Connect with us

Atualidade

Workshop da CIM Alto Minho promove comunicação inclusiva e livros em multiformato em dia duplo de celebrações

Publicado

on

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) está a organizar um evento que destaca a importância da comunicação inclusiva e a inovação na produção de livros acessíveis. Assim, no próximo dia 25 de setembro, às 18h00, realiza no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo um workshop sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, que contará com a presença de várias autoridades, representantes de organizações sociais e especialistas na área da inclusão.

Esta iniciativa, não só, pretende debater experiências e desafios relacionados com a acessibilidade e inclusão neste território, como integra, no seu programa, a apresentação pública de dois livros em multiformato: “A Flora e a Carta mais Importante do Mundo” e “Lendas do Alto Minho”. Com o lançamento destas publicações a CIM Alto Minho assinala o Dia Internacional das Línguas Gestuais, que se celebra a 23 de setembro e que foi estabelecido pela ONU como forma de reconhecer e valorizar as línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas.

Além disso, o dia 25 de setembro marca a primeira celebração em Portugal do Dia Nacional da Sustentabilidade, data em que se assinala também a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, mostrando como a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de educação e sensibilização para a consciencialização ambiental.

Estes livros multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, têm a capacidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura. Com texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza), estes livros estabelecem um novo padrão de acessibilidade. Contêm, também, um Código Quick Response (QR Code), que remete para o site onde o mesmo conteúdo está disponível nas versões de audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a uma ampla gama de leitores.

O desenvolvimento deste conceito de livro em multiformato baseou-se no princípio do Design Universal das Aprendizagens (DUA). O trabalho da coordenadora do CRID, Célia Sousa, foi essencial na realização deste projeto inclusivo.

Na sessão de abertura deste evento estão previstas as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Em seguida, a palestra principal intitulada “A Importância da Comunicação Inclusiva” será proferida por Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

O evento será enriquecido com um momento musical proporcionado pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo, e contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) para garantir a acessibilidade a todos os participantes.

Imagem: CIM-AM.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas