Atualidade
Procura por explicadores dispara 229% em 2022
No arranque do novo ano letivo, ensino secundário é o que motiva maior preocupação a pais e alunos
A procura por explicadores disparou 229% na primeira quinzena de setembro, face a igual período em 2021, com muitos pais e encarregados de educação a apostarem no acompanhamento complementar logo no início do ano escolar, revela a APP Fixando, após uma análise ao mercado das explicações e a mais de 2700 profissionais, entre 1 e 15 de setembro.
Com cerca de 60 mil alunos a iniciar as aulas com pelo menos um professor em falta, a Fixando destaca que, apesar dos picos de procura normalmente ocorrerem em setembro, e em junho – época de exames para muitos estudantes – esta é uma subida muito acentuada na procura por explicadores, quando comparando com o ano escolar anterior.
“A pandemia e os problemas de aprendizagem que daí resultaram marcaram muitos alunos e os pais querem garantir que os filhos recuperam totalmente. Mesmo com o regresso à normalidade nas escolas, o ensino à distância deixou muitas marcas”, explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, APP que liga clientes a especialistas de todas as áreas.
Também explicadores e professores reconhecem o impacto negativo que a pandemia teve em muitos jovens:
“Os alunos que mais sofreram com a pandemia foram, sem dúvida, os mais novos. Há que compreender que é no 1º ciclo que se constroem as bases para todas as aprendizagens: o simples ato de ler, de fazer contas, de conhecer o que o rodeia. Assim, todos os alunos que estavam a frequentar o 1º ciclo em 2020 (e podemos estender este período até ao início de 2022) foram os mais afetados”, alerta Fábio Morgado, explicador de Línguas.
O mesmo profissional explica que é difícil motivar os alunos para as disciplinas porque precisam de mais e mais estímulos para programas curriculares pouco atrativos e dinâmicos e a pandemia, com ecrãs a separar professores e alunos, pode ter reforçado este mesmo sentimento.
Contudo, os novos modelos de aulas à distância parecem ter ajudado jovens e explicadores a rentabilizar o tempo fora da escola. “Para muitos pais e jovens, a possibilidade de recorrer a uma aula com um explicador a partir de casa, sem necessidade de se deslocarem, permite-lhes uma gestão do tempo muito mais eficaz e positiva para os estudantes”, refere Alice Nunes.
O regresso aos escritórios deixou também muitos pais sem o tempo que o teletrabalho lhes tinha disponibilizado para acompanhar os seus filhos, optando agora por outras soluções para que os jovens continuem a ter um acompanhamento adicional.
Preço médio por aula não sobe com inflação.
Apesar das subidas de preços generalizadas, o setor das aulas particulares tem mantido os valores que praticava no início deste ano, com o preço médio por aula a rondar os 17€, revelam os dados da Fixando.
Quanto aos ciclos de ensino que motivam maior procura por explicações, destaca-se o ensino secundário (58%), seguido do 2º e 3º ciclo do ensino básico (18%), do ensino universitário (12%) e do 1º ciclo (9%), com outros contextos de ensino a registarem uma procura residual por este setor.
O distrito de Lisboa, a par de ser aquele que apresenta mais falta de docentes, é também o que regista a maior percentagem de procura por explicadores (39%). Segue-se o distrito do Porto (16%) e de Setúbal (12%). O interior do país é aquele onde menos pais recorrem a aulas particulares.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
Atualidade
Barcelos: Mais de quatro mil crianças vivem dias mágicos na natureza com “Brincadeiras sem Tempo”
Celebração do Dia Mundial da Criança

O Município de Barcelos deu hoje início às celebrações do Dia Mundial da Criança, que este ano voltam a ganhar vida com o grande evento “Brincadeiras sem Tempo”, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar. Até 30 de maio, mais de 4 000 alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo das escolas públicas do concelho vão trocar as salas de aula por uma verdadeira festa de alegria, natureza e tradição.
Num mundo dominado pelas tecnologias e pelo digital, Barcelos aposta numa viagem ao passado e à essência da infância, recuperando os jogos tradicionais que fizeram a felicidade de tantas gerações. O objetivo é claro: voltar a pôr as crianças a brincar ao ar livre, em contacto com a natureza, com criatividade, movimento e muita amizade.
Do jogo do galo ao elástico, do lencinho à corda, da corrida de sacos ao jogo da mata, são dezenas as atividades preparadas para proporcionar momentos de diversão e convívio entre os mais pequenos. O Centro Hípico transforma-se assim num grande recreio natural, onde cada canto convida a explorar, a correr e a sorrir.
Para a realização deste evento, a Câmara Municipal de Barcelos organizou uma grande operação logística, envolvendo todos os seus serviços, de modo a garantir uma experiência segura, pedagógica e inesquecível. Além dos jogos, há oficinas, ateliês e espetáculos que enriquecem ainda mais esta semana mágica dedicada às crianças.
Para que cada participante leve consigo as memórias destes dias especiais, foi criado um passaporte de atividades, onde as crianças podem registar os desafios cumpridos — em grupo ou em família — reforçando a importância do brincar na infância e promovendo os laços afetivos e comunitários.
“Com transporte assegurado e um programa pensado ao pormenor, o Município de Barcelos foca as brincadeiras no centro da infância, contribuindo para a construção de uma geração mais feliz, mais saudável e ligada às suas raízes”, sublinha em nota.
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: Homem de 38 anos detido por tráfico de estupefaciente

No dia 26 de maio, pelas 11h25, na Rua Nicolau Coelho, no Porto, a 2.ª Divisão Policial, procedeu à detenção de um homem de 38 anos de idade, empregado e na condição de sem abrigo no Porto, pelo crime de tráfico de estupefacientes.
Considerando que o local é conhecido como ponto de tráfico de estupefacientes, e durante uma vigilância efetuada, os agentes policiais constataram a presença de diversos indivíduos que se dirigiam até o local, evidenciando a prática de tráfico. Diante disso, os policiais procederam à abordagem do suspeito
Intercetado o suspeito, foi lhe dada voz de detenção e apreendido o produto suspeito de ser estupefaciente denominado de Cocaína, suficiente para 66 diárias.
O detido foi presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, tendo ficado sujeito a apresentações diárias perante as Autoridades Policiais da área da sua residência.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca