Atualidade
ANIET promove pedra portuguesa em Itália
A associação participará na MARMOMAC, que decorrerá na cidade italiana de Verona, de 27 a 30 de setembro

A missão de levar mais além o nome da pedra portuguesa e das empresas do setor continua a ser prioritária para a ANIET. Nesse sentido, a instituição marcará presença na MARMOMAC, em Verona (Itália), entre os dias 27 e 30 de setembro. Esta é a maior feira mundial do setor, que todos os anos recebe milhares de visitantes, sendo, por isso, uma oportunidade única de divulgar o que de melhor se faz em Portugal.
“Portugal é um país com minerais únicos e de grande variedade e com empresas qualificadas para colocar a nossa pedra nas melhores obras e monumentos do mundo. Queremos apoiar a internacionalização e a exportação, desenvolver uma campanha de comunicação e imagem sobre a importância do setor e tornar possível, a todos os nossos associados, a sua integração numa economia circular. Daí a presença na MARMOMAC, pois entendemos que é uma excelente oportunidade de mostrar o nosso produto e proporcionar networking às nossas empresas”, refere Jorge Mira Amaral.
No âmbito do projeto “Portuguese Stone The Natural Path”, enquadrado num SIAC (Sistema de Incentivo a Ações Coletivas) de Internacionalização, financiado pelo Compete2020, a ANIET marcará presença no conhecido certame com um stand próprio no Hall 11 (stand A3), onde irá divulgar este projeto. O principal objetivo é dar a conhecer o potencial da pedra portuguesa a arquitetos e designers internacionais.
De referir que a MARMOMAC é dedicada a toda a cadeia produtiva da pedra, da extração ao produto final, das tecnologias e das máquinas às ferramentas. Nascida numa das principais regiões italianas de extração e transformação de pedra natural, a feira é atualmente o principal hub internacional dos protagonistas do setor.
Sobre a ANIET:
A ANIET, constituída em 1975, é uma associação empresarial e de utilidade pública, representativa das Minas e Pedreiras de Rocha Industrial e Ornamental, quer na sua vertente Extrativa, quer Transformadora dos Minerais Industriais.
Com a sua Sede no Porto e Gabinete do Presidente em Lisboa, a ANIET procura prestar aos seus associados todo o tipo de apoio de que estes necessitam.
A ANIET, entidade detentora do Estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, é uma associação patronal e que visa promover uma estreita cooperação entre os sócios em ordem à defesa dos seus legítimos interesses e ao desenvolvimento das atividades que exercem.
A ANIET tem âmbito nacional e abrange todas as empresas, singulares ou coletivas, que exerçam a atividade de extração (minas e pedreiras) e ou transformação, produção e comercialização de massas minerais e de depósitos minerais, bem como de equipamentos, produtos e serviços afins, direta ou indiretamente relacionadas com a atividade do Setor.
Imagem: ANIET.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca