Connect with us

Atualidade

Reinventar o emprego nos territórios de baixa densidade

Roteiro (Re)Inovar Profissões, a decorrer entre 6 e 9 de junho

Publicado

on

Nos últimos anos, temos assistido a uma robotização do trabalho no âmbito dos vários setores e são muitos os desafios que se colocam a quem vive ou quer viver num território mais afastado das áreas metropolitanas ou do Litoral. O desenvolvimento de um território apenas se fará se existirem serviços e empresas que aí sustentem os seus residentes.

A Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local organiza o Roteiro (Re)Inovar Profissões, um conjunto de eventos que decorrem entre os dias 6 e 9 de junho, ​em vários pontos do país. Trata-se de uma agenda que congrega diversas iniciativas organizadas pelas entidades associadas da rede Animar. 

O roteiro pretende contribuir para uma maior visibilidade do trabalho das entidades de Desenvolvimento Local, dar ênfase às práticas de formação e capacitação que as entidades da REDE Animar estão a desenvolver no sentido da revitalização de profissões em “extinção”, dar a conhecer novas oportunidades de emprego com potencial para o empreendedorismo nos territórios dos associados da REDE Animar e promover os saberes e profissões antigos – como é o exemplo dos artesãos e artesãs. 

“A valorização económica e social das zonas rurais e do Interior é essencial para a coesão territorial e competitividade destes territórios. Nesse sentido, torna-se essencial conjugar potencialidades locais com atividades tradicionais e soluções de modernidade, numa perspetiva de complementaridade entre territórios e recursos, favoráveis à diversificação dos mercados locais, promovendo o empreendedorismo e a sustentabilidade. A este propósito, considera-se essencial aliar a inovação às profissões tradicionais, adaptando-as às funcionalidades dos dias de hoje, identificar e promover produtos e serviços autóctones e incentivar o ensino das profissões tradicionais, apostando na formação/requalificação das pessoas”, salienta a ANIMAR.

Marco Domingues, Presidente da Direção da Animar, refere que o futuro das profissões tradicionais passa pela articulação entre entidades públicas e associações, e pela criação de estímulos financeiros. Torna-se fundamental apostar na formação de novos ativos e de profissionais que exercem profissões tradicionais, associada à criação de um espaço de produção, divulgação e comercialização das atividades tradicionais.

Foi com base neste pressuposto que a Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local levou a cabo a realização do Roteiro (Re)Inovar Profissões, que decorre entre  os dias 6 e 9 de junho. Trata-se de uma agenda que congrega diversas iniciativas organizadas pelas entidades associadas da rede Animar, que decorrem em vários pontos do país. “Esperamos, por via desta iniciativa, contribuir para uma maior visibilidade do trabalho das entidades de Desenvolvimento Local, dar ênfase às práticas de formação e capacitação que as entidades da REDE Animar estão a desenvolver no sentido da revitalização de profissões em ‘extinção, dar a conhecer novas oportunidades de emprego com potencial para o empreendedorismo nos territórios dos associados da REDE Animar e promover os saberes e profissões antigos – como é o exemplo dos artesãos e artesãs”, sublinha a ANIMAR.

O público-alvo deste Roteiro são pessoas em situação de desemprego com potencial e interesse pela área de empreendedorismo e/ou pessoas que pretendem mudar o seu modo de vida.

Esta iniciativa é desenvolvida ao abrigo do projeto Animar – Capacitar para Agir em Rede III, financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, no âmbito do Portugal 2020.

Imagem: ANIMAR.

Atualidade

Barcelos: Alunos já podem aceder à Plataforma “Escola Virtual”

Publicado

on

Os cerca de 7500 alunos do 5º ao 12º ano de todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Barcelos já receberam, via e-mail, as credenciais para poderem aceder à Plataforma “Escola Virtual”, disponibilizada pelo Município de Barcelos, através do Pelouro da Educação. 

A Plataforma “Escola Virtual” é uma ferramenta pedagógica que permite aos professores e alunos o acesso a conteúdos programáticos digitais de enorme importância para o processo de ensino/aprendizagem, constituindo, simultaneamente, uma excelente ajuda na preparação para os exames nacionais. Com este acesso sem custos para alunos e professores, o Município promove também a igualdade de oportunidades e combate o insucesso escolar.

A Escola Virtual implica um financiamento municipal de cerca de 130 mil euros.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Três detenções por posse de armas proibidas e tráfico de estupefacientes

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, no dia 26 de outubro, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, procedeu às seguintes detenções:

Pelas 03h00, na freguesia da Misericórdia, foi detido, em flagrante delito, um homem de 21 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Estupefaciente, tendo na sua posse, 2,1 doses de Cocaína, 3,66 doses de Ecstasy e 1,564 doses de Liamba.

Pelas 06h30, na freguesia de Santa Maria Maior, foi detido, também em flagrante delito, um homem de 41 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida.

Já pelas 18h15, na Praça do Martim Moniz, foi detido um homem de 35 anos, por ser suspeito da prática do crime de Posse de Arma Proibida. Foram apreendidas duas armas brancas [ndr: foto de destaque], com as quais, momentos antes, estaria a ameaçar transeuntes.

Foto: PSP.

Todos os suspeitos foram notificados para comparecer em tribunal.

Fotos: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal beneficia troço dos Caminhos de Santiago

Publicado

on

O Município de Barcelos consignou, na manhã de 22 de outubro, a empreitada de “Beneficiação dos Caminhos de Santiago, em Tamel S. Fins, Aborim e Balugães”. Almejados há mais de dez anos, os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, sendo que os trabalhos também incidem noutras vias, como a Estrada Regional 204, no seu troço a norte do Concelho.

A empreitada implica um financiamento de 409 mil euros (IVA incluído) e tem um prazo de execução de 270 dias.

Esta obra vem complementar outras ações que o Município, de forma faseada, tem vindo a fazer em diversos troços do Caminho de Santiago, no sentido de criar condições de circulação mais cómodas e seguras para os peregrinos.

Relativamente aos trabalhos a executar, o projeto inicia-se no entroncamento com a EM 543, a 150m do Albergue da Casa da Recoleta, e termina o entroncamento com a EM 549, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 500m. Atravessa um pequeno aglomerado na parte inicial e zona florestal na parte final do percurso.

Atualmente, a circulação pedonal faz-se nas bermas e, por vezes, nas valetas, com exíguas condições de segurança para os utentes, o que potencia riscos acrescidos a automobilistas e peões. A intervenção visa a criação de um percurso pedonal formalizado em passeio em toda a extensão, o que implica a reformulação pontual do esquema de sinalização e segurança atualmente existente.

Quanto aos trabalhos na Estrada Nacional 308, o projeto prevê a criação de uma passadeira para peões, com um passeio na berma e valeta da faixa direita. Trata-se de uma solução de continuidade de percursos e pode constituir, por si só, um elemento atenuador de velocidades e de acalmia de trânsito, já que tem associada uma sequência de bandas cromáticas em cada faixa.

A empreitada inclui trabalhos referentes à drenagem de águas pluviais e colocação de sinalização rodoviária.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Mais lidas