Connect with us

Atualidade

Sintra: Chalet da Condessa d’Edla recebe Conferência-Concerto “D. Fernando II e Elise Hensler”

Publicado

on

“D. Fernando II e Elise Hensler” é o mote da Conferência-Concerto que o Chalet da Condessa d’Edla recebe no dia 24 de setembro, às 17h00, integrado na programação da 56ª edição do Festival de Sintra.

A conferência será realizada após uma visita guiada ao Chalet e jardins circundantes, local icónico representativo da intimidade e cumplicidade entre D. Fernando II e Elise Hensler, que terá início pelas 16h30.

Nesta iniciativa do Festival de Sintra, a conferencista Luísa Cymbron irá abordar como a música se tornou a musa romântica do Rei Artista, acompanhada pelo pianista João Paulo Santos e pela soprano Carla Caramujo, que interpretará algumas árias do reportório de Elise Hensler, Condessa d’Edla.

Luísa Cymbron realizou toda a sua formação académica em Musicologia na Universidade NOVA de Lisboa, universidade na qual também ensina desde 1986 e onde se doutorou em 1999 com a tese “A Ópera em Portugal (1834-1854): o sistema produtivo e o repertório nos teatros de S. Carlos e de S. João”. As suas áreas de interesse são a música em Portugal no século XIX, a receção do repertório italiano e francês em Portugal e as relações musicais com o Brasil, durante o mesmo período.

Sendo, hoje, uma das mais destacadas sopranos da sua geração, a soprano Carla Caramujo venceu os Concursos Nacional Luísa Todi, Musikförderpreis der Hans-Sachs-Loge (Nuremberga), Chevron Excellence, Ye Cronies e Dewar Awards (Reino Unido). É licenciada e mestre pelas Guildhall School of Music and Drama de Londres e Royal Conservatoire of Scotland, sendo uma Samling Artist.

Nascido em Lisboa, João Paulo Santos concluiu o curso superior de piano no Conservatório Nacional desta cidade na classe de Adriano Jordão. A sua carreira atravessa os últimos 40 anos da história do Teatro de São Carlos, onde principiou como correpetidor e maestro titular do Coro, desempenhando atualmente as funções de diretor de Estudos Musicais. Atualmente é responsável pela investigação, edição e interpretação de obras portuguesas dos séculos XIX e XX.

O Festival de Sintra é um evento da Câmara Municipal de Sintra, com o apoio da Parques de Sintra e com direção artística de Gabriela Canavilhas, este ano sob o tema “Música, a musa do Rei Artista”, numa celebração e homenagem a D. Fernando II e à sua devoção pelas artes.

De 23 de setembro a 9 de outubro, o público poderá assistir a grandes momentos de música e contrapontos um pouco por todo o Concelho de Sintra entre salas de espetáculo, palácios e igrejas.

Este evento conta com o apoio da Parques de Sintra

Saiba mais em www.festivaldesintra.pt .

Bilhetes à venda na Ticketline, C.C. Olga Cadaval e até uma hora antes do início de cada espetáculo no local.

Imagem: CMS.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas