Atualidade
Voleibol: Seleção Feminina com “vontade indómita” de trazer o Troféu da Silver League

A Seleção Nacional de Seniores Femininos defronta, amanhã (14h00, em direto na Sport TV), na cidade sueca de Lund, a Suécia na Final da European Silver League 2022. O vencedor desta final qualifica-se para a European Golden League 2023.
O Selecionador Nacional, Hugo Silva, referiu a “importância do serviço” num jogo onde “a luta das centrais vai ser decisiva“.
Assim, e para além do serviço – fundamental num jogo deste nível –, será grande a importância das centrais portuguesas na estratégia de travar o poder atacante das suecas, sobretudo de Isabelle Haak, uma oposta com 1,96 metros de altura e de nível mundial, atual campeã europeia de clubes, da sua irmã Anna Haak ou de Alexandra Lazic.
Empenhadas em defender o território português em Lund vão estar, entre outras, duas torres de difícil transposição: Carina Moura, que ocupa a liderança do ranking das melhores blocadoras e é a sétima melhor pontuadora na ESL 2022, e a estreante Kátia Oliveira, que conquistou já 66 pontos, 13 dos quais conseguidos através do bloco.
Carina Moura, vice-campeã nacional de clubes e a melhor no bloco na Liga Lidl, não esconde a ambição da Seleção Portuguesa de regressar ao nosso País com o troféu da ESL na bagagem:
“A participação na Silver League 2022 tem sido incrível pela junção perfeita de um conjunto de fatores: o grupo de trabalho é fantástico, a equipa técnica exigente e o facto de termos trabalhado maioritariamente sobre vitórias ajuda muito. A expectativa é de que vai ser uma final em grande, queremos muito esta vitória para Portugal! Temos consciência da importância que esta possível vitória terá na dimensão do Voleibol feminino português. Podemos travar o poderio ofensivo das suecas com uma estratégia bem definida, iniciando no nosso serviço, que tem sido bastante ofensivo, passando por colocar o adversário a jogar com bola mais lenta e, assim, possibilitando que tenhamos quase sempre um bloco bem montado e marcado, tanto pela jogadora da ponta como pela central, para parar todas as atacantes. Em relação às nossas centrais, penso que têm todas características diferentes e que serão, certamente, aproveitadas da melhor forma neste jogo pelo Selecionador Hugo Silva“.
Kátia Oliveira, que se estreou (e bem) esta época na Seleção Nacional – pontuando em momentos decisivos –, afina pelo mesmo diapasão: “A Isabelle Haak é, efetivamente, uma das melhores jogadoras do mundo, muito bem acompanhada pela Anna Haak e pela Alexandra Lazic, que se têm destacado e que são, igualmente, atletas de grande nível. A nossa capacidade defensiva – principalmente a relação bloco-defesa – será fundamental nesta final. Só posso fazer um balanço positivo da nossa participação na Silver League. Tenho muito orgulho no que temos construído juntas… Mas, para nós, não é suficiente o que conseguimos até agora e esta vontade de querer sempre mais é a característica que mais admiro na nossa equipa! Quanto à final, acredito que será um jogo longo, que irá exigir muito foco, paciência e que nunca deixemos de acreditar na vitória“.
Após em 2021, ter rubricado uma página na história na European Silver League, ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – com cinco vitórias e apenas um desaire –, a Seleção Feminina discute, pela primeira vez, um título de uma competição internacional.
A Final, agendada para amanhã, coloca frente a frente os dois primeiros classificados da Pool A e não há lugar para dúvidas: este jogo decisivo será disputado pelas duas seleções mais fortes e que desenvolveram, do princípio ao fim da fase preliminar, um verdadeiro braço-de-ferro, tendo os dois jogos terminado com o resultado mais equilibrado possível: vitória por 3-2 de Portugal na Suécia, na 1ª volta da Pool A, e triunfo por 3-2 das nórdicas em Santo Tirso, na 2ª volta, ao fim de mais de duas horas e meia de jogo.
Como esta edição da Silver League apresenta apenas uma pool, só os dois primeiros classificados (1º Suécia e 2º Portugal) conseguiram o apuramento para a Final, agendada para o dia 2 de julho, no país do 1º classificado na fase preliminar. O vencedor desta final qualifica-se para a European Golden League 2023.
Foto: FPV.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca