Atualidade
MAR Shopping Algarve promove “Zoom: Uma Viagem pela Saúde Mental”
Um em cada cinco portugueses tem um problema de saúde mental

A saúde mental é crucial para o bem-estar e uma vida gratificante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a saúde mental como uma preocupação prioritária à escala global e destaca a importância do acesso adequado aos cuidados de saúde. A saúde mental está intrinsecamente ligada ao bem-estar emocional, psicológico e social de uma pessoa. Ter uma boa saúde mental não significa apenas ausência de perturbações mentais, mas também a capacidade de lidar com os desafios da vida, manter relacionamentos saudáveis, trabalhar de forma produtiva e tomar decisões sensatas.
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, o MAR Shopping Algarve apoia a ASPESM – Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental na concretização da iniciativa “ZOOM: Uma Viagem pela Saúde Mental”, que irá decorrer nos dias 9 e 10 de outubro. A sessão de abertura da ação, está agendada para as 19h00 do dia 9, no piso 1 do MAR Shopping Algarve, junto à coworking area.
O período pandémico veio agravar, ainda mais, este flagelo que se vive diariamente A Organização Mundial da Saúde, OMS, fez uma revisão sobre a saúde mental mundial. De acordo com o levantamento, quase um bilião de pessoas viviam com perturbação mental em 2019, sendo 14% adolescentes. Desafios globais como desigualdade social, pandemia de COVID-19, a guerra e a crise climática são ameaças à saúde global. Segundo o estudo, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia. Acresce, ainda, o peso do estigma associado a esta temática, que faz com que muitos ainda vivam em silêncio, comprometendo o pedido de ajuda e a procura por cuidados de saúde mental.
Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de doze tenham uma doença mental grave. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), houve um aumento de 304% no consumo de antidepressivos em Portugal em 20 anos, entre 2000 e 2020.
Para desenvolver esta iniciativa, o MAR Shopping Algarve apoia a ASPESM – Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, cujo objetivo é promover a saúde mental, desmistificar conceitos, combater o estigma e fomentar a inclusão, inter-relacionando a arte, através da fotografia, com a saúde mental.
Esta ação conta com uma tertúlia temática que aborda o tema “A Saúde Mental é um Direito Humano Universal” e estarão presentes vários convidados especializados. Engloba igualmente um “Rastreio de Bem-Estar” que decorrerá no dia 10 de outubro. A participação é totalmente gratuita e destinada a todos que queiram abraçar esta causa.
Durante toda a ação, estará patente a exposição de fotografia do passatempo fotográfico contendo os trabalhos vencedores. Já a 9 de outubro, a partir das 19h, arranca a exibição digital de todos os trabalhos concorrentes ao passatempo.
A iniciativa está alinhada com a estratégia de sustentabilidade do Meeting Place com o objetivo de criar um impacto positivo das pessoas e na comunidade local, contribuindo igualmente para a Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que respeita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve “A saúde mental é imperativa para o bem-estar das pessoas e uma vida gratificante. Reconhecendo a importância da saúde mental, é crucial unir esforços, criando sinergias entre os diferentes agentes da sociedade civil para promovê-la, combater o estigma e promover a inclusão. Nesse sentido, temos realizados trabalhos no MAR Shopping Algarve com o objetivo de sensibilizar as pessoas para este tipo de problemas e garantir que todos possam ter o devido apoio. Assim, a melhor forma de garantir a saúde mental das pessoas no dia a dia será através de benefícios que as ajudem a descansarem e se desconectarem dos problemas e do stress.
Imagem: MSA.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca