Connect with us

Atualidade

Barcelos oficializada como a Primeira Capital Mundial da Saúde Mental

Cerimónia decorreu no passado dia 01 de dezembro, nos Paços do Concelho

Publicado

on

Decorreu a 01 de dezembro, nos Paços do Concelho de Barcelos, a cerimónia oficial de atribuição do título de Barcelos – 1ª Capital Mundial de Saúde Mental. O ato solene contou com a presença, entre outras individualidades nacionais e estrangeiras, do presidente da Câmara Municipal de Barcelos e do presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama.

Após a assinatura do memorando de entendimento, que prevê a implementação de um plano de ação a apresentar oportunamente, o presidente Mário Constantino Lopes expressou “a maior honra e o enorme orgulho que é para Barcelos receber o título de 1ª Capital Mundial da Saúde Mental. Tal agraciação, vinda da importante e prestigiada Federação Mundial de Saúde Mental, constituiu para nós, Município, para os barcelenses em geral, e muito particularmente para as instituições e profissionais que, no nosso território, trabalham nesta área tão sensível da saúde, um grande motivo de regozijo e, simultaneamente, de responsabilidade”.

Realçando que “o concelho tem um longo historial no que respeita aos cuidados na área da saúde mental”, o edil mencionou e agradeceu “em nome da população barcelense, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, e a gratidão e agradecimento públicos pela excelência dos serviços prestados à comunidade, pelas unidades Casa de Saúde S. João de Deus e Casa de Saúde S. José, como a APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão e a APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças, e mais recentemente, pela Associação RECOVERY. 

Segundo o autarca, “a promoção da saúde mental é uma responsabilidade de toda a sociedade e deve mobilizar todos os cidadãos, cabendo às autarquias, o papel de dinamização e sobretudo de apoio às instituições que no seu território operam nesta área. E assim temos feito no Concelho de Barcelos”, sublinhou. 

Vincando que “não há Saúde sem Saúde Mental”, Mário Constantino Lopes afirmou que “nenhuma pessoa, nenhuma família, nenhuma comunidade pode viver saudavelmente sem que esse primeiro requisito. “Mentes saudáveis criam um mundo melhor”, enfatizou. 

O autarca chamou, ainda, a atenção para o facto de “haver uma população cada vez mais envelhecida, pelo que é imperativo a implementação de programas preventivos cada vez mais precoces.

Nesta área, como em muitas outras, a palavra de ordem deve ser agir em vez de reagir”, disse, enfatizando a importância da assinatura do Memorando de Entendimento.

Será, então, a partir desse memorando que vai ser elaborado um Plano de Ação, do qual o edil já adiantou já duas medidas: “a criação de uma Academia da Saúde Mental para formação na área da Saúde Mental; e a criação de uma Rede Municipal de Saúde Mental que promova um conjunto e ações e projetos na área da prevenção”.

Presidente da Federação Mundial de Saúde Mental: Barcelos é um modelo para todo o mundo

O presidente da Federação Mundial de Saúde Mental, o japonês Tsuyoshi Akiyama, instituição que atribuiu a Barcelos o título de 1ª Capital Mundial de Saúde Mental, sublinhou que “em 75 anos de existência daquela instituição é a vez que este reconhecimento é feito. “É um compromisso sem precedentes a uma escala nunca vista. Um farol de esperança que faz de Barcelos um modelo para todo o mundo”, disse Tsuyoshi Akiyama.

Historiando o trabalho que conduziu a este resultado, aquele especialista mundial disse ser o culminar de 18 meses colaborativos entre a Federação, o Município de Barcelos e a RECOVERY.

Relativamente ao Memorando de Entendimento, frisou que o mesmo assenta num plano de ação “estruturado em três vetores fundamentais:  programas orientados para a recuperação, projeção e medidas e respostas em nove áreas sociais”.

Tsuyoshi Akiyama acredita que “a implementação desse plano de ação com sucesso vai permitir mostrar Barcelos como modelo global. No final de 2026 apresentaremos as respostas que irão pavimentar o caminho para a 2ª capital mundial de Saúde Mental. Barcelos tem uma longa tradição de apoiar a criatividade e os peregrinos. Esta peregrinação de três anos constitui um compromisso sem precedentes para o Município. No fim dos 3 anos, o galo de Barcelos vai cantar 3 vezes para testemunhar o processo desta peregrinação”, conclui o da Federação Mundial de Saúde Mental.

Foto: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas