Connect with us

Atualidade

Vila Verde: Arranca a 6ª Edição do Minho Young Chef Awards

De 23 a 27 de outubro, o MYCA visa valorizar, não só, o trabalho realizado nas escolas profissionais, como as raízes gastronómicas locais

Publicado

on

A 6ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA) decorre de 23 a 27 de outubro, em Vila Verde, e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes categorias: Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala & Bar. Os participantes deverão ter por base, nos seus pratos, a inovação aliada à cozinha tradicional e produtos locais, e no serviço de sala/bar procura-se que seja valorizada e exponenciada a experiência gastronómica na região.

Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde. Esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.

Rafael Amorim, Primeiro Secretario do SEI da CIM Cavado salienta que “dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa”.

Já para Júlia Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde: “para nós, uma iniciativa como o MYCA, é um exemplo de eventos do que se podem fazer no âmbito de uma promoção conjunta de uma região, que envolve não só entidades oficiais como agentes regionais de diversas áreas”. Salienta ainda que: “a oportunidade para os nossos jovens estarem em contato direto com os produtos locais, perceberem e sentirem as tradições locais, é uma oportunidade única para eles e para nós que teremos embaixadores únicos a zelar pelo que de melhor temos e fazemos na região.”

No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e Vem regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.

Nas meias-finais deste ano participam cerca de 15 escolas da região minhota e a grande final do dia 27, que decorrerá das 8h30 às 18h, no Centro de Promoção Gastronómica e Ciências Gastronómicas de Vila Verde, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar.

O júri do MYCA 2023 tem como presidente, o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e que é acompanhado por Miguel Meireles, Escanção e fundador do Wine CAB; por Bruna Lazzari,  finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianópolis do Brasil; pelos vencedores da edição do ano passado, Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende; por Rui Miguel Graça, jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra e, ainda, por Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé. Os vencedores das categorias Cozinha e Sala e Bar, para além do troféu e todo o saber e experiência que adquiriam ao longo destes dias, terão acesso a um estágio profissional.

O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.

Imagem: DR.

Atualidade

Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.

A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.

Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.

Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.

No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.

Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.

No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.

Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.

Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade. 

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas