Atualidade
Viana do Castelo: VII Gala do Desporto distingue 154 campeões e encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2023

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco, este sábado à noite, da VII Gala do Desporto de Viana do Castelo, que distinguiu 154 campeões da época desportiva 2021/2022 e encerrou com chave de ouro a Cidade Europeia do Desporto 2023.
Os atletas homenageados conquistaram 244 títulos nacionais, 12 títulos universitários e escolares, trazendo para Viana do Castelo 9 medalhas de ouro, 7 de prata e 4 de bronze em competições mundiais, europeias e intercontinentais.
Destes campeões, 125 são atletas com títulos conquistados a representar clubes de Viana do Castelo e 15 atletas com títulos obtidos em representação de outros clubes. 18 atletas conquistaram títulos ou pódios internacionais, 7 atletas obtiveram títulos universitários ou escolares, sendo que foram ainda distinguidos 17 clubes campeões ou com campeões nacionais.
No ano passado, Viana do Castelo conquistou a bandeira dourada ao ser eleita Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023. Por isso mesmo, esta VII Gala do Desporto assumiu-se como o corolário de um ano de intensa dinamização desportiva, com 512 eventos desportivos de âmbito local, nacional, europeu e até mundial, que contaram com cerca de 250 mil participantes e com mais de 450 mil pessoas no público.
Estas cinco centenas de eventos foram promovidas por 2.800 entidades envolvidas aos mais diversos níveis e tiveram o apoio de 8.500 voluntários.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garante que “a cidade vive diariamente e coletivamente o desporto” e que esta sétima Gala do Desporto e o número de galardoados são prova do talento desportivo existente no concelho. “Este é um momento de inspiração, de orgulho, de reconhecimento, devido ao esforço e à dedicação dos nossos atletas, que mostram elevada vontade de superação e vontade de vencer”, considerou.
O autarca vianense entregou, ainda, o testemunho da Cidade Europeia do Desporto a Viseu, que assume esta missão em 2024.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que este ano foi “de vitórias”, destacando a conquista da bandeira de Melhor Cidade Europeia o Desporto. “Quero enaltecer a união que a Cidade Europeia conseguiu entre os atletas e clubes”, considerou, dizendo que o objetivo é “manter” esta filosofia desportiva e o empenho de todos em prol da prática desportiva. “Pedimos para que mantenham o espírito e o comprometimento que a Cidade Europeia do Desporto reforçou em cada um de nós”, acrescentou.
“Viana do Castelo não se cinge a um par de modalidades mais populares, temos todos os dias milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades”, frisou. “Conseguimos ser diferenciadores, somos bons naquilo que fazemos”, destacou Ricardo Rego.
O Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, garante que “Viana do Castelo é um exemplo para a Europa e para o mundo por tudo aquilo que fez ao longo deste ano”, ficando “no coração” da ACES Europe.
Na cerimónia foram atribuídos os prémios do júri independente e ainda os prémios especiais da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Assim, comoAtleta do Ano – Masculino foi distinguido Bruno Cunha, jogador internacional de voleibol e que foi vice-campeão nacional em 2021/2022 e conseguiu o apuramento para o Europeu de 2023.
Como Atleta do Ano – Feminino foi distinguida Marta Paço, que, em novembro, se sagrou tricampeã mundial de surf adaptado, na classe VI1, destinada a atletas com deficiência visual, revalidando o título que conquistara pela primeira vez em 2021 e que reafirmara em 2022.
O prémio de Atleta Revelação – Masculino foi entregue a Martim Neto, futebolista vianense que se tem destacado no futebol nacional e que conquistou a UEFA Youth League, a mais importante competição europeia para jovens.
Já a eleição de Atleta Revelação – Feminino foi conquistada por Ana Rita Domingues, que foi, em 2021, campeã nacional de Sky Race Sub23 e vice-campeã do mundo de Skyrunning Sub23 por equipas.
O prémio de Treinador do Ano foi atribuído a Tiago Prieto, que treina a campeã mundial Marta Paço há diversos anos e a acompanha na conquista de várias medalhas.
Já o Dirigente do Ano foi José Esteves, que foi Presidente do Viana Remadores do Lima entre 2013 e 2023, clube que tem conquistado, ano após ano, inúmeros títulos nacionais.
A Equipa do Ano foi a Equipa de Juniores B Masculinos do Voleibol Clube de Viana, que se sagrou campeã nacional em maio de 2022.
A Associação/Clube do Ano foi o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que tem promovido um trabalho de excelência ao nível do desporto concelhio e nacional.
O Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi atribuído a Albano José Ribeiro da Rocha, desde sempre ligado ao desporto e à atividade física, personalidade que teve no voleibol a sua primeira grande paixão, tendo conquistado um título de Campeão Militar da Região Sul em 1971/1972. Foi sócio fundador da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta (ACDSMP) e integrou os órgãos dirigentes da coletividade durante anos, doze dos quais como presidente da direção.
Em 2004, recriou o basquetebol de formação, integrado na Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, de cujos órgãos sociais fez parte durante anos e coletividade da qual foi responsável técnico de 2004 a 2021.
O Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue à ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, que foi criada em 2014 no âmbito do apoio e promoção das candidaturas provenientes das autarquias portuguesas ao reconhecimento por parte da ACES Europe como Cidades ou Capitais Europeias do Desporto. Tem como principal missão ser o veículo condutor das autarquias portuguesas nas suas candidaturas.
“Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano”, sublinha o Município. Conta, atualmente, com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por mais de 100 de clubes e coletividades que promovem regularmente mais de 50 modalidades, atividade física e/ou desporto federado.
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca