Connect with us

Atualidade

Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea?

Zet Gallery lança 4.ª edição do programa “ágora de cá” com tema fraturante com a sessão a discutir problemática da era das massas. Em fevereiro, regressam as Zet Music Sessions com o coro Bjazz Choir

Publicado

on

Será o consumismo uma doença da sociedade contemporânea? Que respostas terá a sociedade do consumo perante a crise económica que se avizinha? Estas são algumas das questões que vão a debate na 4.ª edição da rubrica “ágora de cá”, programa de pensamento da zet gallery, e que traz a discussão um dos mais visíveis sintomas da era das massas: as sociedades direcionadas para o consumismo.

Com o tema “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”, a sessão realiza-se na zet gallery, no próximo dia 28, sábado, às 21h30, e convida a juntar o pensamento à arte para uma reflexão sobre o consumismo, tendo como exemplo o mais recente trabalho de João Penalva, patente na galeria em Braga, que alerta, de forma irónica e subtil, para a sociedade do consumo. 

Esta sessão terá como oradores a professora de Filosofia na Universidade do Minho, Alexandra Abranches, e o professor de Economia na mesma Universidade, Luís Aguiar-Conraria, e será moderado por Helena Mendes Pereira, diretora e curadora da galeria de arte do dstgroup.

“Há uma vontade de trazer para o panorama diário novas perspetivas e ideias sobre temas que passam despercebidos, mas que têm um grande impacto na forma como nos organizamos na sociedade e como vemos quem nos rodeia. Acreditamos que as estruturas de criação e programação cultura têm um papel fundamental enquanto agentes da mudança, e, por isso, promovemos estas sessões de debate”, refere Helena Mendes Pereira, diretora-geral da zet gallery

O objetivo desta iniciativa é organizar, regularmente, conversas, debates, ou conferências, com pensadores de diferentes disciplinas, para discutir temáticas transversais a partir da criação artística e das exposições patentes na galeria.

Recorde-se que esta galeria começou a associar as práticas artísticas a reflexões sobre o contemporâneo em outubro de 2020, dando agora continuidade numa perspetiva de, no futuro, ser a ágora por excelência da cidade de Braga. 

Zet Music Sessions

As zet music sessions regressam também ao calendário da galeria de arte em Braga e terão lugar no próximo dia 18 de fevereiro, pelas 21h30, com um concerto com o coro BJazz Choir, grupo que nasceu em finais de 2012, no ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura.

Este programa pretende promover concertos intimistas no contexto das exposições patentes na galeria.

A zet gallery ocupa um território na arte e na cultura por excelência, com uma aposta de produção artística intensa, um espaço e num tempo que se pretende transdisciplinar e muito para lá dos limites de Braga, que aproximam e democratizam a cultura e a arte, e a colocam ao serviço não só das pessoas, mas também ao serviço da economia e das empresas. 

Sobre a rubrica ÁGORA DE CÁ #4

TEMA: “As listas de lojistas e a sociedade do consumo”

DATA: 28 de janeiro, sábado, 21h30 

LOCAL: zet gallery – Rua do Raio, 175 – Braga

Moderação:

Helena Mendes Pereira (diretora geral e curadora da zet gallery)

Convidados: 

Alexandra Abranches (professora de Filosofia na Universidade do Minho) 

Luís Aguiar-Conraria (professor de Economia na Universidade do Minho)

Transmissão online nas redes sociais da zet gallery e do dstgroup.

Imagem: ZG.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas