Atualidade
1.500 alunos-estudantes de todo o país em Viana do Castelo para Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

A Praça da República acolheu, ontem, a cerimónia de abertura das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Viana do Castelo 2023. O evento deu, assim, as boas-vindas aos mais de 1.500 participantes que, até dia 28 de abril, estão a representar as suas instituições de ensino superior e associações académicas e de estudantes, nas modalidades de andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol.
O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse ser “com imenso gosto” que Viana do Castelo recebe este campeonato que conta “com 70 equipas a jogo até 28 de abril”. “É a primeira vez que recebemos este tipo de competição. Que esta seja a primeira de muitas, que esta seja o início de uma relação profícua com a FADU”, declarou o responsável, frisando que, por causa destas Fases Finais, “cerca de 3.000 pessoas estão em Viana do Castelo nos próximos dias”.
Já o Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Presidente da COL – Comissão Organizadora Local, Carlos Rodrigues, realçou que “estamos a viver a festa das Fases Finais”, “não só pela importância que o desporto deveria ter na vida das pessoas, mas também pela convivência entre os atletas”.
O embaixador da competição, o vianense Tiago Mendes, com percurso no futebol, também esteve na cerimónia e considerou ser “um privilégio ser embaixador do desporto na minha linda cidade, que é Viana do Castelo”.
Em jeito de conselho aos estudantes-atletas, destacou “o convívio, o companheirismo” como sendo o mais importante do desporto e os responsáveis por “momentos que ficam na memória” e que o marcaram “nos momentos difíceis e nos momentos felizes”.
O Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, pediu aos estudantes-atletas para que “compitam com lealdade” e “dignifiquem os valores mais nobres do desporto, jogando com ética e fair-play”.
Para o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora, estas Fases Finais são “o culminar de um trabalho para aqueles que durante um ano treinaram e se esforçaram”. “Viana do Castelo é uma cidade que tem uma forte tradição no desporto e estamos orgulhosos por realizar esta competição nesta cidade”, frisou.
Nos Campeonatos Nacionais Universitários Viana do Castelo 2023 estão em disputa 9 títulos de campeão nacional universitário. São 8 as instalações que estão, neste momento, a acolher os jogos que contam com 29 clubes participantes (incluindo os do play-off), representados por 70 equipas nas fases finais e mais 12 nos play-off. Divididas em oito recintos – Centro Cultural de Viana do Castelo, Pavilhão David Freitas, Pavilhão José Natário, Pavilhão Santa Maria Maior, Pavilhão Atlântico, Estádio Municipal Manuela Machado, Estádio AD Darquense e Estádio FC Vila Franca –, as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários servirão para apurar as melhores equipas universitárias em andebol, basquetebol, futsal e voleibol (masculino e feminino) e futebol (masculino).
Ao longo destes dias, Viana do Castelo acolhe, pois, 144 jogos, correspondentes a aproximadamente 170 horas de competição.
As Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários são uma organização conjunta entre a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), contando com a parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Jogos com transmissão:
Facebook FADU
20/04/2023 – 19h45 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Andebol Feminino
21/04/2023 – 11h30 – Pavilhão Municipal José Natário – Final do Voleibol Feminino
21/04/2023 – 16h00 – Pavilhão Municipal José Natário – Final do Basquetebol Masculino
28/04/2023 – 10h00 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Voleibol Masculino
28/04/2023 – 12h45 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Basquetebol Feminino
28/04/2023 – 20h00 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Andebol Masculino
CANAL 11
20/04/2023 – 14h30 – Pavilhão Municipal José Natário – Meia-Final Futsal Masculino
20/04/2023 – 17h00 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Futsal Masculino
21/04/2023 – 19h – Pavilhão Municipal José Natário – Final Futsal Masculino
27/04/2023 – 15h00 – Pavilhão Municipal José Natário – Meia-Final Futsal Feminino
27/04/2023 – 19h – Pavilhão Municipal José Natário – Meia-Final Futsal Feminino
28/04/2023 – 12h00 – Estádio Manuela Machado – Final Futebol 11 Masculino
28/04/2023 – 17h30 – Pavilhão Municipal José Natário – Final Futsal Feminino
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca