Atualidade
“Estádios de Sítio” – Seminário PSP no Porto
A 23 e 24 de março

A Polícia de Segurança Pública (PSP) realiza mais uma edição do seminário “Estádios de Sítio”, nos dias 23 e 24 de março, na cidade do Porto.
Esta 4ª edição, subordinada à temática da segurança nos espetáculos desportivos, tem como tema “A segurança, a proteção e o serviço na abordagem multi-institucional, integrada e equilibrada – Um processo de responsabilidade partilhada.
O evento decorre no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, podendo ser acompanhado presencialmente pelos órgãos de comunicação social e entidades convidadas (evento não aberto ao público em geral).
A PSP constitui-se como a Força de Segurança com a responsabilidade de organizar as operações de segurança dos eventos desportivos de maiores dimensões e ou risco associado, em particular, da modalidade de futebol. Só na época desportiva 2021-2022 os Polícias da PSP providenciaram segurança em 21.766 espetáculos desportivos, que constaram com a presença de 7.634.936 espectadores.
Nos últimos 20 anos, o conhecimento científico relacionado com o fenómeno da violência associado ao desporto aumentou, tendo como marco fundamental o Euro2004 no qual, pela primeira vez, num grande evento desportivo de dimensão internacional foi implementada uma abordagem numa lógica integral de segurança, proteção e serviço, indo para além da clássica abordagem estritamente securitária.
Nestas duas últimas décadas, a PSP tem também dado passos concretos de evolução no acompanhamento do fenómeno desportivo e prevenção da criminalidade associada:
– Maior conhecimento e preparação específica por parte da PSP na identificação e acompanhamento, monitorização e acompanhamento dos adeptos de risco;
– Implementação do projeto piloto celebrado entre a PSP/PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas) e a Procuradoria Geral da República no âmbito do combate ao fenómeno à violência associada ao desporto através do acompanhamento de operações policiais no âmbito de eventos desportivos de risco elevado;
– Aprofundamento da articulação com a APCVD (Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto);
– Desenvolvimento do papel e competências do PNID (Ponto Nacional de Informações Desportivas).
O PNID encontra-se sob alçada da Polícia de Segurança Pública desde a génese desta rede europeia, em 2002. Esta unidade da PSP assegura diversas atribuições e competências nomeadamente, no âmbito nacional:
– Elaboração de informações estratégicas prospetivas anuais das competições de futebol profissional;
– Determinação do grau de risco inerente a eventos desportivos, através da preparação de relatórios de informação atualizados;
– Centralização e análise da informação veiculada pelos Comandos da PSP e demais Forças e Serviços de Segurança;
– Apoio na articulação operacional decorrente do acompanhamento da deslocação dos principais clubes e claques organizadas;
– Elaboração de relatórios anuais, proporcionando uma sedimentação das informações e conhecimentos pertinentes neste contexto.
No plano internacional:
– Intercâmbio de informações estratégicas com pontos congéneres europeus;
– Apoio no planeamento de operações, nomeadamente por intermédio da troca direta de informações no contexto de eventos de dimensão internacional;
– Participação nos encontros internacionais no âmbito da organização de grandes eventos desportivos, possibilitando à PSP ombrear com as suas congéneres europeias quanto à experiência e desempenho neste âmbito;
– O PNID, constitui-se, portanto, como ponto de charneira entre os Comandos da PSP, as Forças e Serviços de Segurança (no âmbito nacional) e os restantes PNID europeus (âmbito internacional) no que respeita a cooperação e coordenação policial nacional e internacional no contexto dos policiamentos desportivos, possibilitando a centralização e análise de informações policiais respeitantes a fenómenos de violência e criminalidade associados ao desporto.
“Alavancada nas conclusões e do reconhecimento da comunidade científica, nacional e Internacional, assistimos a uma diminuição dos incidentes de violência e da sua gravidade, embora se mantenha atual o desafio de manter permanentemente seguros e agradáveis os recintos e espetáculos desportivos”, refere a PSP.
A PSP “continua empenhada em continuar a contribuir para a contínua melhoria da abordagem, capaz e efetiva, ao fenómeno da violência associada ao desporto, o que apenas será possível se os diversos interlocutores – Estado, associações, federações e demais instituições que promovem a prática desportivo ou assumem responsabilidades do âmbito do Desporto – participem na análise da problemática da violência associada ao desporto, numa abordagem que se deve assumir multi-institucional, integrada e equilibrada, para que os eventos desportivos se constituam como contextos seguros”, sublinha.
É no contexto desse esforço contínuo que a PSP dinamiza esta 4ª edição do seminário, com a presença de outras entidades e personalidades com relevo e experiência nesta temática.

Imagem: PSP.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca