Connect with us

Atualidade

“Estádios de Sítio” – Seminário PSP no Porto

A 23 e 24 de março

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realiza mais uma edição do seminário “Estádios de Sítio”, nos dias 23 e 24 de março, na cidade do Porto.

Esta 4ª edição, subordinada à temática da segurança nos espetáculos desportivos, tem como tema “A segurança, a proteção e o serviço na abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada.

O evento decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, podendo ser acompanhado presencialmente pelos órgãos de comunicação social e entidades convidadas (evento não aberto ao público em geral).

A PSP constitui-se como a Força de Segurança com a responsabilidade de organizar as operações de segurança dos eventos desportivos de maiores dimensões e ou risco associado, em particular, da modalidade de futebol. Só na época desportiva 2021-2022 os Polícias da PSP providenciaram segurança em 21.766 espetáculos desportivos, que constaram com a presença de 7.634.936 espectadores.

Nos últimos 20 anos, o conhecimento científico relacionado com o fenómeno da violência associado ao desporto aumentou, tendo como marco fundamental o Euro2004 no qual, pela primeira vez, num grande evento desportivo de dimensão internacional foi implementada uma abordagem numa lógica integral de segurança, proteção e serviço, indo para além da clássica abordagem estritamente securitária.

Nestas duas últimas décadas, a PSP tem também dado passos concretos de evolução no acompanhamento do fenómeno desportivo e prevenção da criminalidade associada:

– Maior conhecimento e preparação específica por parte da PSP na identificação e acompanhamento, monitorização e acompanhamento dos adeptos de risco;

– Implementação do projeto piloto celebrado entre a PSP/PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas) e a Procuradoria Geral da República no âmbito do combate ao fenómeno à violência associada ao desporto através do acompanhamento de operações policiais no âmbito de eventos desportivos de risco elevado;

– Aprofundamento da articulação com a APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto);

– Desenvolvimento do papel e competências do PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas).

O PNID encontra-se sob alçada da Polícia de Segurança Pública desde a génese desta rede europeia, em 2002. Esta unidade da PSP assegura diversas atribuições e competências nomeadamente, no âmbito nacional:

– Elaboração de informações estratégicas prospetivas anuais das competições de futebol profissional;

– Determinação do grau de risco inerente a eventos desportivos, através da preparação de relatórios de informação atualizados;

– Centralização e análise da informação veiculada pelos Comandos da PSP e demais Forças e Serviços de Segurança;

– Apoio na articulação operacional decorrente do acompanhamento da deslocação dos principais clubes e claques organizadas;

– Elaboração de relatórios anuais, proporcionando uma sedimentação das informações e conhecimentos pertinentes neste contexto.

No plano internacional:

– Intercâmbio de informações estratégicas com pontos congéneres europeus;

– Apoio no planeamento de operações, nomeadamente por intermédio da troca direta de informações no contexto de eventos de dimensão internacional;

– Participação nos encontros internacionais no âmbito da organização de grandes eventos desportivos, possibilitando à PSP ombrear com as suas congéneres europeias quanto à experiência e desempenho neste âmbito;

– O PNID, constitui-se, portanto, como ponto de charneira entre os Comandos da PSP, as Forças e Serviços de Segurança (no âmbito nacional) e os restantes PNID europeus (âmbito internacional) no que respeita a cooperação e coordenação policial nacional e internacional no contexto dos policiamentos desportivos, possibilitando a centralização e análise de informações policiais respeitantes a fenómenos de violência e criminalidade associados ao desporto.

“Alavancada nas conclusões e do reconhecimento da comunidade científica, nacional e Internacional, assistimos a uma diminuição dos incidentes de violência e da sua gravidade, embora se mantenha atual o desafio de manter permanentemente seguros e agradáveis os recintos e espetáculos desportivos”, refere a PSP.

A PSP “continua empenhada em continuar a contribuir para a contínua melhoria da abordagem, capaz e efetiva, ao fenómeno da violência associada ao desporto, o que apenas será possível se os diversos interlocutores – Estado, associações, federações e demais instituições que promovem a prática desportivo ou assumem responsabilidades do âmbito do Desporto – participem na análise da problemática da  violência associada ao desporto, numa abordagem que se deve assumir multi-institucional, integrada e equilibrada, para que os eventos desportivos se constituam como contextos seguros”, sublinha.

É no contexto desse esforço contínuo que a PSP dinamiza esta 4ª edição do seminário, com a presença de outras entidades e personalidades com relevo e experiência nesta temática.

Imagem: PSP.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas