Connect with us

Atualidade

Ministro da Saúde anuncia internato de especialidade para os enfermeiros a curto prazo

Será criado, ainda este mês, um grupo de trabalho entre o Ministério da Saúde e a Ordem dos Enfermeiros para concretizar a existência de um internato da enfermagem

Publicado

on

Decorreu, ontem, a sessão de encerramento da II edição da Convenção Internacional dos Enfermeiros, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, com a presença de Manuel Pizarro, Ministro da Saúde e de Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros.

Luís Filipe Barreira começou a sua intervenção com uma mensagem de agradecimento dirigida à amiga de mais de 25 anos, Ana Rita Cavaco, com quem partilhou o sonho de construir uma “Ordem de portas abertas, irreverente, moderna, com capacidade para revolucionar a profissão”. Sonho que considera concretizado ao fim de sete anos como membros da direção da instituição.

Em relação ao evento realizado estes dois dias na Figueira da Foz, e que contou com cerca de 1400 profissionais de enfermagem, o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros referiu que “representa mais um passo no sentido do reforço da voz dos enfermeiros, assim como a sua crescente vontade e disponibilidade em participar no futuro de um sistema de saúde mais robusto, coeso e capaz de dar resposta às necessidades dos portugueses”.

Luís Filipe Barreira realçou o esforço sobre-humano exigido aos enfermeiros nos últimos anos, devido ao contexto vivido, fez referência às incertezas da atualidade relacionadas com a instabilidade económica, financeira e social, demonstrando, por isso, a urgência na adoção de uma estratégia de prioridades no setor da saúde.

Fazendo uma antevisão do futuro próximo da Enfermagem em Portugal, O Vice-presidente da Ordem salientou que “não há outro caminho que não seja o de valorizar os recursos humanos da saúde, de forma transversal, sem cedências”, de modo a evitar-se uma “degradação progressiva dos cuidados prestados”. Avançar “com o reconhecimento concreto da centralidade dos Enfermeiros no sistema de saúde”.

Em modo de conclusão, Luís Filipe Barreira, dirigiu-se a Manuel Pizarro, a quem considera um interlocutor atento e disponível, com um repto de que “é  preciso ter a coragem de falar claro”, enumerando de seguida os temas prementes para os enfermeiros e que “interferem decisivamente na dignidade do exercício da profissão”: revisão da carreira de enfermagem, que irá permitir consolidar o desenvolvimento profissional atual; negociação com os sindicatos de uma nova grelha salarial, que reflita a diferenciação e os contributos destes profissionais no sistema de saúde; a inclusão da profissão de enfermeiros na lista de profissões de desgaste rápido com acesso à redução da idade da reforma e a criação do Internato da Especialidade para os Enfermeiros.

Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, começou por agradecer o convite para estar presente na II Convenção Internacional dos Enfermeiros e salientou que “se trata de um diálogo muito relevante e muito útil que diz respeito à mais numerosa profissão do Serviço Nacional de Saúde e uma profissão, sem a qual não existiria Sistema Nacional de Saúde”.

O Ministro da Saúde acredita que alimentar conflitos entre profissões não tem nenhum valor para as pessoas e deve-se olhar para as profissões da saúde enquanto cooperantes. “A ideia de umas profissões terem predominância sobre as outras, é uma ideia conservadora, é uma ideia reacionária, e uma ideia que não merece consagração num mundo atual”, concluiu.

Em relação às urgências da classe que têm vindo a ser apontadas pelos enfermeiros, e perante uma “evolução natural”, Manuel Pizarro admite ser absolutamente necessário ser encontrado “um entendimento que faça uma consagração do funcionamento do internato da enfermagem. Assim, assumiu “que ainda este mês será constituído um grupo de trabalho bipartido entre o Ministério da Saúde e os seus diferentes organismos e a Ordem dos Enfermeiros para trabalharmos na forma técnica de concretizar a existência de um internato da enfermagem que eu desejo que esteja no terreno no próximo ano ou, quando muito, em 2025”.

O tema da redução da idade para atingir a reforma foi também abordado pelo Ministro da Saúde que o identificou como um tema “difícil, difícil, difícil”. Considera que poderão vir a ser encontradas soluções particulares e que “talvez possa haver espaço para um debate sério sobre soluções intermédias que compensem certas formas de desgaste”.

O final da sessão de encerramento da II Convenção Internacional dos Enfermeiros foi, ainda, marcada pela atribuição dos Prémios Valor e Excelência, para distinguir personalidades de diversos setores da sociedade que contribuíram para a promoção dos trabalhos dos profissionais de enfermagem, nomeadamente: Pedro Ramos, Clélio Meneses, Eduardo Oliveira e Élvio Jesus, Eduarda dos Santos Cordeiro, Filipe Mendonça (Menções Honrosas); Ana Rita Cavaco, (Promoção da Enfermagem Portuguesa); Ana Paula Fernandes, Angelina Francisco, Fátima Pessoa, Marco Neves, Maria Paula Branco, (Boas Práticas em Gestão ou Assessoria); Andreia Silva da Costa (Investigação); Beatriz Rodrigues Araújo, Jorge Brandão, Pedro Luís Ferreira, (Docência e Formação); Bruno Magalhães, (Empreendedorismo e Inovação); Rui Rocha, Enfermeiros Aeronáuticos – equipa de Enfermagem da Esquadra 751  (Prestação de Cuidados); Sérgio Deodato (Ética e Deontologia em Enfermagem).

Os temas em discussão no segundo dia da II Convenção Internacional dos Enfermeiros foram “Valor Económico da Enfermagem”, “Desafios colocados aos sistemas de saúde e à Enfermagem”, que contou com a participação de Fernando Araújo, diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, e ainda “Planeamento estratégico em Saúde”.

Com a chancela do Alto Patrocínio da Presidência da República, a II Convenção Internacional dos Enfermeiros VI Congresso dos Enfermeiros contou ainda com a apresentação de uma centena de trabalhos científicos, entre E-pósteres e comunicações orais.

Foto: OE.

Atualidade

Barcelos: Conheça os vencedores do concurso “Pequenos Grandes Poetas”

Publicado

on

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.

O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.

Alguns dos vencedores (Foto: CMB)

Vencedores “Pequenos Grandes Poetas”

DECLAMAÇÃO

Pré-Escolar

Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes – S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)

ENSINO SECUNDÁRIO

Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)

POEMAS INÉDITOS

1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Viva a liberdade”, de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

2º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Aquela lembrança”, de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso

3º CICLO DO ENSINO BÁSICO

“Sou mulher!”, de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos

ENSINO SECUNDÁRIO

“Liberdade”, de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Município de Barcelos apoia jovens na transição para a vida ativa com 3ª edição da Skill Up

John Mendes e João Falcão são nomes confirmados na Skill Up

Publicado

on

Realiza-se no próximo dia 29 de maio, no auditório dos Paços do Concelho, a terceira edição da Skill Up – Capacitação, Emprego e Empreendedorismo. Promovido pelo Município de Barcelos, através dos pelouros da Educação e Juventude, este evento tem como objetivo apoiar os jovens barcelenses em situação de transição para a vida ativa, potenciando as suas capacidades e eliminando barreiras à concretização dos seus projetos de vida.

O programa deste ano contempla formações, palestras e conversas informais, com foco na importância da capacitação dos jovens, dando-lhes ferramentas para o desenvolvimento de competências comunicacionais e relacionais em futuras procuras ativas de emprego.

Na edição deste ano, vão ser abordados temas como “E se fosse comigo?”, “Tomada de Decisão”, e “Faz-te à Vida”. Esta terceira edição conta com a presença de quatro barcelenses: o oleiro, Daniel Alonso, o fotógrafo, João Falcão, o comediante, John Mendes e a Personal Trainer e Criadora de Conteúdos, Ana Azevedo. Conta, ainda, com a participação de Maria Pintado, Psicóloga, Formadora e Gestora de Projetos.

A Skill Up pretende articular as ofertas das entidades públicas e privadas no processo de transição escola-vida ativa e, ao mesmo tempo, promover a aquisição de competências transversais para a empregabilidade e o empreendedorismo.

“Aprender a aprender” é a expressão prática do que se pretende com esta iniciativa, capacitando os participantes de competências comunicacionais e relacionais na procura ativa de emprego.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Sporting da Ucha inaugura iluminação led

Publicado

on

A inauguração da nova iluminação led no Campo da Tamanca, com um custo aproximado de 30 mil euros, marcou a festa de encerramento da época desportiva do Sporting da Ucha, que ocorreu, no dia 25 de maio.

Convidado para o evento, o Presidente da Câmara teceu palavras de “agradecimento e reconhecimento” pelo trabalho que dirigentes, atletas e equipas técnicas fazem em prol do desenvolvimento desportivo no concelho. “O Estado e as Autarquias muito devem às pessoas que com o seu trabalho e esforço se dedicam a desenvolver as suas coletividades, fazendo o desporto acontecer”.

Antes, o Presidente da Junta, António Costa, tinha agradecido ao Presidente da Câmara “o apoio que tem dado às freguesias, não só a nível de equipamentos desportivos, mas também na concretização de outras obras, nomeadamente nos Novos Caminhos”. De igual modo, o Presidente do Sporting da Ucha, Rui Macedo, deixou palavras de reconhecimento aos atletas, direção, equipas técnicas, associados e patrocinadores, realçando também “a importância do apoio da autarquia, através dos contratos de desenvolvimento desportivo, sem os quais não seria possível desenvolver um trabalho que envolve 180 atletas de todos os escalões etários”.

A festa de encerramento da época desportiva terminou com a entrega de lembranças aos patrocinadores do clube, de troféus aos atletas que mais se distinguiram ao longo do ano, e com uma homenagem aos sócios fundadores do Clube.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas