Atualidade
O que vão os Portugueses comprar na Black Friday?
KuantoKusta faz a antevisão da peak season e responde: Smartphones, tv’s, frigoríficos e portáteis no topo das pesquisas dos consumidores

Os produtos de tecnologia e eletrodomésticos continuam a liderar a lista de preferências dos consumidores portugueses e vão dominar as compras da próxima Black Friday, com destaque para os smartphones (21,5%), TV’s (11%), frigoríficos (7,3%) e portáteis (6,1%), revela uma análise do KuantoKusta aos produtos mais procurados pelos portugueses entre 1 de janeiro e 31 de outubro.
Os telemóveis voltam à dianteira das preferências dos consumidores portugueses, depois de um ano marcado pela corrida aos computadores para fazer face às necessidades de um dia a dia mais digital – os portáteis foram a categoria mais procurada em 2021, com uma quota de 12,1%.
Top categorias mais procuradas em 2022 (até 31 de outubro):
Smartphones (21,5%)
TVs LED-LCD (11%)
Frigoríficos (7,3%)
Portáteis (6,1%)
Smartwaches (5,9%)
Máquinas de lavar louça (4,5%)
Monitores para PC (4,1%)
Máquina de lavar roupa (4%)
Tablets (3,6%)
Fornos (3,4%)
Placas de fogão (3,2%)
Auriculares (3%)
Exaustores (3%)
Tapetes (2,8%)
Ração para cão (2,5%).
Segundo a mesma análise, do maior comparador de preços em Portugal, a tecnologia domina as pesquisas dos consumidores mais jovens (18-24), com os smartphones, portáteis e monitores a ocupar o pódio.
Já na faixa dos 35 aos 44 anos, os eletrodomésticos disputam a atenção dos utilizadores. Os frigoríficos, máquinas de lavar loiça, pequenos eletrodomésticos e artigos de casa e decoração também têm maior expressão nos consumidores das faixas etárias mais avançadas.
Entre 17 e 27 de outubro, verificou-se um aumento de mais de 20% nas visitas ao site do KuantoKusta, o que comprova “o crescente cuidado em fazer compras informadas e ao melhor preço, mesmo antes das promoções desta época arrancarem”, explica Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta.
“A peak season já está a decorrer, ainda que numa fase inicial. Tal como nos últimos dois anos, a tendência é de diluição da procura ao longo do mês de novembro, sendo que já não temos apenas um dia de Black Friday, mas um Black November.”, revela o mesmo responsável.
PLAYSTATION 5 é o artigo mais cobiçado e o mais difícil de comprar
No top de produtos mais desejados pelos consumidores, a Playstation 5 ocupa o primeiro lugar, apesar de esgotada nos principais lojistas.
Desde o lançamento da consola da SONY, em 2020, não houve stock para responder à quantidade de encomendas e a escassez e inflação de preços que daí resultou, mantém-se até hoje.
Top de produtos mais procurados em 2022 (até 31 de outubro):
Sony PlayStation 5 825GB SSD
TV Silver 32″ LE-495523 LED HD
Xiaomi Fritadeira Mi Smart Air Fryer MAF02 – 3.5L
Xiaomi Mi Box S Android TV
Samsung Galaxy A53 5G 6.46″ Dual SIM 6GB/128GB Black
Apple iPhone 13 128GB Midnight (Desbloqueado)
Electronia Fritadeira AF-89
TV Xiaomi 55″ Mi TV P1 LED Smart TV 4K
TV Xiaomi 32″ Mi TV P1 LED Smart TV HD
Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 6.67″ Dual SIM 6GB/128GB Graphite Grey
TV LG 55″ C14 OLED Smart TV 4K
Samsung Galaxy A52s 5G 6.5″ Dual SIM 6GB/128GB Awesome Black
iPhone 13 5G 6.1″ 128GB Midnight
Xiaomi Mi TV Stick
TV Xiaomi 43″ Mi TV P1 LED Smart TV 4K
Segundo o KuantoKusta, para além dos artigos tecnológicos que lideram as pesquisas dos consumidores – nomeadamente, telemóveis e televisores -, os produtos de uso recorrente surgem com cada vez mais destaque, o que reflete novos hábitos de consumo adquiridos durante o período pandémica e a crescente preocupação com os preços, resultante do aumento da inflação e do custo de vida.
Foto: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares