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P&G Portugal e Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação lançam 3ª edição do Concurso “AMAR A PRAIA”

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Desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), com o apoio da P&G Portugal, o concurso AMAR A PRAIA destina-se a reconhecer o trabalho dos municípios e concessionários de praias costeiras e fluviais, no que diz respeito ao desenvolvimento de boas práticas ambientais e ao seu compromisso com a comunidade e com o planeta para um mundo mais sustentável. As candidaturas para a 3ª edição do AMAR A PRAIA, arrancam hoje e decorrem até 15 de agosto, altura em que se dá início à votação por parte dos veraneantes que poderão, através do site www.bandeiraazul.abae.pt,  votar no seu projeto de eleição.

Nesta edição de 2023, o desafio “AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis” irá destacar as melhores

práticas que promovam a sustentabilidade ambiental nas áreas da “Água”, “Resíduos” e “Energia”. As três praias mais votadas serão premiadas com equipamento de apoio aos concessionários como sejam peneiras de areal, compactador de latas, dispensador de cinzeiros e sistema de estacionamento de bicicletas.

Na edição 2022, foram vencedores os projetos “Água da Torneira. Com todo o Gosto!”, “Praia inclusiva” e “Comedores de Beatas”. O primeiro lugar foi atribuído ao Município de Leiria, com o projeto “Água da Torneira. Com todo o Gosto!”, uma iniciativa que, através da instalação de diversos dispensadores de água, da distribuição de água da torneira aromatizada e da oferta de picolés da torneira (gelados feitos com água e fruta), incentivou o consumo da água canalizada, evitando o desperdício do plástico necessário às águas engarrafadas.  Já o segundo lugar foi atribuído ao Município de Sesimbra, que apresentou o projeto “Comedores de Beatas”, cujo objetivo é reduzir o número de beatas da areia das praias, através da disponibilização de cinzeiros reutilizáveis junto às praias e esplanadas. Decorados por IPSS e infantários do município, os Comedores de Beatas procuraram sensibilizar a população para a importância de ter praias limpas. Por último, foi ao Município de Pombal que foi atribuído o terceiro lugar com o projeto “Praia inclusiva”, destinado a promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida.

“É com grande orgulho e satisfação que fazemos parte deste projeto pelo terceiro ano consecutivo! Este é um projeto muito importante para nós, que alinhado com os nossos objetivos de sustentabilidade globais, nos permite impactar localmente, apoiando e reconhecendo aqueles que podem fazer a diferença. As edições anteriores mostraram que há de facto muita vontade de fazer mais e melhor por praias mais limpas e mais inclusivas e este ano, decidimos dar mais um passo, ao envolver toda a comunidade neste propósito. Estamos já ansiosos por conhecer as mais inovadoras práticas sustentáveis a concurso na 3ª Edição do Concurso Amar a Praia!”, afirma Sónia Valentim, Diretora de Marketing da Procter & Gamble Portugal.

Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul na Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, “a continuação desta parceria revela o interesse e necessidade de partilhar Práticas Sustentáveis nas nossas Praias, por parte dos concessionários que, além de fazerem destes locais o seu sustento, o protegem e o tentam conservar. São pessoas que estão diariamente nestes locais sensíveis e tentam informar e educar quem os frequenta para que adotem comportamentos mais adequados de respeito e proteção ambiental. Conhecedores das “suas” Praias, muitos concessionários vão além das obrigações contratuais da sua atividade económica e apresentam ideias inovadoras a fim de, não só promoverem junto dos utentes comportamentos adequados, mas também de eles próprios poderem desempenhar a sua atividade com o mínimo impacto nos ecossistemas marinhos e costeiros. Esta parceria permite, desta forma, trazer a público o que de melhor e mais inovador se pratica nas nossas praias no que respeita a Proteção Ambiental.”

A par desta iniciativa, e com o objetivo de reforçar a colaboração com a Associação Bandeira Azul Europa, Amar a Praia estará presente em lojas hiper e supermercado com uma campanha, na qual, até 2 de julho, podemos contribuir para ações de limpeza nas praias portuguesas comprando os produtos selecionados da campanha.

Imagem: DR.

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Este Natal compre Local

Campanha da MEO Empresas leva clientes aos ‘pequenos grandes negócios’

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A menos de um mês para o Natal, e numa altura em que os portugueses começam a preparar as compras para o tradicional encontro de família, a MEO Empresas dá continuidade ao desafio lançado em 2023: ‘Este Natal compre local’.

Todos nós conhecemos a expressão “pequenos negócios”. Aquelas lojas onde compramos o nosso bolo preferido, o cabeleireiro que nos conhece tão bem quanto um amigo. A florista que sabe exatamente as flores preferidas da mãe, ou ainda, o senhor da tasca que nos pergunta se queremos o “habitual”.

É graças a estes negócios que nos sentimos uma parte de uma comunidade, porque quando precisamos de algo, há sempre alguém que nos atende ao virar da esquina. É isso que os torna grande negócios.

E para que possam continuar a crescer, a MEO Empresas apoia os pequenos grandes negócios. Apoie-os também e, este Natal, compre local.

Imagem: MEO.

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Barcelos recebe festival de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza

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O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, está de volta para a 8ª edição, de 30 de novembro a 1 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.

Durante o próximo fim de semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe novamente dois espetáculos selecionados para representar a Galiza e o Norte de Portugal.

No sábado, pelas 21h30, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no domingo, pelas 15h30, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.

O certame engloba, também, a atribuição dos Prémios Palco de Terra. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.

Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.

Imagem: TB.

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“Viana Coração do Natal” de 6 de dezembro a 5 de janeiro com uma centena de atividades

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Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.

Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade.

Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada. Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense (12.000 sacos de pano).

Os bilhetes para a Pista de Gelo (eco) e para o Minicomboio estarão à venda no Museu do Traje, por um custo de 1 euro por equipamento. As animações estão programadas para crianças dos 3 aos 12 anos e vão funcionar sexta e sábado das 12h00 às 22h00 e, de domingo a quinta, das 15h00 às 19h30.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que tem existido “esforço e dedicação para preparar este período especial, envolvendo a cidade com o ambiente e espírito natalício”, num investimento direto que, este ano, ascende a 400 mil euros por parte da autarquia.

“Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade”, garantiu.

Também o Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, assegura que a parceria entre o município e a AEDVC “corre muito bem desde 2019 e tem trazido muita gente à cidade”. Este ano, a cidade conta com mais de 30 ruas, seis praças e quatro rotundas iluminadas, abrangendo, em jeito de novidade, o Largo Maestro José Pedro, o Jardim D. Fernando e a Avenida Campo do Castelo, dando resposta aos pedidos dos comerciantes.

O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que, este ano, o Mercado de Natal acontece em três espaços da cidade, convidando à circulação de vianenses e visitantes: Porta Mexia Galvão, Largo Maestro José Pedro e Praça da Liberdade, com cerca de três dezenas de artesãos do concelho vianense.

No dia 6 de dezembro, inaugura a exposição “O Presépio tradicional” no Antigos Paços do Concelho, que ficará exposta até final do ano.

De 6 de dezembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.

Todos os dias, de 6 a 23 de dezembro, existem Atividades Infantis de Natal, distribuídas entre os três espaços (consultar programa completo), cativando os mais novos e convidando a momentos em família.

O programa inclui diversos momentos de Animação de Rua, com a participação de grupos e coletividades locais. Na sexta-feira, dia 6, as arruadas arrancam com a Filarmónica de Vila Nova de Anha, pelas 18h00, seguindo-se um momento musical com Viana D’Arcus nos Antigos Paços do Concelho, às 18h30.

Sérgio Carvalhosa, Tuna de Veteranos, Escola de Música de Perre, Banda de Gaitas de Cardielos, Azeituna, DIXIE Band (ZEPAM) e Hinoportuna são nomes que integram esta programação natalícia.

Sábado, 7 de dezembro, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz.

Sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h00 e 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Seiva Trupe com “Himalaya: A Invenção do Sol”.

Sábado, dia 14, às 15h00, o Feirão do Mel promete animar a Praça da República. Nesse dia, entre as 14h30 e as 16h30, o convite, também na praça rainha, é para a atividade “Carta ao Pai Natal – escreve a tua”.

Nesse fim de semana, dias 14 e 15, das 15h00 às 16h00, será também dinamizado o workshop “Funny Cook – Os miúdos também cozinham!”, na tenda da Praça da Liberdade.

No sábado, 14, às 21h00, e domingo, 15, às 17h00, a Igreja de São Domingos recebe Concertos de Natal com Orquestra Sinfónica | ARTEAM e Coro VianaVocale.

Sábado, dia 14, às 21h30, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Na semana de 16 a 23 de dezembro, o Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA, sempre das 15h00 às 20h00.

Nos dias 17, 22 e 23, sempre às 17h00, O Bicho Papelão promove o teatro “O Primeiro Natal do Pai Natal e Corre Corre Cabacinha” pela cidade.

Sexta-feira, dia 20, Oldies But Goldies – Dos 60 aos 90, com DJ Vítor Coutinho, das 21h00 às 23h00, no Largo Maestro José Pedro (ou Praça da Liberdade).

Na tarde de sábado, 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30. A Chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. Nessa noite, às 21h30, o Teatro Municipal recebe 5.º JAZZ, projeto musical em quinteto instrumental, com piano, bateria, baixo, guitarra e saxofone/clarinete.

No domingo, 22, às 16h00, Canções de Natal (A Casa-Viana) na Praça da República.

Terça-feira, 24 de dezembro, das 10h00 às 20h00, a Praça da República é palco do popular evento “Viana, Moscatel e Banana”.

Dias 27 e 28 de dezembro, das 21h00 às 23h00, a Praça da Liberdade acolhe Moonrise.

A Passagem de Ano está a ser programada para o Centro Cultural.  O novo ano arranca como habitualmente, a 1 de janeiro, às 17h00, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.

A AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, volta a promover o concurso “Viana é Natal”. Este concurso tem como objetivo a promoção e a revitalização do comércio local em Viana do Castelo, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes.

Terá início a 30 de novembro e término a 07 de janeiro de 2025, podendo participar todas as pessoas singulares que façam compras nos estabelecimentos aderentes. Serão atribuídos 12 prémios, num total de 1.500€ em Vales de Compras, num sorteio a realizar no dia 09 de janeiro de 2025, pelas 15h00, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República.

É, ainda, promovido o habitual concurso de montras de Natal, que irá distribuir três prémios no valor total de 650 euros. A partir de 6 de dezembro, será também garantida a sonorização das ruas, promovendo o espírito natalício com músicas festivas.

Foto: CMVC.

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