:  HOSPITAL DE SÃO JOÃO (74,4pts).

Saúde Laboratórios: GERMANO DE SOUSA (72,6pts).

Hotelaria e Lazer: POUSADAS DE PORTUGAL (71,8pts).

Agencias de Viagens: VIAGENS ABREU (70,2pts).

Linhas Aéreas: EMIRATES (70,6pts).

Mobilidade: VIA VERDE (73,2pts).

Automóveis: MERCEDES (75,4pts).

Serviços e Apoio Automóvel e Mobilidade: CARGLASS (70,8pts).

Aluguer Automóvel: AVIS (70,7pts).

Holdings: SONAE (70,2pts).

Produtos Industriais: VISTA ALEGRE (78,6pts).

Serviços Profissionais: CTT (73,3pts).

Construção e Engenharia: MOTA ENGIL (55,9pts).

Real Estate: REMAX (70,0pts).

Jogos de Apostas: EUROMILHÕES (67,3pts).

Desporto: FED. PORTUGUESA FUTEBOL (72,5pts).

Brinquedos e Entretenimento: LEGO (80,8pts).

Solidariedade e Ação Social: BANCO ALIMENTAR (77,6pts).

Educação e Universidades: NOVA SBE (77,2pts).

Arte e Cultura: MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS (72,3pts).

Luxo: OMEGA (75,4pts).

Acessórios de Moda: SWATCH (67,7pts).

Cidades: LISBOA (74,7pts).

Regiões de Turismo: TURISMO DO PORTO E NORTE (75,8pts).

Auditoria e Consultoria (target empresarial): DELOITTE (76,8pts).

Serviços Jurídicos e Legais (target empresarial): VDA VIEIRA DE ALMEIDA (74,8pts).

Eventos: WEB SUMMIT (71,6pts).

Celebridades e Líderes Sociais: ALMIRANTE GOUVEIA E MELO (79,4pts).

Líderes Políticos: PR. MARCELO REBELO DE SOUSA (72,1pts).

Líderes Empresariais e Económicos: COMENDADOR RUI NABEIRO (74,9pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Pedro Tavares adianta, ainda, que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem-estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

Refere, também, que “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

O RepScore™:

A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem-estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

A ONSTRATEGY:

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

Desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A OnStrategy faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

Foto: DR.

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Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

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“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

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Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

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“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

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Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

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A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

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