Atualidade
Associação Portuguesa de Mutualidades promove a transição digital em protocolo com A2D Consulting
Protocolo EUSOUDIGITAL assinado hoje

Com o intuito de potenciar o impacto positivo que a digitalização e a tecnologia têm na promoção do progresso social e económico, a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) assinou hoje um protocolo com a A2D Consulting (entidade que concebeu e executa o MUDA), em linha com o Plano de Ação para a Transição Digital, que se assume como o motor de transformação do país.
O MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, ao lado do Estado Português e da Caixa Geral de Depósitos é o responsável pelo programa EUSOUDIGITAL, que pretende combater e erradicar a iliteracia de mais de um milhão de portugueses. Dados do INE/Eurostat demonstram que dois em cada dez portugueses nunca utilizou a internet, o que representa em 2020, 18% da população (comparativamente a 9% na União Europeia). “Por esse motivo, é urgente promover ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet, com a ajuda de milhares de voluntários, apoiados em mais de 1500 centros em todo o País”, afirma a associação em nota.
Por ser uma federação de associações mutualistas, a APM – RedeMut contribui para uma cidadania ativa, que é um dos objetivos centrais do mutualismo e das mutualidades, que diariamente apoiam a capacitação dos seus membros e da comunidade em geral.
“Corporizando a vontade e a união de esforços bem como a partilha de uma visão de uma sociedade evoluída, assente numa cidadania ativa, inclusiva e participativa, no âmbito da qual os cidadãos possam beneficiar das vantagens proporcionadas pelos serviços digitais das empresas e do Estado e reconhecendo a importância do aumento da inclusão digital em Portugal nos próximos anos, a APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades em parceria com o MUDA comprometem-se a desenvolver os seus melhores esforços para criar as condições e desenvolver os meios necessários para a realização de iniciativas que permitam atingir os objetivos traçados no Programa EUSOUDIGITAL – dando-se especial enfoque nas matérias de confiança e segurança na utilização da internet por parte dos adultos a serem capacitados”, pode ler-se no protocolo assinado.
Desta forma, a APM – RedeMut torna-se Entidade Parceira do Programa de Capacitação Digital de Adultos EUSOUDIGITAL e compromete-se a divulgar o programa e os materiais educativos, a dar apoio à implementação de Centros EUSOUDIGTAL nas suas mutualidades e a fazer o levantamento das necessidades de capacitação digital dos trabalhadores das mutualidades e dos associados.
A organização EUSOUDIGITAL dará apoio na implementação dos Centros através de sessões com caráter operacional – on-boarding – dirigidas ao coordenador e mentores associados a cada Centro.
Financiado pelo Portugal 2020 e pela União Europeia, o programa EUSOUDIGITAL prevê a abertura de Centros, que têm por objetivo a criação de parcerias na comunidade. O modelo operacional desenhado no âmbito deste projeto prevê que mentores voluntários e alunos se encontrem para uma sessão gratuita de aproximadamente 2h. Cada Centro identifica a pessoa que poderá ser o responsável pelo Programa EUSOUDIGITAL e convida 20 pessoas a serem mentores no seu espaço ou no espaço de algum parceiro local.
Além de ligar pessoas, combater o isolamento e facilitar a vida da população mais idosa, a transição digital é um dos fatores imprescindíveis para acelerar o crescimento económico do país. O objetivo de todos é tornar Portugal mais avançado, inclusivo e participativo, criando uma geração de novos digitais.
Em suporte à gestão da operação desenvolvemos uma plataforma que permite aos mentores registarem-se e aceder aos conteúdos que orientam a sessão de aprendizagem.
Saiba mais através de: www.eusoudigital.pt .
A Associação Portuguesa de Mutualidades (APM – RedeMut) nasceu da iniciativa de 24 associações mutualistas portuguesas*, que uniram esforços em torno do objetivo comum de prestar cuidados de saúde aos seus associados. Além dos cuidados de saúde de qualidade – com tempos de espera record que podem inclusivamente ajudar o Serviço Nacional de Saúde – as mutualidades também garantem proteção social aos seus membros.
Segundo dados do observatório mutualista de 2018, as associadas da APM – RedeMut apoiaram 1792 pessoas e 480 famílias em respostas de família e comunidade; 639 crianças e jovens (creches, pré-escolares e ATL); 539 pessoas idosas (ERPI e centros de dia) e 54 pessoas vítimas de violência doméstica.
Desde setembro de 2021 que integra o Conselho Nacional para a Economia Social (CNES), uma grande conquista de quem já tem uma voz ativa no setor e já fazia parte, desde 2018, do Conselho Económico e Social (CES) e da Confederação Portuguesa para a Economia Social (CPES).
*Benéfica e Previdente, Beneficência Familiar, Lacobrigense, Mutualidade da Moita, Previdência Portuguesa, Vilanovense, CSC – ASMECL, ASM Ponta Delgada, Montepio Nossa Senhora da Nazaré, Associação Mutualista Montepio, ASM João de Deus, União Mutualista N.S da Conceição, Mutualidade Popular, Montepio Rainha D. Leonor, Casa da Imprensa, ASM 4 de setembro de 1862, Associação Mutualista Freguesia de Vilar, MONAF, MUSSOC, AME Associação Mutualista dos Engenheiros, Lutuosa de Portugal, ASM Fúnebre Familiar de Ambos os Sexos de Pedroso.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação