Atualidade
Sintra: Conselho de Cultura debate ambiente e educação

O Conselho de Cultura de Sintra e o Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra reuniram, esta quarta-feira, para o balanço de projetos culturais em 2021 e para debater a ligação entre ambiente, educação e cultura.
“Cultura e Educação – Agir em conjunto”, “Cultura e Ambiente – Uma perspetiva de Futuro” foram os temas de foco da reunião que teve lugar no Centro Cultural Olga Cadaval.
Foi, também, apresentado o balanço do LEFFEST, pelo seu diretor, Paulo Branco, e ainda o balanço do Festival de Música de Sintra 2021 e as linhas gerais do festival para 2022, por Gabriela Canavilhas.
A sessão de abertura esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que elaborou um balanço cultural do concelho, referindo que “esta edição do LEFFEST foi das melhores que se organizou em Sintra, com um programa educativo muito importante”, referindo “a exposição de Ceija Stojka como uma oportunidade única a visitar, uma mostra magnífica que todos os deviam ver”.
O tema da Cultura e Educação e a consensualização da necessidade e da vantagem de agir em conjunto deverá procurar estabelecer uma relação de afeto da comunidade pela cultura e património, desencadeando-se desta forma, um processo de aproximação da população à memória, aos bens culturais, de forma agradável e lúdica, devendo contemplar todos os grupos de idades e ser aplicada a qualquer bem cultural.
Em Sintra, projetos como a ETerna Biblioteca – Encontro de Professores e Educadores sobre Bibliotecas Escolares, Programa “Os Escritores vão à Escola”, Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, Projeto Orquestras Escolares de Sintra são projetos de expressão dramática, de intervenção pedagógica e/ou social que privilegiam a relação entre a escola e a cultura.
Basílio Horta salientou que “a educação e cultura estão intimamente ligados e são uma prioridade absoluta da autarquia. a vida cultural está a espalhar-se para as escolas, o que é um desafio para todos, mas que torna este tema com um imenso potencial”.
Numa definição simplificada, a Cultura é assumida como conjunto de valores, ideias, conhecimentos, costumes, símbolos, entre outros, associado a um grupo social e/ou a uma nação, sendo fator identitário e de coesão. É como uma bagagem que é transmitida de geração em geração por intermédio das formas de estar e de viver e conviver. Ora esse conjunto único de valores é construído num ambiente próprio e por meio da sua história, que são o seu ecossistema natural para se desenvolverem. Essa circunstância faz com que as questões de conservação do meio ambiente se imponham desde logo enquanto recurso fundamental para que a cultura seja transmitida e se perpetue.
Nestas matérias, e tendo por objetivo concorrer para o incremento da cultura ambiental, a Câmara Municipal de Sintra tem diversificado propostas com uma relação mais ou menos direta ou imediata, mas que são terreno para fazer germinar maior consciência ecológica, maior cidadania, maior identificação com o território onde se vive e convive. Exemplo disso são os projetos Eco-Escolas, Kids Dive, Projeto de criação da Área Marinha Protegida em Sintra, Escola da Floresta Bloom, Sintra Ambiquiz, Peixes Nativos e 3 temas, 3 rotas.
O Conselho Municipal de Cultura tem como missão promover o diálogo e a cooperação entre a autarquia, os agentes culturais do concelho e personalidades de reconhecido mérito cultural, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das atividades culturais do município de Sintra.
O Conselho de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra – Património Mundial foi criado por deliberação da Câmara Municipal de Sintra, em concertação com a Parques de Sintra Monte da Lua, SA, sendo um órgão consultivo que assegura a participação científica e cívica da comunidade local no desenvolvimento de uma paisagem cultural sustentável e participada.
Foto: CMS.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação