Connect with us

Atualidade

Portucalense promove aula aberta sobre vídeo arte com artista plástico Henrique Silva

“Da experiência analógica à experiência digital na vídeo arte”

Publicado

on

A Universidade Portucalense (UPT) irá receber o artista plástico Henrique Silva como professor convidado da aula aberta “Da experiência analógica à experiência digital na Vídeo Arte”, que irá decorrer online no próximo dia 20 de janeiro, às 16h00.

Nesta sessão, promovida pela Licenciatura em Multimédia e Artes, do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia da UPT, Henrique Silva pretende, à luz das suas experiências, promover uma reflexão / debate sobre a Vídeo Arte e outras estéticas emergentes dos anos 70/80 e a sua evolução. “Na Universidade de Paris-Vincennes foi criada uma oficina digital em 1974, imagens gravadas em fita magnética cuja utilização tinha sobretudo uma utilização política. Depressa se transformou numa ferramenta de expressão plástica que, com o aparecimento de programas novos, se transformou em exercício virtual do pensamento criativo cuja expressão reflete a evolução da sociedade atual. A análise desta evolução na multimédia, é essencial para compreender melhor o que é hoje a arte digital.”, explica o artista.

Poderá inscrever-se nesta aula aberta em: https://webinars.upt.pt/aula-abertada-experiencia-analogica-a-experiencia-digital-na-video-arte/ .

Doutorado em “Media Arte Digital” (Universidade Aberta) e licenciado em Artes Plásticas para o Ensino (Université de Paris 8), Henrique Silva expõe regularmente desde 1958 e realizou mais de 50 exposições e participou em mais de 200 exposições coletivas na Europa, América e Japão.

O artista plástico foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris (1961-1963), Diretor Executivo da Cooperativa Árvore (1978-1996), Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social (1989-91 e 1998-2000), Diretor do Projeto – Núcleo de Desenvolvimento Cultural e Diretor da Bienal de Cerveira (1995-2007), Diretor do Departamento de Design / Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia (2003–2021), Membro do Conselho de Fundadores da Fundação Bienal de Cerveira e Diretor da Bienal Internacional de Vila Nova de Cerveira durante diversos anos.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas