Connect with us

Atualidade

Aprovada equipa “Radar Social” para apoiar famílias vulneráveis de Castro Marim

Publicado

on

O Município de Castro Marim foi um dos primeiros concelhos do Algarve a ter aprovado um novo projeto para apoiar famílias vulneráveis, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), intitulado “Radar Social”.

Esta nova medida pretende que sejam criadas equipas técnicas multidisciplinares para a implementação de projetos piloto na área social, constituídas por dois técnicos superiores de na área das ciências sociais, planeamento e estatística ou psicologia, cujos procedimentos concursais serão iniciados em breve.

A medida tem como objetivo referenciar e conhecer os problemas de pobreza e exclusão social no concelho de Castro Marim, para detetar precocemente situações de risco e agilizar formas de intervenção ajustadas a cada situação, através de um trabalho de parceria e cooperação com outras entidades.

A nova equipa vai desenvolver a sua atividade nas suas estruturas operacionais em grande proximidade e articulação com outras entidades, mobilizando uma rede de parcerias locais como o Município, forças de segurança e serviços de segurança social, saúde, educação, ensino superior e justiça.

É esperado que a nova equipa esteja no terreno no próximo mês de abril, atuando até ao ano de 2026, com a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

A implementação do “Radar Social” está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares, a igualdade de género e reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

O programa tem 3233 potenciais destinatários a serem abrangidos e como grupos prioritários a população com 65 anos ou mais, núcleos familiares monoparentais, pessoas com 15 ou mais anos de idade com dificuldade em tomar banho ou vestir-se sozinho, população desempregada e/ou sem nenhum nível escolaridade.

O Município de Castro Marim tem identificados 266 casos de desempregados. Já relativamente ao alfabetismo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021, a taxa no concelho de Castro Marim situava-se nos 5,75%, enquanto em 2020 quase metade dos alunos das escolas do concelho recebiam o subsídio escolar e 41% dos agregados familiares beneficiários de RSI tinham a cargo filhos menores.

Foto: CMCM.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas