Atualidade
Barcelos: Município e IPCA inauguraram obras de reabilitação do edifício da antiga Gonçalo Pereira, agora Escola Superior de Design

“Barcelos vive, hoje, mais um importante momento, no processo de desenvolvimento do nosso território, com vista a potenciar um melhor futuro para a nossa comunidade”, foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, iniciou o seu discurso na sessão solene que assinalou a inauguração das obras de reabilitação do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira e onde agora funciona a Escola Superior de Design. A cerimónia coincidiu com a sessão solene do 29º aniversário do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, sessão que contou com a presença da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
O autarca barcelense assinalou a “feliz coincidência” de, no mesmo dia, se estar a inaugurar as novas instalações da Escola Superior de Design do IPCA e a celebrar os 29 anos desta instituição de ensino superior sediada em Barcelos, “motivos para que a Cidade e o Concelho se regozijem por estes dois acontecimentos”.
Sublinhando a excelente colaboração entre o Município e o IPCA, Mário Constantino Lopes recordou que, “desde 1994, a Câmara Municipal e o IPCA têm caminhado juntos no desenvolvimento de um projeto que é, sem qualquer sombra de dúvidas, um dos mais emblemáticos e de maior sucesso no ensino superior, em Portugal”. O edil relembrou a aquisição dos terrenos, entre os quais onde estão agora a serem construídas a Residência Estudantil e o Centro de Inovação e Investigação.

O Presidente da Câmara fez, ainda, questão de deixar uma palavra de reconhecimento e agradecimento “na pessoa da Presidente Maria José Fernandes”, saudando todos os que, ao longo destes 29 anos, contribuíram (ou ainda contribuem) para que o IPCA tenha o sucesso que todos lhe reconhecemos”, salientando que “esta parceria entre o poder local e as lideranças do IPCA tem permitido o crescimento e a afirmação deste Politécnico no panorama do Ensino Superior nacional”.
Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enaltece simbiose entre autarquia e politécnico
“As novas instalações da Escola de Design representam um feito extraordinário para o IPCA, mas também para a cidade de Barcelos. Aliás, esta simbiose conjunta de trabalho permanente entre a região em que estamos inseridos em Barcelos com o IPCA tem sido muito frutuosa, sem Barcelos o IPCA não seria o que é hoje”. Esta foi uma das mensagens fortes que a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, proferiu hoje na cerimónia oficial que marcou o 29º aniversário da instituição. Relembrando que “chegar à cidade de Barcelos, ao centro da cidade, ao perímetro urbano representa um sonho e um projeto antigo”, evocou o nome do ex-presidente, Professor João Carvalho, como a pessoa que idealizou esse projeto.
A líder do Politécnico do Cávado e do Ave salientou, também, “o crescimento notável do número de alunos” que hoje já são 7200 estudantes, o que representa um crescimento de cerca de 8% face ano letivo transato.
Convidada de honra para esta cerimónia, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, enalteceu “o desenvolvimento do IPCA, afirmando que a instituição tem uma dívida com as autarquias, dívida que, no entanto, advém do facto de os Presidentes de Câmara entenderem que o Politécnico do Cávado e do Ave tem resultados muito positivos para os seus territórios”.
Escola Gonçalo Pereira dá lugar à Escola Superior de Design do IPCA
O centro de Barcelos ganhou uma nova valência e uma nova vida, isto porque a antiga Escola Gonçalo Pereira deu lugar à Escola Superior de Design do IPCA, hoje inaugurada.
As obras de requalificação do edifício possibilitaram que os alunos do ensino superior de Barcelos passassem a ter melhores instalações e assim capacitar-se para exercerem a sua futura profissão.
A empreitada de adaptação da velhinha escola a polo universitário custou cerca de um milhão e setecentos mil euros, (dos quais cerca de 600 mil foram financiados pelo FEDER), um investimento que não só vai ao encontro da estratégia de desenvolvimento do IPCA, como responde ao desafio de atração de jovens ao centro de Barcelos, de fomento da dinamização da cidade, de incentivo à produção de ciência, à criatividade e à fruição da cultura.
No contrato de Comodato assinado entre o Município de Barcelos e o IPCA, de cedência gratuita, por 30 anos, do edifício da Escola Superior de Design, ficou estabelecido um consistente programa de atividades que darão corpo aqueles objetivos, nomeadamente no que respeita ao fomento e inovação nas áreas da ciência e das artes, através de iniciativas dirigidas à comunidade em geral e em particular à comunidade empresarial.
Desse programa, destaca-se, ainda, a promoção da utilização coletiva do edifício com espaços afetos a diferentes e variadas atividades, nomeadamente de natureza cultural, científica, tecnológica, associadas ao empreendedorismo, à criatividade de jovens talentos e à Cidade Criativa da UNESCO, bem como outras iniciativas de interesse da comunidade barcelense e da região Norte.
Fotos: CMB.
Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.
O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.
Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.
As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação