Connect with us

Atualidade

Seminário na Sé do Porto assinala 250 anos da morte de Nasoni

Percurso do artista italiano vai ser abordado na sexta-feira, às 18h00, por Giovanni Tedesco, da Universidade do Minho

Publicado

on

O professor Giovanni Tedesco, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, profere a 15 de dezembro, às 18h00, na capela-mor da Sé do Porto, um seminário sobre a decoração a fresco daquele espaço realizada por Nicolau Nasoni. O evento evoca os 250 anos da morte deste artista italiano e tem a entrada livre. A organização cabe à UMinho, ao Cabido Portucalense e à Associação Dante Alighieri.

Giovanni Tedesco é doutorado em História de Arte com uma tese sobre Nasoni (1691-1773), que foi distinguida pela Irmandade dos Clérigos. O seu seminário vai repisar os primeiros passos de Nasoni em Portugal, vindo de Malta, mostrando também a sua linguagem quadraturista e as ligações com figuras na Invicta, que lhe deram trabalho e suporte para legitimar mais tarde a alcunha de “arquiteto do Porto”.

Descoberta de decorações

De 2021 a 2023, o interior/exterior da capela-mor da Sé do Porto foi reabilitado para se valorizar a sua importância histórica, artística e cultural. As obras relativas à pintura mural levaram à descoberta de decorações atribuíveis a Nasoni, completando assim o percurso do artista transalpino. Esta intervenção recente foi dinamizada pelo Cabido Portucalense e supervisionada pela Direção Regional de Cultura do Norte.

Nicolau Nasoni chegou ao Porto em 1725 e foi contratado como pintor/decorador pelo Cabido da Sé, onde fez os primeiros trabalhos. Seguiram-se obras barrocas icónicas como a Torre dos Clérigos (onde está sepultado), a fachada da Igreja da Misericórdia, o Palácio do Freixo e a Quinta da Prelada. Deixou ainda marca noutras cidades, como a fachada da Igreja do Bom Jesus (Matosinhos), o chafariz e escadaria do santuário da Sra. dos Remédios (Lamego) ou a parte central do Palácio de Mateus (Vila Real).

Foto: UM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas