Connect with us

Atualidade

Comissão Europeia debate o futuro da Europa com os jovens em Portugal a 24 de maio

Publicado

on

Na sequência da pandemia da COVID-19, a Comissão Europeia lançou um plano de recuperação abrangente e ambicioso do qual faz parte a REACT-EU (Recuperação de Ajuda à Coesão e aos Territórios da Europa), um dos maiores programas criados desde sempre pela UE no âmbito do novo instrumento Next Generation EU, no valor de 50,6 mil milhões de euros.

Estes novos investimentos terão um impacto direto nas gerações futuras e irão mudar por completo a Europa. A Comissão Europeia está, por isso, empenhada em ouvir as opiniões dos jovens para as incluir nos planos de ação para o futuro. Neste contexto, está a levar a cabo um conjunto de debates, nos vários países da UE, que além de promoverem e darem a conhecer os contornos da REACT-EU, têm como intuito criar uma plataforma de diálogo nas universidades europeias com a geração dos líderes do futuro, facilitando a identificação das áreas de intervenção prioritárias e o desenvolvimento dos novos projetos. A REACT-EU é uma ferramenta única e um dos mais poderosos facilitadores de mudança que já foram criados na UE.

O primeiro destes debates a acontecer em Portugal, irá ter lugar já no próximo dia 24 de maio, a partir das 15h00, no Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e será subordinado ao tema “O futuro da Europa e os jovens: sustentabilidade, ação climática, transformação digital e emprego”.

Este debate, uma iniciativa da Diretora da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia desenvolvida com o apoio da  Faculdade de Economia da Universidade do Porto, visa reunir e promover a troca de informação e ideias entre os representantes da Comissão Europeia, do Governo português, das Autarquias Locais, das Comunidades Universitárias e Empresarial e dos jovens estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, impulsionando a criação de uma plataforma de diálogo e partilha entre as instituições europeias e os jovens, que serão os líderes do futuro.

O programa do debate de dia 24 de maio conta com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial; de Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto; de Sofia Alves, Diretora – DG Políticas Regional, da Coesão e Urbana da Comissão Europeia; de Pedro Mazeda Gil, Membro do Conselho Executivo, Faculdade Economia, Universidade do Porto; de João Dolores, CFO e Membro da Board do Grupo Sonae, bem como de um grupo de mais de duas dezenas de alunos da Faculdade de Economia do Porto. Os participantes irão, em conjunto, e tendo em conta os alicerces lançados pela REACT-EU, debater as questões-chave para o desenvolvimento futuro da Europa e para a tornar mais verde, digital, inclusiva e resiliente.

Sobre a REACT-EU da NextGenerationEU

A REACT-EU faz parte do NextGenerationEU e irá disponibilizar 50,6 mil milhões de EUR de financiamento adicional (a preços correntes) para os programas da política de coesão para 2021 e 2022, a usar até ao fim de 2023. O objetivo da REACT-EU é apoiar a recuperação económica e social da crise do coronavírus, promovendo a reparação da crise e aumentando a resiliência do setor da saúde e das empresas e dando mais apoio aos grupos mais vulneráveis. Os fundos contribuem igualmente para as prioridades ecológicas e digitais da recuperação inteligente e sustentável.

Estão disponíveis cerca de 40 mil milhões de EUR ao abrigo da REACT-EU para 2021, dos quais 92 % já foram afetados a programas de investimento. Os fundos foram principalmente utilizados para colmatar o fosso entre as medidas de emergência tomadas no início da crise e a resolução da crise a longo prazo.

Foto: DR.

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe Pit Bull abandonado em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, efetuou a captura de um canídeo, de raça Pit Bull Terrier, que se encontrava supostamente abandonado.

O canídeo foi avistado a vaguear na via pública, junto ao Bairro do Património, nesta cidade de Leiria, por um cidadão que, ao aperceber-se que o animal já permanecia na via pública há dois dias e por tratar-se de um animal de raça potencialmente perigosa sem açaime, pondo em causa a segurança das pessoas, decidiu dar o alerta para a PSP.

Após a sua captura, e desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas para identificação do seu proprietário, constatou-se que o animal não possuía o respetivo chip, conforme legalmente exigido.

O cão foi transportado para o Canil Municipal de Leiria, onde permanecerá pelo prazo legal de 15 dias para ser reclamado pelo seu proprietário ou possuidor e, não o sendo, será objeto de adoção.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido suspeito com centenas de doses de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 29 de julho, pelas 12h57, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 33 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.

O suspeito tinha na sua posse: 102 doses de Haxixe; 596 doses de Ecstasy; 4,37 doses de Cocaína; 440,00 euros em notas do BCE; 1 balança de precisão; 3 canivetes com resíduos de estupefaciente; diversas seringas; e diverso material para preparação, divisão e acondicionamento do produto estupefaciente.

O detido, já com vários antecedentes neste segmento criminal, recolheu às salas de detenção desta Polícia a aguardar a sua apresentação à Autoridade Judiciária, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas