Atualidade
Apresentação mundial do primeiro NFT criado pela valorização das emissões evitadas na plataforma AYR
Da autoria do artista Miguel Januário (±maismenos±), onde a arte se cruza com a sustentabilidade e a tecnologia

A obra de Miguel Januário foi criada em Bruxelas, durante o Festival New European Bauhaus (NEBfest) promovido pela Comissão Europeia, e representa o início de um movimento inspiracional e transformacional NEBbyAYR, promovido pelo CEiiA a partir da Cidade de Matosinhos, recorrendo à tecnologia para integrar as dimensões: Sustentabilidade, Estética e Inclusão.
O NEBbyAYR, agora iconizado através da obra que combina a tecnologia do CEiiA com a arte de Miguel Januário, procura demonstrar a importância das opções sustentáveis por parte do cidadão no desenho das cidades do futuro.
A tecnologia do CEiiA está presente nesta obra através da plataforma AYR, que quantifica e valoriza as emissões de carbono evitadas nas deslocações com meios de mobilidade sustentável, permitindo que estes créditos gerados possam ser transacionados por bens e serviços verdes.
A Plataforma AYR, desenvolvida pelo CEiiA, foi testada pela primeira vez em Matosinhos, em 2018, com o pagamento de um café com créditos sobre emissões evitadas, está neste momento em funcionamento em várias cidades. Foi já objeto de reconhecimento internacional em diversos fóruns, tendo recebido o Prémio do Novo Bauhaus Europeu e distinguido pela google.org para integrar a rede impact challenge on climate.
Esta criação artística propõe uma visão polarizada sobre os desafios da sustentabilidade, inclusão e estética, centrada na importância das opções de cada cidadão, nas escolhas que faz e suas consequências. A obra é composta por dimensões que podem ser observadas a olho nu, outras que podem ser experimentadas recorrendo a acrílicos azuis e vermelhos, traduzindo diferentes opções, perspetivas da sociedade em que vivemos e consequências das opções que tomamos.
Na obra, há ainda camadas de informação a que se pode aceder através de códigos QR e com recurso à realidade aumentada, que descrevem o processo de criação. Para além da experiência de interação, no local, é possível aceder a um site que contém toda a informação sobre a obra, através de um código QR visível na obra.
No dia 30 de junho, no último dia do QSP Summit 2022, vai ser criado um NFT com base na obra física do Miguel Januário que será partilhado por todos os que participaram nesta experiência e que com os créditos AYR obtidos a partir das emissões evitadas contribuíram para a sua realização.
A instalação artística ficará em exposição no CEiiA, em Matosinhos, e poderá ser apreciado como um ícone que evidencia a sustentabilidade como um ativo na transformação das cidades – NEBbyAYR.
Plataforma de Sustentabilidade AYR: https://www.ceiia.com/ayr
A Plataforma de sustentabilidade AYR é uma plataforma de aceleração da sustentabilidade para atingir a neutralidade carbónica, desenhada para ligar comunidades e pessoas a novos produtos e serviços de mobilidade, incentivando os cidadãos a adotar estilos de vida sustentáveis. Estas opções de mobilidade sustentável geram tokens, ativos digitais que podem ser trocados por bens e serviços ‘verdes’ ou usados para compensar localmente as emissões de carbono.
Em 2021, a Google.org selecionou a plataforma AYR como um dos 10 projetos internacionais para integrar o Impact Challenge on Climate e o Novo Bauhaus Europeu distinguiu esta plataforma com o prémio Produto e estilo de vida, entre mais de 2500 projetos internacionais.
CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento: www.ceiia.com
O CEiiA, com mais de 15 anos a trabalhar na área da mobilidade, concebe, desenvolve e produtiza novas tecnologias, produtos e serviços para uma sociedade mais sustentável.
Atualmente, trabalha o conceito de sustentabilidade como serviço (Sustainability-as-a-service) e desenvolve novas tecnologias, como é o caso da plataforma AYR, orientadas para a neutralidade carbónica nas cidades e o seu trabalho na mobilidade sustentável tem vindo a ser reconhecido a nível nacional e internacional:
. Referência para a ONU na COP 20, COP 21 e COP 25
. Prémio da União Europeia com o “Living Lab – Mobilidade Sustentável em Matosinhos”
. Impact challenge on climate pela google.org
. Prémio da New European Bauhaus da Comissão Europeia.
O que é um NFT?
NFT (Non-Fungible Token) é um ativo digital certificado, que representa algo único, específico, individual e que não pode ser substituído. Um item fungível, como uma moeda por exemplo, pode ser trocado por outra de igual valor. Já os itens não fungíveis são como as obras de arte, objetos raros, exemplares únicos.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca