Connect with us

Atualidade

Temporada de Música volta aos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz

14 de outubro a 5 de novembro de 2022

Publicado

on

Neste outono, a música, elemento central na vida cultural da corte, volta a aquecer os serões dos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e de Queluz, evocando as suas antigas vivências. Entre 14 de outubro e 5 de novembro, artistas reconhecidos nacional e internacionalmente fazem destes Palácios o seu palco e oferecem ao público experiências únicas que aliam música e património. Ao todo, são oito concertos, um deles dirigido especialmente às famílias, que percorrem três séculos – XVII, XVIII e XIX − que deram ao mundo compositores como Bach, Vivaldi, Gluck, Mozart, Beethoven, Dvořák ou Mahler. Génios que eternizaram as sonoridades do Barroco e do Romantismo, cujas obras são viagens no tempo e no espaço.

A Temporada de Música da Parques de Sintra, com direção artística de Massimo Mazzeo e organização conjunta com a Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal, inclui, ainda, uma masterclass organizada em parceria com o prestigiado Centre de Musique Baroque de Versailles.

O romântico Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena acolhe dois concertos desta Temporada de Música. A abrir o programa, a 14 de outubro, ali atuam os Portuguese Chamber Soloists, com o concerto “Os grandes compositores para sopros e piano”. Apresentando obras de Mozart, Schubert, Beethoven, o ensemble de câmara reviverá os serões musicais que D. Fernando II organizava para os seus convidados, no século XIX.

No dia 21 de outubro, evocam-se as soirées musicais promovidas pelo Rei-Artista na Pena. O pianista João Paulo Santos convida Susana Gaspar (soprano), Patrícia Quinta (mezzo soprano) e Lurdes Carneiro (fagote) para um concerto dedicado à “Boémia – Conservatório da Europa”, cujo alinhamento integra peças de compositores determinantes para a estética musical europeia do século XIX, como Dvořák e Mahler.

No coração da vila, o milenar Palácio Nacional de Sintra é outros dos palcos incontornáveis desta Temporada de Música. Centro de um território gerido pelas Rainhas de Portugal, não podia haver melhor cenário para o concerto “Parnaso no Feminino”, do agrupamento Le Concert de l’Hostel Dieu, que acontece a 15 de outubro, na Sala dos Cisnes. Realizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022, este concerto será uma oportunidade para conhecer obras de várias compositoras do Iluminismo, com destaque para Elisabeth-Claude Jacquet de la Guerre, protegida do rei Luís XIV.

No esplendoroso Palácio Nacional de Queluz, verdadeiro ícone do estilo Barroco, decorrem cinco concertos desta Temporada de Música. A 22 de outubro, na Sala do Trono, o violinista Erich Hobart e o cravista Aapo Häkkinen apresentam um programa imperdível para os fãs de Johann Sebastian Bach: as seis sonatas para violino e cravo obbligato deste compositor que marcou o século XVIII.

No Auditório do Palácio Nacional de Queluz, entre 25 e 27 de outubro, das 10h00 às 18h00, decorrem as sessões da masterclass “Charpentier: Missas e Motetos”, sob a orientação do reconhecido maestro e pedagogo, especialista em técnica vocal e Música Antiga, Fabien Armengaud. Trata-se de uma iniciativa igualmente organizada no âmbito da Temporada Portugal-França 2022.

No dia 28 de outubro, novamente na Sala do Trono, atua o agrupamento Le Concert de la Loge, também com o apoio da Temporada Portugal-França 2022. “No Salão do Palais Royal” transporta o público para as vésperas da Revolução Francesa e é uma homenagem à música dos salões que caracterizou este tempo, em que se destacaram compositores como Sacchini, Gluck, Lemoyne e Vogel. Do alinhamento faz parte um concerto para piano, uma sinfonia de salão e árias de ópera francesas da época.

No dia 30 de outubro, na mesma sala, há concerto para famílias. Num formato especialmente concebido para o público mais jovem, a Orquestra Divino Sospiro apresenta ‘Dom Quixote no Casamento de Comacho’, de Georg Philipp Telemann. O compositor inspirou-se no famoso personagem de Cervantes, para criar uma divertida serenata que pega no episódio do casamento de Comacho com Quitéria.

A 4 de novembro, Stefania Neonato regressa à Sala da Música do Palácio Nacional de Queluz para trazer de novo à vida o raro pianoforte histórico deste palácio, num programa intitulado “Pianistas itinerantes e a criação da Europa” que percorre obras de Bomtempo, Beethoven e Clementi, construtor do instrumento que o público ouvirá tocar.

A encerrar esta Temporada de Música, no dia 5 de novembro, a Orquestra Divino Sospiro e o Nova Era Vocal Ensembre, apresentam “Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo”, na Sala do Trono. Fora do âmbito dos concertos instrumentais, pelos quais é sobejamente conhecido, Antonio Vivaldi também compôs música sacra. Neste concerto, o público é convidado a explorar uma faceta menos conhecida do célebre compositor de “As Quatro Estações”.

Os bilhetes para a Temporada de Música podem ser adquiridos na bilheteira online da Parques de Sintra ou nas bilheteiras físicas dos espaços geridos pela empresa.

Temporada de Música da Parques de Sintra 2022

Agenda

14 outubro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional da Pena | Salão Nobre

PORTUGUESE CHAMBER SOLOISTS

“Os grandes compositores para sopros e piano”

15 outubro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional de Sintra | Sala dos Cisnes

LE CONCERT DE L’HOSTEL DIEU

“Parnaso no feminino”

21 outubro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional da Pena | Salão Nobre

JOÃO PAULO SANTOS E AMIGOS

“Boémia – Conservatório da Europa”

22 outubro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ERICH HOBART E AAPO HÄKKINEN

“Seis sonatas de Bach”

 25, 26 e 27 outubro 2022 | 10h00 > 18h00 | Palácio Nacional de Queluz | Auditório

FABIEN ARMENGAUD

Masterclass “Charpentier: Missas e Motetos”

28 outubro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

LE CONCERT DE LA LOGE

“No Salão do Palais Royal

30 outubro 2022 | 19h00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO

Concerto para famílias ‘Dom Quixote no Casamento de Comacho’

4 novembro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala da Música

STEFANIA NEONATO

“Pianistas itinerantes e a criação da Europa”

5 novembro 2022 | 21h00 | Palácio Nacional de Queluz | Sala do Trono

ORQUESTRA DIVINO SOSPIRO E NOVA ERA VOCAL ENSEMBRE

“Sacro Vivaldi – a música sacra do padre ruivo”

Preçário:

– Bilhete 1 concerto: 15€

– Bilhete de ciclo (8 concertos): 108€

Masterclass:

– Requer inscrição e pagamento prévios.

Bilhetes à venda online em www.parquesdesintra.pt e nas bilheteiras físicas da Parques de Sintra.

Para maiores de 6 anos.

Após o início do espetáculo, não é permitida a entrada na sala.

Não haverá lugar ao reembolso do valor dos bilhetes devido a atraso ou falta de comparência, salvo em caso de alteração de data ou de cancelamento do evento.

Foto: Luís Duarte.

Atualidade

Câmara de Barcelos distribui ecobags para aumentar reciclagem

Publicado

on

O Município de Barcelos está a dinamizar uma campanha de sensibilização para aumentar a reciclagem de resíduos urbanos. Nesse sentido, a partir de segunda-feira (13 de maio) vão começar a ser distribuídos, gratuitamente, aos munícipes conjuntos de 3 ecobags do sistema trifluxo – verde, azul e amarelo – para que todos possam melhorar a separação seletiva dos resíduos que produzimos em casa. Esta é uma forma de todos podermos colaborar, de maneira simples e eficaz, na valorização de resíduos, contribuindo para um Ambiente mais limpo, para a sustentabilidade do planeta em que vivemos e para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pela União Europeia.

Para receber o seu conjunto de 3 ecobags, deverá solicitar informação à Junta de Freguesia da sua residência. No caso das pessoas residentes na freguesia de Arcozelo e União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha (S. Martinho e S. Pedro), a entrega funcionará na entrada do Estádio Cidade de Barcelos, de 13 a 25 de maio, das 10h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 14h00, aos sábados.

Os interessados deverão fazer-se acompanhar da fatura de resíduos da sua residência, como forma de que os ecobags cheguem ao maior número de casas possível.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos marca encontro com o “fiel amigo”

Fim de Semana do Bacalhau em 41 restaurantes

Publicado

on

O Fim de Semana do Bacalhau está de volta a Barcelos e a edição deste ano, que se realiza de 17 a 19 de maio, conta com a participação de 41 unidades de restauração de todo o concelho. Como é sabido, há mil e uma maneiras de confecionar o “fiel amigo” e cada restaurante vai dar o seu melhor para agradar às centenas de comensais que não vão perder esta bela oportunidade de saborear uma das iguarias mais afamadas da Cozinha Tradicional Portuguesa.

À mesa, os restaurantes aderentes vão levar pratos como bacalhau com broa, grelhado na brasa, assado no forno, gratinado, na caçarola, com natas, bacalhau recheado e outras mais formas de o confecionar, conforme a arte e a imaginação de cada cozinheiro.

O Fim de Semana do Bacalhau, além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, tem também como objetivo atrair mais clientes aos estabelecimentos de restauração barcelenses, promovendo desta forma a economia local. Simultaneamente, potencia a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.

Esta iniciativa inclui também, no dia 19 de maio, entre as 8h30 e as 13h00, a realização do percurso “Pelos trilhos do Caminho de Fátima”, integrado na programação de Touring 2024.

Restaurantes Participantes:

Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’ Armanda (Silva); ); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol: Convocatória de Sub-18 masculinos

Publicado

on

Tendo em vista a preparação da Seleção Nacional de Sub-18 Masculinos para a Fase Final do Campeonato da Europa, a realizar de 10 a 21 de julho de 2024 nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, a equipa técnica liderada por Diogo Rosa convocou os seguintes atletas para os treinos regulares, que se iniciam hoje na Escola Secundária Carolina Michaelis, no Porto:

AA Espinho

João Máximo França

Luís Candeias

Tiago Ferradaz

Castêlo da Maia GC

Alexandre Colaço

CV Oeiras

Leandro Prey

Pedro Abecasis

Esmoriz GC

Rafael Pinto

GC Vilacondense

Pedro Ferreira

Leixões SC

André Leal

Francisco Pinho

Gabriel Pereira

Rodrigo Fernandes

SC Espinho

Miguel Pedro Pereira

Ricardo Pedrosa

Vasco Dias Cardoso

SL Benfica

Diogo Brás

Vasco Lopes

SO Marinhense

Aleksandr Barbazyak

VC Viana

Afonso Felgueiras

Duarte Monteiro

A Fase Final do Europeu de Sub-18 realiza-se nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv, de 10 a 21 de julho de 2024, e Portugal integra o grupo do organizador (Pool I), constituído pelas seleções de Bulgária, Polónia, França, Turquia, Finlândia, Áustria e Ucrânia.

A Bulgária, que é o anfitrião do Europeu de Sub-18 e recebe também a primeira edição do Mundial de Sub-17 (24 a 31 de agosto), é a atual vice-campeã europeia de Sub-17 enquanto a Polónia foi 5º classificada nessa competição de 2023; a França foi vice-campeã e a Bulgária foi 3ª classificada, a Polónia 8ª classificada e a Finlândia 10ª classificada no último Europeu de Sub-18, em 2022.

A Pool II, igualmente constituída por oito equipas, será formada pela campeã europeia Itália, a Chéquia, a Bélgica, a Eslovénia, a Grécia, a Roménia, a Espanha e a Estónia.

Diogo Rosa, Selecionador Nacional, reconhece que “será um grupo duro, certamente, mas foi isso que nos propusemos quando definimos como objetivos estar na fase final do Campeonato da Europa, o que significaria estar entre os melhores. É isso mesmo que vamos encontrar. Vamos defrontar os melhores, mas esse tem de ser o nosso objetivo: andar a disputar as fases finais e lutar com as melhores seleções da Europa, tentando ganhar algum espaço entre elas e, eventualmente, sedimentar um bocadinho a nossa posição entre os melhores da Europa. Tem de ser esse o nosso objetivo. O nosso grupo saiu do apuramento com uma ambição muito grande e uma vontade enorme de trabalhar e vamos aproveitar o tempo que temos para nos prepararmos o melhor possível. Nestes confrontos duríssimos que se avizinham, a nossa posição vai continuar a ser essa: batermo-nos sempre pelos melhores resultados para trazer para Portugal a melhor classificação possível“.

Com a qualificação dos Sub-18 Masculinos para a fase final do Campeonato da Europa, subiu para cinco (e poderão vir a ser seis*) as seleções nacionais que conseguiram, recentemente, o apuramento para as respetivas fases do Campeonato da Europa: Sub-18 Masculinos, Sub-20 Femininos, Sub-22 Femininos, Sub-22 Masculinos e Seniores Masculinos, sendo que a de Seniores Femininos ainda vai disputar a fase de qualificação.

A Fase Final do Europeu de Sub-18 masculinos realiza-se de 10 a 21 de julho de 2024, nas cidades búlgaras de Sófia e Plovdiv.

Foto: FPV.

Continuar a ler

Mais lidas