Connect with us

Atualidade

Fórum para a Inclusão nos Territórios em Vila Nova de Cerveira: CIM Alto Minho destaca desafios e estratégias para o desenvolvimento social

Publicado

on

Decorreu ontem, dia 18 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, o “Fórum para a Inclusão nos Territórios”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Coesão Territorial e das Autoridades de Gestão dos Programas Regionais para promover a reflexão e a partilha de experiências/boas práticas que poderá ser útil para ultimar a preparação dos Planos de Ação dos instrumentos territoriais integrados das CIM/AM na área do desenvolvimento social.

Este evento, que se realizou no espaço da Fundação Bienal de Cerveira, reuniu representantes do governo, autarcas e outros intervenientes que abordaram uma ampla variedade de temas e instrumentos de apoio à inclusão e ao desenvolvimento territorial. Entre os presentes, destacaram-se as secretárias de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e das Migrações, Isabel Rodrigues, e o presidente da Comissão Diretiva do NORTE 2030, António Cunha.

Na sessão de abertura, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, salientou a importância de eventos que promovem a discussão ampla sobre a inclusão e o desenvolvimento social nos territórios. Manoel Batista realçou a importância de uma visão holística da inclusão, que engloba princípios como equidade, competitividade, sustentabilidade e boa governação.

No seu discurso também colocou em evidência as problemáticas associadas ao desenvolvimento dos territórios mais “deprimidos” ou afastados dos centros de decisão, incluindo o risco de pobreza e exclusão social em comparação com territórios centrais.

Além disso, sublinhou a crescente população imigrante no Alto Minho e o compromisso da CIM com a implementação do projeto AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, bem como os desafios relacionados com a população idosa, saúde mental, cuidados de saúde continuados, educação e habitação na região. Manoel Batista enfatizou a necessidade de inovação e adaptação para enfrentar os desafios destas áreas, bem como o papel das parcerias e da coordenação no desenvolvimento de estratégias eficazes.

O presidente da CIM Alto Minho enalteceu o trabalho e o esforço de coordenação e concertação desenvolvido no Alto Minho ao nível do Plano de Desenvolvimento Social e a Carta Social Intermunicipal do Alto Minho, recentemente aprovados. Para Manoel Batista, “este instrumento constitui uma oportunidade para a materialização técnica, procedimental e organizacional das novas competências da CIM, nomeadamente, no domínio da ação social, enquanto instrumento de planeamento e programação das políticas públicas de ação social, assegurando a articulação das prioridades supramunicipais com as definidas a nível nacional e regional”.

Manoel Batista concluiu o seu discurso, destacando a importância do trabalho conjunto na região para tornar o Alto Minho mais competitivo, atrativo, conectado e resiliente, encerrando com um apelo à rápida chegada de instrumentos financeiros adequados às necessidades territoriais.

Foto: CIM-AM.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas