Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo quer assumir-se como “o primeiro território amigo do cavalo do país”

Publicado

on

Esta sexta-feira, pelas 10h00, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo acolhe a primeira sessão de informação sobre o Selo Equestre “O Seu Cavalo É Nosso Convidado”, num convite à adesão a uma rede pioneira no Turismo Equestre em Portugal.

O evento destina-se a todos os atores do sector turístico que desejem ficar a conhecer as vantagens e condições de adesão a esta rede pioneira, concretizada no âmbito do projeto Vilas e Aldeias Equestres Entre Arga e Lima, cofinanciado pelo Turismo de Portugal. A Vereadora do Ambiente do Município de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, afirma que “graças a esta abordagem precursora, vamos construir o primeiro território amigo do cavalo do país”.

O Selo Equestre irá operacionalizar, nos concelhos de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, uma rede de prestadores de serviços turísticos, com caraterísticas adequadas ao acolhimento do turista equestre, incluindo unidades de alojamento, estabelecimentos de restauração, aldeias, empresas de animação turística, entre outros. O Selo Equestre é regido por um regulamento, que se encontra em fase de aprovação e publicação.

Esta iniciativa inovadora, impulsionada pelo Município de Viana do Castelo, conta também como parceiros com os Municípios de Caminha e Ponte de Lima.  Este destino equestre intermunicipal posiciona-se e diferencia-se, assim, como líder na organização coletiva e estratégica da oferta direcionada ao turismo equestre, numa colaboração ativa com os operadores turísticos da região.

Através de um website e aplicação móvel, brevemente acessíveis ao público, o turista equestre poderá saber os melhores percursos a realizar a cavalo e os restaurantes e alojamentos com condições adequadas à permanência e prestação dos cuidados necessários ao cavalo enquanto companheiro de viagem.  

Os aderentes ao Selo Equestre beneficiarão do reconhecimento, enquanto membros de uma rede de excelência única em Portugal, usufruindo da estratégia, canais e meios de comunicação desta marca. Será, de igual modo, assegurado o apoio formativo e técnico, imprescindíveis à adequação dos equipamentos e serviços prestados às melhores práticas de acolhimento turístico e bem-estar animal, definidas pelas normas do Regulamento.

O Município de Viana do Castelo garante uma adesão simples e rápida, providenciando o necessário apoio técnico no processo de candidatura e acompanhamento pós-adesão.

Este projeto representa a união dos Municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima em prol da construção de um destino equestre internacional. Para além da criação do Selo Equestre, outros três grandes vetores de força dão forma à estratégia intermunicipal: a exploração de sinergias entre o turismo equestre, o turismo de natureza, o turismo cultural e o turismo científico; a expansão e articulação de uma rede intermunicipal de percursos equestres sinalizados e interpretados entre a Serra de Arga e o vale do Lima, que alcançará, ainda este ano, os 100km; e a promoção da valorização turística do Garrano enquanto espécie autóctone e do seu habitat natural.

A inscrição para esta sessão está disponível até às 19h00 de 23 de fevereiro, no seguinte formulário: https://forms.gle/Ks6CHkt74uKGQycx9

As próximas sessões informativas terão lugar em Caminha, em data a definir na segunda quinzena de março, e em Ponte de Lima, no dia 18 de março, pelas 15h00, no Pavilhão de Exposições da Expolima.

Imagem: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas