Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho reage ao falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva

Professor Emérito e Catedrático aposentado da ELACH lembrado pelo Reitor Rui Vieira de Castro

Publicado

on

Vítor Aguiar e Silva, Professor Emérito e Catedrático aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), da Universidade do Minho (UMinho), faleceu hoje, aos 82 anos. Natural de Penalva do Castelo, granjeou uma carreira académica e de autor de destaque, lembrada no comunicado emitido pela UMinho, de autoria do Reitor Rui Vieira de Castro, que reproduzimos na íntegra:

«Em memória do Professor Vítor Aguiar e Silva

É com profundo pesar que se comunica a toda a comunidade, o falecimento do Professor Vítor Aguiar e Silva, Professor Emérito e Catedrático Aposentado da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da Universidade do Minho.

Vítor Aguiar e Silva foi um nome maior da Universidade Portuguesa e deixa a sua ação inscrita de forma indelével na história da Universidade do Minho.

A sua obra científica marcou, decisivamente, os campos dos estudos literários e da teoria da literatura, do ensino da língua portuguesa e das políticas de língua. Era um dos mais reconhecidos especialistas na obra de Luís de Camões, a nível mundial.

A sua atividade docente teve um grande impacto em gerações sucessivas de estudantes, tendo contribuído profundamente para a reconfiguração dos estudos literários em Portugal.

Professor da Universidade do Minho desde 1989, Vítor Aguiar e Silva foi Professor Catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas, fundou e dirigiu o Centro de Estudos Humanísticos e a revista Diacrítica. Desempenhou as funções de vice-reitor da Universidade, de junho de 1990 a julho de 2002, quando se aposentou.

Nos últimos anos foi distinguido com o Prémio Vergílio Ferreira, 2002, com o Prémio Vida Literária (Associação Portuguesa de Escritores, 2007), com o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural (2018) e, em 2022, com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 5 de outubro de 2004, tinha sido agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

Em nome da Universidade do Minho, nesta hora triste do seu falecimento, exprimo as mais sentidas condolências à família e aos amigos do Professor Aguiar e Silva, manifestando a sentida e perene gratidão da nossa comunidade universitária pela sua atividade e exemplo.

Rui Vieira de Castro

Reitor da Universidade do Minho.»

Informamos que o velório se realiza esta terça-feira, 13 de setembro, a partir das 16h00, na Igreja de S. José de S. Lázaro, em Braga. O funeral é na quarta-feira, dia 14, pelas 11h00, no mesmo local.

Foto: DR.

[Ndr: Notícia atualizada, com informações sobre o velório e funeral, a 12.09.2022, pelas 20h10]

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas