Connect with us

Atualidade

Barcelos: 36 instituições e empresas assinam Carta de Princípios

Projeto local promotor de qualificação: Percursos de Cidadania

Publicado

on

Trinta e seis instituições e empresas assinaram, na passada sexta-feira, a Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos. O ato contou, entre outros, com a presença do Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, do Secretário de Estado da Educação, António da Oliveira Leite, do Presidente do Kerigma, António Jorge Oliveira, e do Presidente da APEFA, Armando Loureiro.

A cerimónia, que decorreu no auditório dos Paços do Concelho, aconteceu simbolicamente no Dia Internacional da Literacia e da Alfabetização e incluiu testemunhos dos impactos dos processos de qualificação, intervenções sobre as estratégias do projeto Percursos de Cidadania, dissertação sobre o programa Qualifica, e a entrega de certificados aos formandos dos cursos EFA e RVCC.

Relativamente à Carta de Princípios para a implementação do Projeto Local Promotor de Qualificação: Percursos de Cidadania do concelho de Barcelos, os diversos parceiros signatários comprometem-se a cooperar institucionalmente “numa lógica de proximidade e de articulação, na partilha de metodologias de intervenção, nos processos de identificação de necessidades de qualificação do território e no desenvolvimento de iniciativas, programas e projetos de interesse à comunidade no âmbito da educação e formação de adultos, tendo em vista a mobilização de adultos que não concluíram o ensino secundário no concelho de Barcelos, em particular, dos menos qualificados”. Esta cooperação abrange, entre outras, as atividades de divulgação e sensibilização para a problemática do analfabetismo e baixas literacias, a identificação e sinalização de públicos, a alocação de recursos humanos (professor, educador, mediador de adultos), a formação/ capacitação dos educadores de adultos e/ou voluntários, a disponibilização de espaços e equipamentos, e o apoio logístico ao funcionamento (transporte adultos, serviços de cópias, etc.).

Instituições signatárias

CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

KERIGMA – INSTITUTO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE – IPCA

JUNTA DE FREGUESIA DE ALDREU

JUNTA DE FREGUESIA DE AIRÓ

JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO

JUNTA DE FREGUESIA DE BARQUEIROS

JUNTA DE FREGUESIA DE CARAPEÇOS

JUNTA DE FREGUESIA DE GALEGOS SANTA MARIA

JUNTA DE FREGUESIA DE MARTIM

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO COVO SANTA EUGÉNIA

JUNTA DE FREGUESIA DA SILVA

UNIÃO DE FREGUESIAS SILVEIROS E RIO COVO (SANTA EULÁLIA)

ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO CÁVADO E DO AVE

ASSOCIAÇÃO COGNITIO ABSOLUTO

ASSOCIAÇÃO DE MELHORAMENTOS DE MACIEIRA DE RATES

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DAS CRIANÇAS – APAC

ASSOCIAÇÃO PERELHAL SOLIDÁRIO

CASA POVO MILHAZES

CENTRO SOCIAL DE REMELHE

CENTRO ZULMIRA PEREIRA SIMÕES – INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DE RORIZ

CENTRO SOCIAL DE CULTURA E RECREIO DA SILVA

CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE ARCOZELO

CENTRO SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVO ABEL VARZIM

CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, DELEGAÇÃO DE BARCELOS

GRUPO DA AÇÃO SOCIAL CRISTÃ DE BARCELOS

INSTITUTO RENASCER – ASSOCIAÇÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

SANTA CASA MISERICÓRDIA DE BARCELOS

BARCELTINGE – TINTURARIA, LDA

ETEVIMOL EMPRESA TÊXTIL DE VILAR DO MONTE, LDA

FAMILITEX TECELAGEM, LDA

SERKUT MALHAS, LDA

AGRUPAMENTO ESCOLAS GONÇALO NUNES

APEFA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

IEFP – INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P.

Foto: CMB.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas