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DELTA lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021

ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas mais relevantes e reputadas de 2021

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A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore®.

Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.

Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca a marca DELTA com a melhor avaliação (83,5 pontos), recuperando a posição de liderança entre mais de 2.000 marcas auditadas que foram previamente identificadas de forma espontânea por mais de 50.000 cidadãos que refletem a sociedade em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Este ano, apenas 8 marcas atingem o nível de excelência (em 2020 eram 17 as marcas a registar esta avaliação):

DELTA (83,5 pontos).

GOOGLE (82,3 pontos).

MICROSOFT (82,3 pontos).

NESTLÉ (82,2 pontos).

OLÁ (82,0 pontos).

LEGO (80,8 pontos).

LUSO (80,7 pontos).

DISNEY (80,4 pontos).

EDP RENOVÁVEIS foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período (+4 pontos).

Sectorialmente, são avaliadas mais de 50 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice são:

PSI 20: EDP (74,0pts).

Banca: BPI (64,5pts).

Seguros: FIDELIDADE (63,3pts).

Seguros de Saúde: Multicare (62,6pts).

Crédito ao Consumo: CETELEM (52,3pts).

Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (75,9pts).

Energia: EDP (74,0pts).

Tecnologia: GOOGLE e MICROSOFT (82,3pts).

Apps: INSTAGRAM (78,8pts).

Eletrónica de Consumo: SAMSUNG (77,6pts).

Telecomunicações: MEO (75,7pts).

Meios de Comunicação: SIC (75,3pts).

Multimedia Streaming: NETFLIX (76,2pts).

Retalho Alimentar: LIDL (77,7pts).

Retalho Tecnologia: WORTEN (78,6pts).

Retalho Lar: IKEA (78,7pts).

Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (78,0pts).

Retalho Têxtil: ZARA (72,4pts).

Retalho Restauração: MCDONALDS (74,6pts).

Retalho Desporto: SPORTZONE (73,0pts).

Retalho Saúde e Bem-Estar: FARMÁCIAS PORTUGUESAS (79,4pts).

Retalho Centros Comerciais e Outlets: NORTE SHOPPING (71,6pts).

Retalho Online: AMAZON (76,5pts).

Retalho Outros: BERTRAND (73,7pts).

Alimentação e Bebidas: DELTA (83,5pts).

Alimentação Animal: ROYAL CANIN (72,1pts).

Higiene Pessoal: L’OREAL (78,3pts).

Higiene do Lar: FAIRY (71,3pts).

Farmacêuticas: PFIZER com melhor índice (73,8pts).

Saúde e Bem-Estar Privado:  FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (78,0pts).

Saúde e Bem-Estar Público:  HOSPITAL DE SÃO JOÃO (74,4pts).

Saúde Laboratórios: GERMANO DE SOUSA (72,6pts).

Hotelaria e Lazer: POUSADAS DE PORTUGAL (71,8pts).

Agencias de Viagens: VIAGENS ABREU (70,2pts).

Linhas Aéreas: EMIRATES (70,6pts).

Mobilidade: VIA VERDE (73,2pts).

Automóveis: MERCEDES (75,4pts).

Serviços e Apoio Automóvel e Mobilidade: CARGLASS (70,8pts).

Aluguer Automóvel: AVIS (70,7pts).

Holdings: SONAE (70,2pts).

Produtos Industriais: VISTA ALEGRE (78,6pts).

Serviços Profissionais: CTT (73,3pts).

Construção e Engenharia: MOTA ENGIL (55,9pts).

Real Estate: REMAX (70,0pts).

Jogos de Apostas: EUROMILHÕES (67,3pts).

Desporto: FED. PORTUGUESA FUTEBOL (72,5pts).

Brinquedos e Entretenimento: LEGO (80,8pts).

Solidariedade e Ação Social: BANCO ALIMENTAR (77,6pts).

Educação e Universidades: NOVA SBE (77,2pts).

Arte e Cultura: MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS (72,3pts).

Luxo: OMEGA (75,4pts).

Acessórios de Moda: SWATCH (67,7pts).

Cidades: LISBOA (74,7pts).

Regiões de Turismo: TURISMO DO PORTO E NORTE (75,8pts).

Auditoria e Consultoria (target empresarial): DELOITTE (76,8pts).

Serviços Jurídicos e Legais (target empresarial): VDA VIEIRA DE ALMEIDA (74,8pts).

Eventos: WEB SUMMIT (71,6pts).

Celebridades e Líderes Sociais: ALMIRANTE GOUVEIA E MELO (79,4pts).

Líderes Políticos: PR. MARCELO REBELO DE SOUSA (72,1pts).

Líderes Empresariais e Económicos: COMENDADOR RUI NABEIRO (74,9pts).

Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere que, “ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas. Desde logo, o número de marcas de excelência (+80pontos) caiu de 17 para 8. Numa análise mais fina, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação podemos afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.

Pedro Tavares adianta, ainda, que: “os setores com maior destaque estão sobretudos associados à saúde e bem-estar e nesse sentido devem ser considerados numa perspetiva de investimento em cidadania e responsabilidade social das marcas dos vários setores de atividade”.

Refere, também, que “no topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação”.

Por fim, Pedro Tavares conclui que “com a marca DELTA a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”.

O RepScore™:

A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem-estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.

A ONSTRATEGY:

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar focada na criação e otimização do valor financeiro dos seus clientes e parceiros.

Desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira para maximizar o valor de ativos tangíveis e intangíveis com metodologias e ferramentas independentes, reconhecidas e certificadas que são apoiadas por um profundo conhecimento do ambiente económico, político e social que impactam o desempenho de negócios e marcas.

A OnStrategy faz parte do grupo restrito de consultoras certificadas a nível mundial, que atuam em conformidade com as normas ISO10668 (avaliação financeira de marca) e ISO20671 (avaliação de estratégia e força de marca).

Foto: DR.

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Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

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No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

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Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

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No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

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Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

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O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

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