Atualidade
Brandoa: PSP detém incendiário

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Esquadra da Esquadra da Brandoa da Divisão Policial da Amadora, no dia 26 de julho, pelas 17h15, procedeu à detenção de um homem, de 29 anos, pelo crime de incêndio florestal.
A PSP, no âmbito da sua atividade diária de patrulhamento, especialmente direcionada para áreas verdes e florestais, tendo em vista a prevenção e reação imediata perante cenários de incêndio, naturais e sobretudo com mão criminosa, foi, durante a tarde de ontem, pelas 17h05, chamada para um incêndio que estaria a lavrar, há poucos minutos, numa zona da freguesia da Brandoa, tendo o alerta sido veiculado por duas testemunhas oculares que, rapidamente, sinalizaram o sucedido junto da linha de emergência 112.
As referidas testemunhas informaram, ainda, ter visto um suspeito a abandonar o local onde o incêndio tinha iniciado, revelando sinais evidentes de um comportamento furtivo, procurando abandonar rapidamente o local. Na posse desses elementos essenciais, foi possível aos Polícias detetar, nas imediações, o suspeito, apresentando ele características e indumentária condizente com a partilhada pelas testemunhas, dúvidas não deixando que se trataria do suspeito, que ainda tentou fugir, mas sem sucesso, sendo rapidamente imobilizado.
O mesmo detinha na sua esfera dois isqueiros, suspeitando-se que correspondam à fonte de ignição utilizada para lançar o fogo momentos antes. Perante as evidências de autoria, foi dada voz de detenção ao suspeito, sendo conduzido às instalações policiais.
Em paralelo, e face ao rápido acionamento dos Bombeiros, foi possível conter, rapidamente, o incêndio, circunscrevendo a zona de mato a pouco mais de 50 m2 de área ardida, ainda que a mesma estivesse a dirigir-se para uma zona edificada, distando pouco mais de 50 metros da Escola Fernando Namora. Foi, assim, possível conter a escalada de perigo para bens patrimoniais e, sobretudo, para bens pessoais com a integridade física e a vida de pessoas.
O detido foi sujeito às devidas formalidades processuais, tendo recolhido, depois, às salas de detenção a fim de ser presente, durante o dia de hoje, a 1º interrogatório judicial de arguido detido, e serem-lhe aplicadas as devidas medidas de coação.
De relevar a existência de um lastro histórico do detido no cometimento de crimes, com especial incidência em crimes contra o património, tendo inclusive sido detido, em 2019, pela PSP por um furto em residência, para além de outras ocorrências relacionadas com a posse de estupefaciente e armas proibidas, algumas delas já transitadas em julgado, resultando na sua condenação.
“A PSP continuará, como tem vindo a fazer, a dedicar a maior atenção a este fenómeno criminal tão flagelador do bem-estar e da paz das vítimas, particularmente nesta fase do ano, ganhando particular desvalor face ao perigo a ele associado, sobretudo em zonas verdes situadas na malha urbana, sendo por isso mais suscetíveis de colocar em perigo a vida e integridade física das pessoas e, bem assim, os seus bens”, afirma.
“A Polícia continuará pois atenta e vigilante no sentido de detetar todo o tipo de comportamentos criminosos neste âmbito, apelando a que toda a população auxilie, fornecendo informação imediata para permitir uma atuação o mais eficaz possível”, sublinha.
“Lembrar que a segurança começa em cada um de Nós, e todos os contributos são essenciais nesta altura”, conclui.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca