Atualidade
Bombeiros Voluntários de Barcelos recebidos na Câmara Municipal no dia do seu 141º aniversário

A Câmara Municipal de Barcelos recebeu os Bombeiros Voluntários de Barcelos para a apresentação de cumprimentos, no âmbito das comemorações do 141º aniversário desta associação humanitária.
Nesta sessão, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, enalteceu o trabalho da corporação humanitária barcelense, destacando a importância dos bombeiros na defesa dos bens e da vida dos cidadãos. Em resposta ao desafio lançado pelo presidente da corporação, Mário Constantino Lopes prometeu analisar a proposta da criação de uma nova EIP – Equipa de Intervenção Permanente – afirmando que, “com o financiamento destas equipas nas três corporações de bombeiros do concelho, o Município já despende uma verba anual de cerca de um milhão de euros”.

O autarca barcelense aproveitou a ocasião para lançar um outro repto às corporações de bombeiros barcelenses: uma parceria para a criação de equipas de vigilância das margens do rio Cávado. O Presidente da Câmara Municipal destacou ainda que, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Barcelos é, a par de Braga, um dos concelhos que regista maior número de ocorrências no âmbito da Proteção Civil, mas também aquele onde se verifica “mais rápida e pronta reação” por parte dos bombeiros, realidade que dá “conforto muito grande” aos responsáveis municipais.
Antes, Fernando Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, já tinha destacado a importância e o simbolismo de receber os Bombeiros no edifício da Câmara Municipal. “É um dos momentos mais bonitos que acontecem nesta Sala de Reuniões, a Associação dos Bombeiros de Barcelos vir apresentar os cumprimentos ao Município que, neste caso em concreto, acabam por ser também cumprimentos de Ano Novo. Em nome dos 123 deputados que integram a Assembleia Municipal que eu represento, apresento as minhas saudações e um voto de reconhecimento aos Bombeiros Voluntários de Barcelos pelo trabalho que executam em prol das populações, um trabalho fantástico, reconhecido por todos, e nunca devemos parar de enaltecer esse mesmo trabalho”, finalizou o Presidente da maior Assembleia Municipal do país.
Por seu lado, o Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos agradeceu a receção do Executivo municipal, sublinhando a honra para a Associação ser recebida na casa de todos os barcelenses. Eduardo Jorge Reis falou do apoio que o Município tem dado à Associação Humanitária, realçando que esta Câmara tem tido uma atitude de sensibilidade, de bom senso, de respeito e de compromisso para com os Bombeiros de Barcelos.
O Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos realçou também o papel do voluntariado no quotidiano da Associação Humanitária, desafiando a Câmara Municipal de Barcelos a apoiar a criação de uma quarta Equipa de Intervenção Permanente, que permita dispor destes elementos profissionais 24 horas por dia durante 365 dias por ano. “A colaboração com a autarquia é uma das nossas fontes de rendimento, assim como os nossos associados. Nós não temos autonomia para fazer esses investimentos que necessitamos, mas tivemos um bom apoio financeiro da Câmara e os nossos associados também têm ajudado muito a corporação”. Jorge Reis destacou ainda que a renovação do parque automóvel é a grande aposta da direção da Associação que dirige e explicou que o quartel foi recentemente remodelado e ampliado, pelo que, em 2024, a prioridade vai para a aquisição de novas viaturas.
As cerimónias das comemorações do 141º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelos iniciaram com a formatura geral, seguida do hastear de bandeiras, entrega de condecorações, receção às autoridades oficiais e convidados, missa solenizada na Igreja Matriz, homenagem ao Bombeiro Voluntário, inauguração e bênção de viaturas, abertura da exposição permanente de viaturas antigas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, tendo o programa de aniversário encerrado com um desfile das viaturas do serviço de saúde e de combate a incêndios pelas ruas do centro da cidade.
Fotos: CMB.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca