Connect with us

Atualidade

Millennium Estoril Open regressa com dois top 10 e um tributo histórico

Apresentação da nona edição

Publicado

on

A apresentação oficial da nona edição do Millennium Estoril Open foi efetuada ao fim da manhã de ontem no Hotel Evolution Cascais-Estoril e incluiu a divulgação da lista oficial de inscritos e diversas novidades associadas à competição. A cerimónia teve como anfitrião João Zilhão, diretor do torneio, e contou com a participação de Francisco Kreye, vereador de desporto da Câmara Municipal de Cascais, e Miguel Maya, presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP. Organizado pela 3LOVE, o maior evento tenístico nacional decorre entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.

Na numerologia, o número 9 simboliza integridade e sabedoria; serão nove as jornadas da nona edição do Millennium Estoril Open, com início no fim-de-semana de Páscoa; tal como sucedeu em 2023, o novo posicionamento no calendário do ATP Tour faz com que o torneio luso abra a tradicional época europeia de terra batida e que beneficie das férias da Páscoa, estando preparadas múltiplas atividades dedicadas às famílias e ao público mais jovem. O Millennium Estoril Open é a grande festa do ténis português e também um acontecimento incontornável da vida sócio-desportiva nacional.

Elenco de protagonistas

No que diz respeito aos competidores, destaca-se a presença de dois tenistas do top 10 mundial pelo segundo ano consecutivo: o polaco Hubert Hurkacz, líder das estatísticas do ATP Tour no capítulo do serviço e campeão de dois troféus Masters 1000; e o norueguês Casper Ruud, que regressa para defender o título com três presenças em finais de torneios do Grand Slam no currículo e em grande forma atual (foi vice-campeão nas duas últimas semanas).

Do elenco de protagonistas com entrada direta fazem igualmente parte consagrados veteranos como Dominic Thiem, campeão do US Open de 2020 e com mais três finais do Grand Slam jogadas (em Roland Garros e Open da Austrália), e Gael Monfils, um dos mais espetaculares tenistas de sempre. Entre 13 nacionalidades para já representadas, Portugal tem a presença assegurada de dois elementos — Nuno Borges entra diretamente e terá a companhia de João Sousa; o melhor tenista luso de todos os tempos recebeu um wild card da organização e despede-se da sua carreira profissional no palco da sua maior proeza: a vitória ‘em casa’ na edição de 2018.

A terra do espetáculo

“Ainda não sabemos quem irá ganhar no dia 7 de abril, mas já sabemos que será uma edição histórica com a despedida de um Conquistador que levou o ténis português a ‘mares nunca dantes navegados e iremos prestar o devido tributo ao João Sousa com a ajuda dos adeptos nacionais. Em 2023, tivemos quase sempre casa cheia com várias lotações esgotadas; este ano, vamos voltar a corresponder aos aficionados com um alargado leque de focos de interesse para todos aqueles que virão até ao Clube de Ténis do Estoril ou que acompanharão os encontros nas várias plataformas multimédia à disposição”, sublinha João Zilhão. “Temos para já pelo menos dois portugueses no quadro principal, dois tenistas do top 10 pela primeira vez no fecho das inscrições, o regresso de um jogador tão carismático como Gael Monfils e a garantia de um titular de torneios do Grand Slam como Dominic Thiem. Haverá a possibilidade de enriquecer o quadro mediante os dois wild-cards que ficam disponíveis. Mas, independentemente dos protagonistas, o Clube de Ténis do Estoril será mesmo ‘A Terra do Espetáculo’, lema da campanha deste ano”.

Na lista de entradas diretas destacam-se, também, os nomes de Miomir Kecmanovic, antigo número um mundial de juniores e vice-campeão há um ano; de Alejandro Davidovich Fokina, um habitué do torneio com duas meias-finais e dois quartos de final; de Lorenzo Musetti, um dos ‘pontas-de-lança’ da nova geração do ténis italiano; e dos promissores franceses Arthur Fils, antigo campeão júnior do Orange Bowl que é o mais jovem tenista do top 100, e Arthur Cazaux, a grande revelação da recente edição do Open da Austrália.

O formato competitivo do Millennium Estoril Open mantém-se, com um quadro principal de singulares composto por 28 jogadores: 18 com acesso direto através do ranking revelados na apresentação de hoje, aos quais se juntam três wild cards (convidados da organização), quatro qualifiers oriundos da fase de qualificação, dois eventuais special exempts (jogadores que atinjam as meias-finais do Masters 1000 de Miami na semana anterior) e um eventual late entry (tenista bem rankeado que deseje jogar à última hora).

Muito mais do que ténis

No plano corporate, o estatuto do Millennium Estoril Open surge reforçado em 2024: “A nossa família de patrocinadores é fortalecida nesta nona edição do com a adição de reputadas empresas que vêm complementar um conjunto de sponsors de grande prestígio internacional”, sublinha João Zilhão. A Câmara Municipal de Cascais e o Millennium bcp, enquanto parceiros fundadores do projeto em 2015, mantêm-se como pilares principais.

Juntamente com todos os preparativos montados pela organização para valorizar a visita dos mais de 40 mil espetadores (nova animação nas bancadas com recurso a tecnologia, a estreia de backwalls digitais no Estádio Millennium; maior oferta tenística nas zonas de entretenimento), os patrocinadores também contribuirão para animar os visitantes nos seus espaços próprios e na área comum de marketing. As ações de responsabilidade social prendem-se com a associação à Academia dos Champs, à iniciativa ‘Carbono Zero’ no evento, a parceria com a Sociedade Ponto Verde e ligação à Cercica com exposição de quadros para venda em leilão de beneficência.

A programação complementar nas áreas da arte, música, gastronomia e atividades inclui o Kids Place para os mais pequenos e o Fun Center (ativado pela Federação Portuguesa de Ténis) volta a oferecer muita animação. O Espaço Cascais contará com uma escolinha de trânsito. Estarão também em vigor parcerias com Associações de Estudantes e haverá uma grande variedade de comidas nas zonas de restauração (Food Court e Slice Restaurant). A mobilidade elétrica estará novamente em destaque com a utilização de bicicletas (BiCas), motas (Cooltra) e trotinetes (Link) entre as várias soluções de deslocação até ao Clube de Ténis do Estoril.

Para quem não puder fazer a deslocação, o Millenniumm Estoril Open garante acima de 2.900 horas de transmissão internacional — complementadas pelo extensivo acompanhamento nas diversas plataformas digitais do torneio (website, redes sociais) que permitirá aos adeptos viver todas as incidências relacionadas com a prova, tanto dentro como fora dos courts. O Eurosport irá transmitir em direto todos os encontros agendados para o Estádio Millennium (quatro por dia de segunda a sexta; duas meias-finais; final), tal como a TennisTV, o TVI Player e o Eurosport Player em stream; a final individual será transmitida igualmente em direto na CNN Portugal. As emissões serão enriquecidas com informação estatística resultante do sistema eletrónico Foxtenn, que estará em vigor no apoio às equipas de arbitragem.

Outras novidades serão anunciadas — e no dia 30 de março tudo estará pronto para o arranque da grande festa do ténis português.

Lista de inscritos

Entrada direta

Hubert Hurkacz (Polónia, 27 anos), 8º

Casper Ruud (Noruega, 25 anos), 9º

Alejandro Davidovich Fokina (Espanha, 24 anos), 23º

Lorenzo Musetti (Itália, 22 anos) 26º

Arthur Fils (França, 19 anos), 43º

Miomir Kecmanovic (Sérvia, 24 anos), 47º

Dominik Koepfer (Alemanha, 29 anos), 49º

Daniel Altmaier (Alemanha, 25 anos), 53º

Gael Monfils (França, 37 anos), 54º

Nuno Borges (Portugal, 27 anos), 60º

Marton Fucsovics (Hungria, 32 anos), 74º

Arthur Cazaux (França, 21 anos), 77º

Pedro Cachin (Argentina, 28 anos), 79º

Botic van de Zandschulp (Holanda, 28 anos), 82º

Cristian Garin (Chile, 27 anos), 87º

Pedro Martinez (Espanha, 26 anos), 89º

Federico Coria (Argentina, 31 anos), 90º

Dominic Thiem (Áustria, 30 anos), 91º

Wild Cards

João Sousa (Portugal, 34 anos), 275º

WC a definir

WC a definir

Alternates

Maximilian Marterer (Alemanha, 28 anos), 95º

Jurij Rodionov (Áustria, 24 anos), 96º

Roberto Bautista Agut (Espanha, 35 anos), 98º

Constant Lestienne (França, 31 anos), 100º

Nagal Sumit (Índia, 26 anos), 101º

Alberto Ramos-Vinolas (Espanha, 36 anos), 102º

Quentin Halys (França, 27 anos), 104º

Corentin Moutet (França, 24 anos), 105º

NOTA: Ranking de 4 de março, data limite das inscrições. O sorteio do quadro principal é realizado no dia 30 de março, às 15 horas.

Foto: MEP.

Atualidade

Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

Publicado

on

“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas