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Turismo de Viana do Castelo marcado por forte recuperação em 2022

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No ano passado, Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo. Depois de dois anos muito afetados pela pandemia, em 2022 o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos. Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística.

De janeiro a setembro, registou-se um aumento no número total de dormidas (+9%) e de hóspedes (+8%), em Hotéis, Turismo no Espaço Rural e Alojamento local com dez ou mais camas. Verificaram-se mais dormidas de hóspedes estrangeiros do que de nacionais, mas ambos registaram aumentos significativos (nacionais +18% e estrangeiros + 2,5%), face ao período homólogo de 2019.

Os principais mercados foram Espanha, seguida de Alemanha, França, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil, Países Baixos, destacando-se o crescimento de 43% no número de turistas oriundos dos Estados Unidos. Relativamente aos proveitos totais, de janeiro a setembro do ano passado, estes estão 15% acima dos níveis de 2019 e os proveitos por aposento registaram um aumento de 16%.

Comparativamente a 2019, verificou-se, em Viana do Castelo, um aumento do investimento privado, com um aumento generalizado no número de empresas do setor turístico, representando um crescimento e diversidade da referida oferta, a nível de alojamento, restauração, agentes de viagens e animação turística.

Para 2023, o objetivo passa por continuar este trabalho com os parceiros e agentes locais de modo a aumentar os fluxos turísticos e aumentar a estada média, atenuar a sazonalidade, fidelizar e atrair mercados turísticos, melhorando a comunicação e investindo na comunicação digital. A aposta na qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um serviço turístico de qualidade, pelo que continuará a aposta na dinamização de ações de formação específicas para o setor.

Recorde-se que, no ano passado, dando sequência ao trabalho desenvolvido no âmbito da Rede Municipal de Turismo, foram desenvolvidas pela autarquia, com os parceiros, diversas ações promocionais e de capacitação dos profissionais.

Destacam-se a 2ª edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo | Formação + Próxima, que arrancou no início de janeiro e que se prolongou até final do ano, implicando 102 horas de formação e um total de 181 certificados. Esta ação é fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal / Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e integrou uma oferta de módulos de formação online e presencial, com o objetivo de qualificar os agentes do setor turístico e que culminou com a atribuição do selo “Destino de Qualidade” às empresas da restauração, hotelaria, atividades turísticas, comércio e transportes. Neste momento, Viana do Castelo conta com um total de 69 empresas distinguidas com este selo.

Ao longo do ano, a autarquia marcou também presença nas principais Feiras de Turismo de Portugal e Espanha: Feira de Turismo NAVARTUR, em Pamplona; Feira B-Travel, em Barcelona; BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa; Expovacaciones – Tendências e Experiências, em Bilbao; Expocidades – Mostra de Turismo das Cidade do Eixo Atlântico, em Ferrol; FIA – Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa; XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense. Estas participações, realizadas com espaço próprio ou partilhado com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, tiveram como objetivo potenciar e promover os atrativos turísticos e principais eventos vianenses junto do mercado de proximidade, bem como promover os empresários do setor.

Em 2022, foram ainda organizadas 3 FAM Trips. A primeira, em abril, levou Operadores Turísticos portugueses e espanhóis a Viana do Castelo, uma ação realizada em parceria com a ETPN. Em setembro e outubro, a autarquia e a Associação Fórum Turismo, levaram influencers a Viana do Castelo, com o intuito destes potenciarem a cidade como destino turístico de qualidade.

No ano passado realizaram-se, ainda, dois Meetups setoriais, organizados em parceria com a Associação Fórum Turismo, o primeiro sobre a temática “Como preparar o meu negócio para uma época diferente” e o segundo dedicado ao tema “Viana um olhar para o Futuro”.

Foto: CMVC.

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Barcelos debate “Família, Afetos e Saúde Mental”

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Sala cheia para assistir ontem à noite, no auditório municipal, à tertúlia “Família, Afetos e Saúde Mental”, inserida na programação da Semana da Família que a Câmara de Barcelos está a promover, desde o dia 13, e que termina amanhã com a realização de um peddy-paper pelo Centro Histórico de Barcelos, que conta com a animação da Banda Plástica de Barcelos.

Moderada pelo vereador do pelouro da Ação Social, António Ribeiro, a tertúlia contou com a participação de António Tomé, do Centro Hospitalar Universitário de Santo António; Marta Lopes, do Grupo de Ação Social Cristã; Eduardo Duque, da Universidade Católica Portuguesa; e Joaquina Castelão, da FamiliarMente – Federação Portuguesa das Associações das Famílias de Pessoas Com Experiência de Doença Mental.

Da conversa e de todas as intervenções dos oradores, ficou o sublinhado de que as relações de afeto contribuem e são um ponto crucial para o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

No fecho da iniciativa, o responsável pelo Pelouro da Ação Social realçou o papel da família na estruturação das crianças e jovens, vincando a importância dos cuidados, dos afetos, da proximidade, da interação, da partilha e do amor, fatores essenciais à essência da condição humana.

António Ribeiro terminou, agradecendo aos participantes as respetivas contribuições para a riqueza e diversidade do debate, e deixou uma palavra de apreço ao público que, em dia de semana, mostrou o seu interesse pelo tema e quase lotou o auditório municipal.

A Semana da Família encerra a programação no sábado, 18 de maio, com um peddy-paper pelo Centro Histórico e com a animação da Banda Plástica de Barcelos. O ponto de encontro é às 9h30, no Theatro Gil Vicente.

Foto: CMB.

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CIM Alto Minho lança convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) abriu uma convocatória para a apresentação de ideias para projetos inovadores que promovam o turismo sustentável no Alto Minho. Esta iniciativa insere-se no projeto europeu FISATUR (Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime), que visa diversificar as atividades económicas das comunidades costeiras através do turismo sustentável. A convocatória, que decorre de 13 de maio a 19 de julho, faz parte de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento e promoção de novas soluções turísticas relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo.

Podem candidatar-se pessoas singulares (maiores de 18 anos) ou coletivas (microempresas ou organizações sem fins lucrativos), que pretendam desenvolver um produto ou serviço turístico inovador relacionado com a pesca, aquacultura ou património marítimo ou projetos que contribuam para a diversificação dos ecossistemas de pesca locais e para o turismo sustentável, alinhados com os princípios do Pacto Ecológico Europeu e da economia azul.

O FISATUR, um projeto europeu que envolve parceiros de Espanha, França e Portugal, procura fomentar soluções de desenvolvimento turístico relacionadas com a pesca, aquacultura e património marítimo como resposta aos desafios do setor. Este projeto iniciou-se em setembro de 2023, com um estudo da oferta e procura de produtos e serviços nos países participantes. Com base nos dados recolhidos, está agora a lançar uma convocatória para projetos e ideias inovadoras. Os participantes selecionados terão a oportunidade de integrar um programa de incubação para promover 10 ideias de projeto por país, beneficiando de um apoio gratuito de capacitação durante sete meses, de 15 de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025.

Os dois melhores projetos de cada país serão premiados e terão a oportunidade de participar numa rota de navegação de catamarã entre França e Portugal, com paragens estratégicas para facilitar intercâmbios B2B (Business to Business) com outras experiências na costa atlântica.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário de candidatura online, disponível no site do projeto, em https://www.fisatur.org/pt-pt/incubadora-de-projectos/. O prazo final para submissão é 19 de julho de 2024, pelas 16 horas. A seleção dos participantes será baseada em vários critérios, nomeadamente na inovação do projeto, impacto ambiental e social, e adequação às necessidades de apoio solicitadas.

As normas de participação podem ser consultadas através do seguinte link: https://www.fisatur.org/wp-content/uploads/2024/05/Rules-Portugal_FISATUR.pdf.

O FISATUR

O FISATUR é um projeto europeu que visa promover a diversificação económica das regiões costeiras através do turismo sustentável, sendo cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA).

Com esta iniciativa, a CIM Alto Minho e os parceiros do projeto procuram impulsionar o desenvolvimento económico das comunidades costeiras, destacando o potencial do turismo para preservar os recursos naturais e culturais do território.

Este projeto representa um importante passo na criação de uma abordagem sustentável para o uso dos recursos costeiros, integrando turismo, pesca e património marítimo numa estratégia de desenvolvimento regional.

Dia do Mar

A convocatória para projetos inovadores no âmbito do turismo sustentável surge numa altura oportuna, com o Dia Europeu do Mar a ser comemorado a 20 de maio. Esta data sublinha a importância de preservar os ecossistemas marinhos e promover atividades que respeitem e valorizem os recursos marítimos. A CIM Alto Minho, com o projeto FISATUR, reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, contribuindo para um futuro mais equilibrado e próspero para as comunidades costeiras.

Imagem: DR.

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Conservatório de Música de Sintra promove Oficina de Teatro gratuita para crianças e jovens

A 15 de junho, sábado, pelas 12h00

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No âmbito da abertura do Curso Básico de Teatro no próximo ano letivo, o Conservatório de Música de Sintra promove uma oficina gratuita de Teatro com a atriz Rute Lizardo (Musgo – Produção Cultural, parceira do Conservatório neste projeto) para crianças e jovens dos 9 aos 14 anos, no sábado, 15 de junho, às 12h00.

O Curso Básico de Teatro (CBT) é uma nova oferta de ensino artístico especializado no sistema educativo português. O seu currículo tem em consideração o Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória, desenvolvendo competências fundamentais na construção de cidadãos mais confiantes, autónomos e conscientes, incluindo as disciplinas de Interpretação, Improvisação (movimento) e Voz. A conclusão do CBT (5º grau) confere ao aluno uma certificação de Nível II do Quadro Nacional de Qualificações.

Para dar a conhecer o curso e esclarecer dúvidas, no dia 15 de junho, sábado, às 12h00, as crianças e jovens interessados terão a oportunidade de experimentar alguns jogos e exercícios teatrais, que remetem para o trabalho a desenvolver ao longo do curso. Paralelamente, à mesma hora, terá lugar uma reunião de pais, para esclarecimento de dúvidas.

As inscrições para a oficina são gratuitas e decorrem nesta página: https://www.conservatoriodemusicadesintra.org/oficina-teatro.html

A abertura do Curso Básico de Teatro no Conservatório de Música de Sintra vem reforçar a oferta educativa oficial, iniciado já em 1982 com o Curso Básico de Música e, mais tarde, com o Curso Secundário de Música.

Foto: CMS.

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