Atualidade
NOS Alive foi o festival mais mediático de abril
O Sol da Caparica arrecada o maior número de interações nas redes sociais

O NOS Alive foi o vencedor da Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION no mês de abril. A 15ª edição do festival que se realiza no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, arrecadou 176 notícias. As notícias sobre a curadoria da Bridgetown no WTF Clubbing, juntamente com as várias confirmações de nomes para o cartaz, foram os principais impulsionadores da informação.
Na segunda posição do ranking de abril, O Sol da Caparica reuniu 165 notícias, onde se destacou o anúncio dos primeiros nomes para a 8ª edição do festival, que se realiza entre os dias 17 e 20 de agosto. Importa, ainda, realçar que o festival registou mais de duas horas de exposição nas rádios e televisões nacionais, em programas de informação, cultura e entretenimento.
A fechar o pódio, o Primavera Sound Porto foi mencionado em 134 notícias, sendo que a sua maioria foram impulsionadas pelas declarações do presidente da Câmara do Porto, na sessão da Assembleia Municipal, a propósito da falta de apoio ao festival por parte do Turismo de Portugal.
Na quarta e quinta posição do ranking estão o Super Bock Super Rock e o Marés Vivas, terminando o mês de abril na primeira metade da tabela. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking, o Meo Sudoeste, o Vodafone Paredes de Coura, o Cool Jazz Fest, o Sumol Summer Fest e o Meo Kalorama.
No panorama das Redes Sociais, o primeiro lugar do ranking pertence, igualmente, ao NOS Alive, com o maior número de menções ao festival, 269 publicações e perto de nove mil interações. A confirmação de King Princess e o anúncio de novos nomes do WTF Clubbing foram os principais assuntos partilhados nas redes sociais.
Em linha com o que se verificou nos media tradicionais, o segundo lugar do top 3 pertence também ao festival O Sol da Caparica, com 189 menções e o maior número de interações de entre os festivais, com mais de 80 mil ações de engagement, entre gostos, comentários e partilhas.
O MEO Sudoeste é o terceiro festival com maior número de publicações nas redes sociais, 154 menções, onde se destacou o Twitter com a partilha de cerca de 70 tweets com fotografias da artista na edição de 2019 do festival da Zambujeira do Mar.
A fechar o top 5, está o MEO Kalorama e o Super Bock Super Rock, na quarta e quinta posição do ranking. Logo seguido pelo Primavera Sound Porto e pelo Festival Marés Vivas, que registaram, ainda, um elevado engagement, cerca de 12 mil interações cada um. Em oitavo lugar surge o Vodafone Paredes de Coura, seguido do Sumol Summer Fest e do RFM SOMNII.

Sobre a Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION
A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking CISION é um estudo realizado de forma continuada pela CISION, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo do ano.
O trabalho desenvolvido pela CISION no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a CISION foi distinguida com o prémio ibérico ‘Best Service Provider’.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia CISION de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 30 de abril de 2023, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.
Os dados relativos às redes sociais foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo CISION, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.
Imagens: CISION.
Atualidade
Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa. Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.
A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)
“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.
Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.
Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.
Comece já hoje a mudar o seu risco!
Referências:
1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015
2 – Alzheimer Europe, 2019
3 – Health at a Glance 2017.
4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.
Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).
Atualidade
Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.
O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.
Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.
As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
Foto: CMVC.
Atualidade
Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.
A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.
Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.
Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022