Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção de sub-17 com Europeu na mira

Publicado

on

A Seleção Nacional de Sub-17 Masculinos está em Paredes, onde vai disputar a Pool A da 2ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17, competição que a Federação Portuguesa de Voleibol organiza, em colaboração com o Município local, de 21 a 23 de abril próximos, no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Sob a orientação técnica do Selecionador Diogo Rosa, Portugal estreia-se no dia 21 de abril frente à Finlândia (20h00), logo após o Hungria vs. Turquia (17h00), jogos que poderão ser seguidos em direto na Volei TV e nos canais digitais da Confederação Europeia de Voleibol (CEV).

Após ter enfrentado, na 1ª Ronda, seleções tradicionalmente poderosas, como a França, a Alemanha ou a Bélgica, quais os objetivos de Portugal nesta fase crucial de apuramento para o Europeu? A questão teve resposta de Diogo Rosa: “Chegámos a esta fase depois de concluir, com sucesso, o objetivo da 1ª Ronda [Torneio WEVZA] que passava por avançar à 2ª Ronda. Posteriormente, redefinimos o objetivo e trabalhámos mais 3 meses com isso em mente: procurar o apuramento para o Campeonato da Europa nesta Pool que agora se avizinha. Aquilo que conseguimos (melhor ou pior) em Itália, no mês de janeiro, trouxe-nos até aqui, mas não nos dá muito mais do que isso. Agora temos uma competição a começar do zero na qual temos de entrar na máxima força para almejar a passagem ao Europeu”, salienta.

Portugal vai defrontar, sucessivamente, e por esta ordem, a Finlândia, a Hungria e a Turquia. Relativamente ao favoritismo de algum adversário, o Selecionador Nacional não aponta o dedo a ninguém: “A Turquia, lidera em termos de Ranking CEV, e apresenta, muitas vezes, seleções muito competitivas; no entanto, a Finlândia foi a seleção com melhor resultado na 1ª Ronda, tendo conseguido um 2º lugar no Torneio dos Balcãs – onde compete a Turquia – apesar de não se terem defrontado. Assim, estamos a contar com três bons adversários e vamos preparar-nos de igual forma para todos eles”.

Sobre se o facto de Portugal jogar perante o seu público poderá servir como um catalisador para as exibições da Seleção, Diogo Rosa reconhece: “Temos a felicidade de jogar em casa, algo que esperamos conseguir usar a nosso favor. Queremos apresentar uma postura muito competitiva e ter o nosso público nas bancadas só nos dará ainda mais motivação. Assim, apelo, em nome de todo o grupo, a todos os amantes da modalidade para que compareçam em Paredes para nos apoiarem nestas três ‘finais’“.

Na Pool A da 2ª Ronda, Portugal defrontará as seleções da Finlândia, da Hungria e da Turquia. Os 1º e 2º classificados das cinco pools, bem como o 3º melhor classificado na comparação de todas as pools, qualificam-se para a fase final do Campeonato da Europa da categoria, a realizar na cidade montenegrina de Podgorica, entre 19 e 30 de julho de 2023.

Recorde-se que no Campeonato da Europa de Sub-17 masculinos, disputado na cidade búlgara de Sófia, em 2019, Portugal conseguiu um excelente 9º lugar na classificação final.

Neste momento, e tendo no horizonte o apuramento para a fase final do Europeu 2023, a equipa técnica da Seleção Nacional de Sub-17 Masculinos, liderada por Diogo Rosa, está a trabalhar com 16 atletas, de onde sairão os escolhidos para disputarem a Pool A da 2ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17.

Os convocados

AA Espinho

João Fontes

Luís Candeias

Castêlo da Maia GC

Alexandre Colaço

CV Oeiras

Leandro Prey

Pedro Abecasis

João Borga

Esmoriz GC

Rafael Pinto

Tiago Ferradaz

Leixões SC

André Leal

Francisco Pinho

Gabriel Pereira

SC Espinho

Vasco Dias Cardoso

Ricardo Pedrosa

SL Benfica

Diogo Brás

Vasco Lopes

VC Viana

Afonso Felgueiras

Foto: FPV.

Atualidade

Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano

Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Publicado

on

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”.  A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.

Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense. 

Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.

Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”

Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.

Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.

Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.

De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.

Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.

A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.

O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

Publicado

on

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.

Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.

As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas