Atualidade
Liga MEO Surf: Teresa Bonvalot e Guilherme Ribeiro assumem rédeas do jogo no Allianz Ribeira Grande Pro

O Allianz Ribeira Grande Pro teve, este sábado, um dia de emoções fortes, condimentado com várias eliminações surpreendentes entre os tops seeds, sobretudo do lado masculino. Já na prova feminina, foi Teresa Bonvalot [Ndr: na foto de destaque] a dominar a ação, com as contas a ficarem ainda mais simplificadas para um dia final que pode ser de grandes decisões e conquistas para a atual número 1 nacional.
A ação na praia do Areal de Santa Bárbara começou ainda antes das 7 horas, com a ronda 2 masculina a entrar na água para heats muito competitivos e dramáticos. Depois de triunfos de Vasco Ribeiro, Arran Strong e Jácome Correia nas três primeiras baterias do dia, no heat 4 houve a primeira grande surpresa, com a eliminação do líder do ranking e licra amarela Go Chill. Halley Batista despediu-se de prova numa bateria vencida por Guilherme Fonseca e com Tomás Fernandes a passar na segunda posição. Algo que deixou todas as contas em aberto.

No heat 7 houve mais uma derrota inesperada, com Afonso Antunes, que chegou aos Açores, como top 3 do ranking, a perder frente a Eduardo Fernandes e Francisco Mittermayer, baralhando, ainda mais, estas contas. Quem beneficiou disso foi o vice-líder Guilherme Ribeiro, que já tinha saído vencedor do heat 5. Martim Nunes e Frederico Morais foram os outros vencedores desta ronda.
A competição prosseguiu com a ronda 2 feminina, que acabou por ser interrompida a meio devido à ação da maré cheia. O primeiro heat viu Carolina Mendes sair vencedora e colocar alguma pressão nas contas do ranking. Mas a resposta de Teresa Bonvalot veio logo de seguida, com o melhor score do dia, ao somar 15,15 pontos, seguindo sem percalços rumo à próxima fase. Uma vitória que simplificou, ainda mais, as contas de Teresa, que chega ao dia final a precisar de um 5º lugar para carimbar a vitória na Allianz Triple Crown e a necessitar de avançar mais dois heats para carimbar o título nacional feminino de forma antecipada.
A ação só retomou depois das 15 horas, com mais dois heats femininos. O primeiro foi vencido por Maria Salgado e a fechar a ronda disputou-se o heat 2, que teve de ser adiado depois de Camilla Kemp ter sofrido um acidente com uma caravela portuguesa durante o freesurf. Apesar do susto, a campeã nacional de 2018 regressou em força e carimbou um triunfo com 12,60 pontos rumo à ronda 3.
Quando a ação retomar no domingo, tudo vai começar com a próxima fase feminina, onde, no heat 1, Carolina Mendes, Camilla Kemp, Carolina Santos e Camila Cardoso vão lutar pela passagem às meias-finais. No outro heat, será Teresa Bonvalot a enfrentar a juventude a despontar na Liga MEO Surf, com Maria Salgado, Érica Máximo e Benedita Teixeira a serem as adversárias. Nesta bateria, vai estar já em jogo a primeira decisão da etapa, com Teresa a necessitar apenas de não ser última na bateria para vencer a Allianz Triple Crown pela quarta vez na carreira. Caso o consiga fazer, segue-se a luta também pelo quarto título nacional do historial.
Ronda 3 feminina:
H1: Carolina Mendes vs. Camilla Kemp vs. Carolina Santos vs. Camila Cardoso
H2: Teresa Bonvalot vs. Maria Salgado vs. Érica Máximo vs. Benedita Teixeira
A prova masculina ainda regressou à água a meio da tarde, para uma das rondas mais emotivas da etapa. Com 16 surfistas em prova, os quatro heats em disputa foram pautados por muito equilíbrio, o que resultou em mais eliminações inesperadas. A começar, logo pela do campeão nacional Vasco Ribeiro, frente a Tomás Fernandes e Arran Strong, no heat 1. No heat 2, foi a vez de João Moreira ser derrotado por Guilherme Fonseca e Pedro Coelho, perdendo a hipótese de se adiantar na luta masculina pela Allianz Triple Crown.
Mais uma vez, tal como já tinha acontecido após a eliminação de Halley Batista, Guilherme Ribeiro aproveitou a deixa da concorrência para assumir, também, as rédeas destas contas. Num heat recheado de talentos da nova geração, o triunfo sorriu ao júnior Martim Nunes, mas Gui segurou a segunda posição, perante a proximidade de Tiago Stock e Francisco Mittermayer. Algo que o deixou na liderança provisória da Allianz Triple Cown e também do ranking nacional.

A última bateria do dia não escapou à regra da emoção e do equilíbrio, com Eduardo Fernandes a destacar-se da forte concorrência ao conseguir o melhor score masculino do dia, com 14,75 pontos. Na luta pela segunda posição, foi Frederico Morais a levar a melhor frente a Joaquim Chaves. Um desfecho que ajudou a definir os finalistas deste Allianz Ribeira Grande Pro e a perceber quem são, ainda, os candidatos às grandes decisões e principais adversários de Guilherme Ribeiro este domingo. Um deles é o próprio Eduardo Fernandes, sendo que ambos vão defrontar-se no heat 4. Um embate que promete muita emoção.
Quartos de final masculinos:
H1: Tomás Fernandes vs. Pedro Coelho
H2: Guilherme Fonseca vs. Arran Strong
H3: Martim Nunes vs. Frederico Morais
H4: Eduardo Fernandes vs. Guilherme Ribeiro
Num cenário muito mais renhido que do lado feminino, Guilherme Ribeiro chega ao dia final na liderança provisória, tanto da Allianz Triple Crown, como do ranking nacional. O requisito para segurar a atual situação sem depender de terceiros é chegar à final. Caso isso aconteça, o jovem surfista da Costa de Caparica garante, automaticamente, o triunfo na Allianz Triple Crown e, também, a licra amarela Go Chill para a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, em Peniche. No entanto, nas contas da Allianz Triple Crown, que se decide nesta etapa, há ainda mais cinco nomes a correr por fora: Tomás Fernandes, Pedro Coelho, Guilherme Fonseca, Arran Strong e Eduardo Fernandes.
Ao início da tarde, disputaram-se, ainda, as Go Chill Expression Sessions, com Teresa Bonvalot a mostrar o grande momento de forma que atravessa e a levar para casa também este prémio. Já do lado masculino, foi Halley Batista a voar mais alto que a concorrência para vencer este troféu pela segunda vez seguida, depois de já o ter feito na etapa da Ericeira.
Com chamada para o dia final do Allianz Ribeira Grande Pro marcada para as 7h30 e com cerca de 5 horas de competição pela frente, as expectativas são altas para a jornada deste domingo, com muitas e importantes decisões em jogo. E com o mar a prometer subir para abrilhantar ainda mais o espetáculo do melhor surf nacional neste regresso aos Açores.
Agenda para Domingo
07h30 – Call do dia final do Allianz Ribeira Grande Pro
12h00 – Finais do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
13h00 – Entrega de prémios do Allianz Ribeira Grande Pro (por confirmar)
Fotos: Jorge Matreno / AN Surfistas.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca