Connect with us

Atualidade

Sintra assinala centenário de José Saramago

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Centenário do escritor, e nobel da literatura, José Saramago com a realização de diversas iniciativas culturais de outubro de 2022 a abril de 2023.

Teatro, bailado, tertúlias, roteiros e animação do livro e da leitura, são algumas das atividades que a autarquia de Sintra preparou para comemorar o centenário do nascimento do escritor português.

Nascido a 16 de novembro de 1922, José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura em 1998 e galardoado com o Prémio Camões em 1995, um dos maiores prémios de língua portuguesa. Autor de mais de 40 títulos, o escritor faleceu a 18 de junho de 2010, deixando uma vasta herança literária e um legado que enriquece a cultura portuguesa.

Programação

2022

UM MÊS COM SARAMAGO… Nas Bibliotecas Municipais de Sintra

“À conversa com”

Data a definir, Biblioteca Municipal de Sintra

Uma conversa informal sobre a vida, obra e legado de José Saramago, com Zeferino Coelho, editor das suas obras e Afonso Cabral, vencedor da edição de 2019 do Prémio Literário José Saramago, com o romance Pão de Açúcar e atual Presidente da Fundação Eça de Queirós. A mediação caberá a Miguel Real, ensaísta e escritor.

Leituras em Família – Filmes na Biblioteca

15 outubro, 16h00 | Biblioteca Municipal de Sintra

“A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e do realizador Juan Pablo Etcheverry

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

Narrado pelo próprio José Saramago, este filme de animação tem a banda sonora de Emilio Aragón que pela mesma recebeu o Prémio Amigos da Música de Badalona para a Melhor Música Original. Após visionamento do filme será abordada a importância do respeito pela natureza, com a sugestão para que cada família crie e construa uma flor, com diversos materiais recicláveis.  Essas flores ficarão em exposição na Biblioteca, até 16 de novembro.

Conto/Ateliê – “A Maior Flor do Mundo”, adaptação do conto de José Saramago

16 de outubro a 16 de novembro | Bibliotecas Municipais de Sintra

“A Maior Flor do Mundo”, foi o primeiro livro infantil de José Saramago, publicado originalmente em 2001. Nesta história, o escritor entra no livro e transforma-se a si próprio em personagem, lançando questões importantes até sobre a sua capacidade de escrita. Saramago questiona-se se conseguiria, algum dia, escrever uma história para crianças, recorrendo à simplicidade da linguagem que essa literatura exige.

Após a leitura do conto, abordar-se-ão as questões relativas aos cuidados a dispensar às plantas e animais e ao respeito pela natureza, propondo que os participantes, criem flores com materiais recicláveis, inspirados na história.

Cronologia Biobibliográfica de José Saramago

Cronologia virtual a ser divulgada na Base Bibliográfica (BIBLIONET) e nos espaços das Bibliotecas Municipais de Sintra, com informação sobre a vida e obra do autor, que servirá como guia/orientador para a leitura da sua bibliografia. O resultado será uma linha cronológica com a “capa” das suas obras/livros, imagens do escritor e outras, bem assim como das etapas mais marcantes da sua vida.

Um livro de Saramago…

Uma obra/livro em destaque por semana, nas Bibliotecas Municipais de Sintra.

Leituras de Saramago às escuras…

Os livros serão embrulhados em papel, para surpreenderem os seus leitores, proporcionando um momento de descoberta ou novas possibilidades de leitura.

Bailado “Memorial do Convento”

6 novembro, 16h00 | Centro Cultural Olga Cadaval

Bailado em 3 atos pela Dança em Diálogos, baseado na obra homónima de José Saramago. Histórias outrora relatadas pela escrita intensa, hábil e perturbadora de Saramago, eis que surge uma adaptação multidisciplinar que ilustra a contemporaneidade inesgotável de uma obra única, que aqui se revela pela palavra tornada dança. E assim…Era uma vez o bailado Memorial do Convento.

Apoio Institucional da Fundação José Saramago.

2023

Nuestros Nombres

25 de março, 21h00 | Centro Cultural Olga Cadaval

Obra coreográfica em coprodução com a Companhia Nacional de Bailado e com o apoio da Fundação Saramago, integrando as celebrações oficiais do Centenário de José Saramago

Teatro “Memorial do Convento”

18 a 20 de abril, 11h00 e 15h00 | Centro Cultural Olga Cadaval

Adaptação dramatúrgica, sem alterar as palavras do autor da obra literária, assenta num trabalho de reescrita, seleção dos excertos significativos, criação de diálogos implícitos no texto literário, criação de tempo e espaço dramáticos. Em suma, uma reescrita que traduz uma concentração da narrativa e das personagens e uma condensação do espaço, do tempo e da linguagem literária. Pela Éter Produção Cultural.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas