Connect with us

Atualidade

Ricoh celebra mês Europeu da Cibersegurança com entrega de prémios de concurso de fotografia

“My safe place: keep the present, protect the future.” foi o mote da segunda edição do concurso de fotografia da Ricoh e também para um evento, no Mission to Escape, em Lisboa, para falar da importância da segurança online

Publicado

on

A Cibersegurança é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje, cuja importância cresceu com a pandemia e as novas formas de trabalho. No mês em que se sensibiliza para a temática, a Ricoh Portugal reuniu especialistas para falar sobre o tema, no Mission to Escape, em Lisboa, onde os convidados foram desafiados para um jogo, cujo objetivo era travar um ciberataque.

“A Ricoh, como empresa de serviços digitais, está cada vez mais atenta às questões relacionadas com a cibersegurança, que é, atualmente, uma parte muito importante do nosso trabalho. Nunca falamos tanto em segurança e é necessário dar resposta a esta problemática. Atualmente, temos equipas e ferramentas disponíveis para nos ajudar a enfrentar os desafios desta nova era digital”, referiu Jesus Centeno, Country Manager da Ricoh Portugal. Já Paulo Morais, Diretor-Geral da Pamafe, a Ricoh Company, salientou que os ciberataques continuam a aumentar e é necessário dar-lhes a devida importância: “Há grandes empresas a parar devido a ciberataques, o que as prejudica financeiramente; e se algumas empresas têm estrutura para fazer face a esta situação, uma PME pode não o ter e isso terá um impacto não só empresarial, como social. Daí ser importante minimizar o potencial de risco, porque há forma de prevenir e mitigar os danos”.

João Cupertino, Responsável de Cibersegurança da Pamafe, a Ricoh Company, não tem dúvidas que “os ataques vão continuar a acontecer e afetar inúmeras empresas”, ainda que em 2019, apenas 8% tenham declarado ter sofrido este tipo de incidentes, segundo dados do CNCS. “Existem um conjunto de boas práticas, que devem ser adotadas, quer na infraestrutura de uma empresa, quer nas nossas vidas pessoais, e muitas podem ser aplicadas de forma simples”, referiu, acrescentando que tem observado um aumento do grau de maturidade das empresas nacionais, demonstrado em particular pela maior atenção e preocupação com medidas de controlo e governação da arquitetura de segurança. Salienta ainda que tem registado um aumento da procura de serviços para apoiar na deteção e resposta a incidentes, bem como para reforçar a capacidade e velocidade de recuperação dos dados e sistemas na sequência de um ataque, o que mostra a crescente preocupação com este tipo de riscos.

No mesmo evento, a Ricoh entregou, ainda, os prémios aos três vencedores do concurso: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1º prémio) a Marta Oliveira com a imagem “Pequeno ribeiro no Peneda-Gerês [ndr: na foto de destaque]; um curso de fotografia no IFP (2ª prémio) a Bebiana Matos, com a foto “O sítio especial”; e um Voucher da Amazon no valor de 100 euros (3º prémio) a Luísa Currito, com a imagem “A beleza do cais ao final do dia”.

Foto: RICOH.

Continuar a ler
1 Comment

1 Comments

  1. Adelaide Carvalho

    Novembro 4, 2022 at 6:22 pm

    Muitos parabéns Martinha, prêmio muito bem atribuído ❤️

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos promove 3º Encontro “POETA À SOLTA”

Publicado

on

O encontro já está marcado. A edição do “Poeta à Solta” deste ano vai acontecer a 18 e 19 de outubro, na Biblioteca Municipal, e resulta de uma parceria do Município de Barcelos com o projeto editorial Officium Lectionis, com coordenação científica da Cátedra de Sophia (da Universidade Católica do Porto).

Esta terceira edição do Encontro Poeta à Solta, que vai evocar Luiz Vaz de Camões, o poeta da grande epopeia dos Descobrimentos, traz até Barcelos oito personalidades das letras portuguesas:  António Cândido Franco, Ilda Figueiredo, Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas, Ricardo Fonseca Mota, Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe.

Ainda no âmbito do 3º Encontro “Poeta à Solta”, é inaugurada no dia 18, às 19h00, a exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos, com curadoria de Felícia de Sousa. A exposição vai ficar patente na Biblioteca Municipal até 28 de novembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h00 às 12h30.

Programa – Encontros de Poesia

A programação do 3º Encontro “Poeta à Solta” decorre na Biblioteca Municipal de Barcelos, sexta-feira ao final da tarde e sábado ao longo do dia.

18 out.| sexta-feira

17h00 | Abertura

17h30 | Sessão com António Cândido Franco e Ilda Figueiredo \\ conversa e leituras  

19h00 | Inauguração da exposição “A substância do tempo”, de Agostinho Santos \\ conversa e leituras

19 out. | sábado

16h00 | Sessão com Carina Anselmo Valente, Francisco Vinhas e Ricardo Fonseca Mota \\ conversa e leituras

17h45 | Intervalo

18h15 | Evocação da memória de Camões: Hélder Moreira, Jorge Melícias e Valter Hugo Mãe (conversa e leituras)

19h45 | Encerramento.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Adjudicada por 12,2 milhões de euros ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira

Publicado

on

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, em reunião ordinária, a adjudicação e a minuta de contrato da empreitada “Lote 1 – Reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira – Viana do Castelo” por um montante superior a 12,2 milhões de euros, obra financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A reabilitação, com um prazo previsto de 540 dias (18 meses) de execução, foi alvo de um concurso público internacional, e vai permitir o aumento da capacidade da escola, de 24 para 28 turmas, melhoria das condições físicas dos espaços para os alunos com multideficiência, acessibilidades, melhoria da eficiência energética, segurança contra incêndios e das condições gerais do uso do edifício na componente letiva.

Recorde-se que, em finais de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência de duas empreitadas para as escolas, no valor de 16 milhões, para o Lote 1 – Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e o Lote 2 – Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros.

O Lote 2, referente à Escola Dr. Pedro Barbosa, ascende a 5.304.245 euros, sendo que o prazo de execução da obra é de 450 dias (15 meses).

No caso desta escola, o programa executado foi de encontro às suas necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva. Propõe-se ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar.

O concurso do PRR Escolas Novas ou Renovadas tem como objetivo a modernização e requalificação de estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário, identificados como necessitando de intervenção prioritária, por todo o País. A nível nacional o valor afeto a este procedimento é de 450 milhões de euros. 

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município avança com reabilitação da Casa dos Castilhos em Aguim

Publicado

on

O Município de Anadia lançou o concurso público para a reabilitação da “Casa dos Castilhos – Casa Abrigo”, no lugar de Aguim, com o preço base de 702.465,64€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 12 meses. A deliberação foi tomada na reunião de executivo no passado dia 10 de outubro.

O projeto prevê a execução de trabalhos de alteração e remodelação do edifício existente, tendo em vista a instalação de uma “Casa Abrigo”, mantendo toda a estrutura exterior e adaptando o interior ao novo programa a implementar. O objetivo é disponibilizar soluções de alojamento de emergência ou de transição destinadas a pessoas que se encontram em situações de risco ou de emergência.

A intervenção resulta de uma candidatura apresentada, ao abrigo da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a qual mereceu aprovação, por parte do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana, e que irá financiar a realização do projeto.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas