Atualidade
Sintra: Autarquia assinala Dia da Europa com alunos do concelho

A Câmara Municipal de Sintra recebeu, nos Paços do Concelho, cerca de 160 alunos do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara – Escola Embaixadora do Parlamento Europeu – para assinalar o Dia da Europa.
As comemorações tiveram início com o hastear da bandeira, seguida da interpretação do Hino da Alegria pela Orquestra Escolar Jovem, momento em que foram exibidas as Bandeiras dos 27 Estados-Membros da União Europeia.
O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, dirigiu-se aos jovens, lembrando o momento presente, “num dia de paz, em que a Europa festeja um momento muito importante da sua vida e do mundo, nós festejamos essa paz com a presença da guerra no coração da Europa, nas nossas fronteiras. Este momento deve marcar a vossa memória para sempre, porque é um momento decisivo onde a democracia e a liberdade ganham, ou não, perante a ditadura e o desrespeito pelas regras internacionais”.
O discurso do autarca foi marcado pela referência aos milhares de jovens ucranianos que “se encontram longe das suas famílias e das suas casas. Aqueles que acolhemos em Sintra, e em Portugal, são recebidos de braços abertos, pois isso é a solidariedade não apenas europeia, mas de um país que se habituou a viver em solidariedade há já muito tempo”. Para concluir Basílio Horta reforçou que “o papel dos jovens não deve ser de neutralidade, tem de ser um papel empenhado na luta pela liberdade, pela democracia, pela solidariedade, por um mundo mais justo. Porque a paz só vive com justiça”.
No final da manhã, os alunos participaram num pedipaper com início na Volta do Duche e término no Terreiro Rainha D. Amélia. Esta atividade, promovida pela autarquia de Sintra e a Fundação CulturSintra, teve como objetivo a elaboração da bandeira da Europa e ainda a sensibilização para o papel e importância da União Europeia e da democracia parlamentar europeia entre os jovens.
O Dia da Europa assinala o aniversário da “Declaração Schuman” e comemora a paz e a unidade. A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Em 1951 é criada a CECA, a primeira organização supranacional e o primeiro passo para a integração europeia. Em 1957, os Tratados de Roma consolidam esta integração com a criação das comunidades CEE e CEEA. Assim, a União Europeia nasceu de uma iniciativa de paz focada na construção de um futuro comum.
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, integra o Comité das Regiões, órgão consultivo da União Europeia, composto por representantes eleitos de autoridades locais e regionais dos 28 países, participando no processo legislativo europeu em temas tão importantes como o emprego, a política social, a coesão económica e social, os transportes, a energia e as mudanças climáticas.
Foto: CMS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca