Connect with us

Atualidade

Município de Castro Marim apresenta Plano de Investimentos para 2024

Publicado

on

Com um montante total de 27.015.570,00 euros (16.018.579,00 euros de despesas correntes e 10.996.991,00 euros de despesas de capital), o maior desde 2013, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim concentra os seus esforços em medidas e projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes e tornar o concelho mais atrativo para a fixação de novas famílias, novos investimentos e novas empresas.

“Ainda que seja um orçamento que cresce a cada ano, as dificuldades de gerar receita para o suportar são muitas, em particular porque a componente de investimento depende e em muito dos fundos estruturais”, refere a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra.

Na mesa estão a requalificação de infraestruturas de água na vila de Castro Marim (1.ª fase), a beneficiação do Centro de Saúde de Castro Marim e a requalificação da Rua da Alagoa, em Altura, com candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já aprovadas, e a implementação da Estratégia Local de Habitação, dividida entre a criação de habitações condignas para 109 famílias (Programa 1º Direito) e a construção de apartamentos para habitação a custos controlados e conservação da habitação existente para famílias que, embora não fragilizadas, também não conseguem aceder à habitação, mediante a situação imobiliária nacional.

Se a criação de habitação e de infraestruturas são fundamentais para aumentar a atratividade do município, o conjunto de benefícios fiscais deliberado, com a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no mínimo legal e desconto máximo no IMI Familiar, é um dos principais fatores para a fixação das famílias. O outro é, naturalmente, a criação de emprego estável e qualificado e o crescimento da economia local, neste momento alavancados pela concretização de grandes empreendimentos (Verdelago, Eco Hotel da Maravelha ou a Cannprisma – plantação e exploração de cannabis medicinal), e pela projeção de outros (Supermercado O Corvo, Octant Hotels Praia Verde, Eurotel, Restaurantes “O Grupo Infante”).

Outro investimento determinante respeita à Recolha de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana. O município de Castro Marim está a concretizar uma proposta articulada e consistente, através da contratação da abertura de novos postos de trabalho e novas viaturas e outros materiais operacionais. As primeiras rotas de recolha de biorresíduos serão também implementadas em 2024, com contentores, viaturas próprias e equipas segregadas.

Será também o ano que encerra grandes projetos em Castro Marim, com elevada execução física e financeira, nomeadamente o Plano Pormenor n.º 1 de Altura, a Rede de Rega da Várzea de Odeleite, a Ciclovia da EN 125-6 e a requalificação do Largo do Cabeço, em Castro Marim.

Finalmente, e um dos grandes desafios para 2024, é a área da Proteção Civil, onde se destaca o compromisso assumido com os Bombeiros de Vila Real de Santo António e de Castro Marim e onde se aguardam os termos do contrato interadministrativo a realizar com o Ministério da Administração Interna, para um novo Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castro Marim. Para além da disponibilidade para entregar o terreno infraestruturado, o município manifestou disponibilidade para liderar os processos de cofinanciamento e obra.

“Os desafios à gestão autárquica são cada vez maiores, quer pela apertada legislação, quer pelo exponencial acréscimo de custos que decorre das novas obrigações, sem a correspondente receita municipal e que, no caso de Castro Marim, depende muito dos impostos diretos a favor do Município. Um bom exemplo desta falta de correspondência é o acréscimo das despesas de pessoal, por força dos mecanismos das carreiras e aumento de salários, sem qualquer correspondência das transferências de Estado, que têm até reduzido”, conclui a vice-presidente.

Foto: CMCM.

Atualidade

Câmara de Barcelos distribui ecobags para aumentar reciclagem

Publicado

on

O Município de Barcelos está a dinamizar uma campanha de sensibilização para aumentar a reciclagem de resíduos urbanos. Nesse sentido, a partir de segunda-feira (13 de maio) vão começar a ser distribuídos, gratuitamente, aos munícipes conjuntos de 3 ecobags do sistema trifluxo – verde, azul e amarelo – para que todos possam melhorar a separação seletiva dos resíduos que produzimos em casa. Esta é uma forma de todos podermos colaborar, de maneira simples e eficaz, na valorização de resíduos, contribuindo para um Ambiente mais limpo, para a sustentabilidade do planeta em que vivemos e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Para receber o seu conjunto de 3 ecobags, deverá solicitar informação à Junta de Freguesia da sua residência. No caso das pessoas residentes na freguesia de Arcozelo e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro), a entrega funcionará na entrada do Estádio Cidade de Barcelos, de 13 a 25 de maio, das 10h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 14h00, aos sábados.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da fatura de resíduos da sua residência, como forma de que os ecobags cheguem ao maior número de casas possível.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos marca encontro com o “fiel amigo”

Fim de Semana do Bacalhau em 41 restaurantes

Publicado

on

O Fim de Semana do Bacalhau está de volta a Barcelos e a edição deste ano, que se realiza de 17 a 19 de maio, conta com a participação de 41 unidades de restauração de todo o concelho. Como é sabido, há mil e uma maneiras de confecionar o “fiel amigo” e cada restaurante vai dar o seu melhor para agradar às centenas de comensais que não vão perder esta bela oportunidade de saborear uma das iguarias mais afamadas da Cozinha Tradicional Portuguesa.

À mesa, os restaurantes aderentes vão levar pratos como bacalhau com broa, grelhado na brasa, assado no forno, gratinado, na caçarola, com natas, bacalhau recheado e outras mais formas de o confecionar, conforme a arte e a imaginação de cada cozinheiro.

O Fim de Semana do Bacalhau, além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, tem também como objetivo atrair mais clientes aos estabelecimentos de restauração barcelenses, promovendo desta forma a economia local. Simultaneamente, potencia a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Esta iniciativa inclui também, no dia 19 de maio, entre as 8h30 e as 13h00, a realização do percurso “Pelos trilhos do Caminho de Fátima”, integrado na programação de Touring 2024.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’ Armanda (Silva); ); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Convocatória de Sub-18 masculinos

Publicado

on

Tendo em vista a preparação da Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos para a Fase Final do Campeonato da Europa, a realizar de 10 a 21 de julho de 2024 nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, a equipa técnica liderada por Diogo Rosa convocou os seguintes atletas para os treinos regulares, que se iniciam hoje na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto:

AA Espinho

João Máximo França

Luís Candeias

Tiago Ferradaz

Castêlo da Maia GC

Alexandre Colaço

CV Oeiras

Leandro Prey

Pedro Abecasis

Esmoriz GC

Rafael Pinto

GC Vilacondense

Pedro Ferreira

Leixões SC

André Leal

Francisco Pinho

Gabriel Pereira

Rodrigo Fernandes

SC Espinho

Miguel Pedro Pereira

Ricardo Pedrosa

Vasco Dias Cardoso

SL Benfica

Diogo Brás

Vasco Lopes

SO Marinhense

Aleksandr Barbazyak

VC Viana

Afonso Felgueiras

Duarte Monteiro

A Fase Final do Europeu de Sub-18 realiza-se nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, de 10 a 21 de julho de 2024, e Portugal integra o grupo do organizador (Pool I), constituído pelas seleções de Bulgária, Polónia, França, Turquia, Finlândia, Áustria e Ucrânia.

A Bulgária, que é o anfitrião do Europeu de Sub-18 e recebe também a primeira edição do Mundial de Sub-17 (24 a 31 de agosto), é a atual vice-campeã europeia de Sub-17 enquanto a Polónia foi 5º classificada nessa competição de 2023; a França foi vice-campeã e a Bulgária foi 3ª classificada, a Polónia 8ª classificada e a Finlândia 10ª classificada no último Europeu de Sub-18, em 2022.

A Pool II, igualmente constituída por oito equipas, será formada pela campeã europeia Itália, a Chéquia, a Bélgica, a Eslovénia, a Grécia, a Roménia, a Espanha e a Estónia.

Diogo Rosa, Selecionador Nacional, reconhece que “será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objetivos estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores. É isso mesmo que vamos encontrar. Vamos defrontar os melhores, mas esse tem de ser o nosso objetivo: andar a disputar as fases finais e lutar com as melhores seleções da Europa, tentando ganhar algum espaço entre elas e, eventualmente, sedimentar um bocadinho a nossa posição entre os melhores da Europa. Tem de ser esse o nosso objetivo. O nosso grupo saiu do apuramento com uma ambição muito grande e uma vontade enorme de trabalhar e vamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos o melhor possível. Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível“.

Com a qualificação dos Sub-18 Masculinos para a fase final do Campeonato da Europa, subiu para cinco (e poderão vir a ser seis*) as seleções nacionais que conseguiram, recentemente, o apuramento para as respetivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação.

A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.

Foto: FPV.

Continuar a ler

Mais lidas