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Atualidade

Barcelos: Autarquia admite 90 novos funcionários para as escolas

Reunião de Câmara de hoje

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Desde o início do ano, a Câmara de Barcelos já admitiu mais noventa Assistentes Operacionais – Auxiliares de Ação Educativa numa tentativa de suprir as lacunas de Recursos Humanos que afetavam as escolas do concelho à responsabilidade do Município.

As últimas seis admissões foram aprovadas hoje, em reunião do Executivo, esgotando a lista de ordenação final devidamente homologada a 5 de novembro de 2021.

A admissão destes auxiliares de ação educativa tenta responder à falta de recursos humanos nessa área específica de trabalho, situação que se arrastava há muitos anos. Recorde-se que a gestão desses trabalhadores, e respetivas tarefas, transitaram do Ministério da Educação para a alçada dos municípios, verificando-se, todavia, que o rácio de trabalhadores por aluno que cada estabelecimento de ensino devia ter, estava muito aquém das necessidades e do legalmente previsto. Apesar deste reforço de pessoal, não será de excluir a necessidade de haver novos recrutamentos.

Entretanto, também no setor da Educação, a Câmara Municipal aprovou, hoje, conceder apoios para refeições escolares a mais dezoito alunos. Recorde-se que, desde o início do ano letivo, são já 1.212 alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico a beneficiarem destes apoios sociais.

Lista completa das deliberações:

PROPOSTA Nº 1. Aprovar as atas das reuniões realizadas em 14 e 26 de abril de 2022, da Câmara Municipal de Barcelos.

PROPOSTA Nº 2. Conceder apoios para refeições escolares a mais 6 alunos do Pré-escolar, e 12 alunos 1º Ciclo do Ensino Básico.

PROPOSTA Nº 3. Retificar a Deliberação da Câmara Municipal – Proposta nº 13 da reunião ordinária de 11.04.2022, sendo a nova redação a seguinte: “- Conceder uma comparticipação financeira no valor de 390,00€ ao Agrupamento de Escolas Vale D’Este”.

PROPOSTA Nº 4. Aprovar a Minuta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, com a Associação Desportiva e Cultural de Manhente.

PROPOSTA Nº5. Aprovar a Minuta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, com a Casa do Povo de Alvito.

PROPOSTA Nº6. Aprovar a Minuta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, com a Associação Portuguesa de Taekwondo, Norte.

PROPOSTA Nº7. Aprovar a Minuta de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2022, com a Federação Portuguesa de Basquetebol.

PROPOSTA Nº 8. Conceder uma comparticipação financeira no valor de 800,00€, ao Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho.

PROPOSTA Nº 9. Conceder uma comparticipação financeira no valor de 600,00€ ao Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes.

PROPOSTA Nº 10. Conceder uma comparticipação financeira no valor de 1.200,00€ à Escola Secundária de Barcelinhos.

PROPOSTA Nº 11. Conceder uma comparticipação financeira no valor de 750,00€ ao Agrupamento de Escolas de Fragoso, para comparticipar a edição da revista escolar

PROPOSTA Nº 12. Atribuir apoio ao arrendamento habitacional a quatro novos candidatos; continuar a conceder o mesmo valor a 19 munícipes; aumentar o valor quatro beneficiários e diminuir o valor concedido a outros quatro beneficiários.

PROPOSTA Nº 13. Ratificar o despacho do Presidente que autorizou a despesa validada no âmbito do combate à COVID: Associação Carapeços Solidário – 636,09 €; Cruz Vermelha Port -Centro Huma. de Macieira de Rates – 6.336,83 €; Centro Soc. Paroquial Imaculado Coração de Maria – 1.092,38 €.

PROPOSTA Nº 14. Determinar o Estatuto Remuneratório do Coordenador Municipal de Proteção Civil, o qual corresponderá à remuneração base auferida por um dirigente intermédio de 2º grau.

PROPOSTA Nº 15. Contratar os candidatos aprovados e colocados entre a 97ª posição e a 102ª posição, segundo a lista de ordenação final devidamente homologada a 5 de novembro de 2021, por tempo indeterminado, de seis postos de trabalho da carreira/categoria de Assistente Operacional (Auxiliar de Ação Educativa), para exercerem funções no Gabinete de Planeamento e Gestão Operacional (Escolas), esgotando assim as reservas de recrutamento.

PROPOSTA Nº 16. Aprovar o Relatório Final do Júri do Procedimento que adjudica a empreitada “Passadiço pedonal ao longo da margem direita do Rio Cávado entre a frente ribeirinha de Barcelos e a zona da Quinta do Brigadeiro» à empresa MWT – Metalworking Technologies, Lda.», pelo valor de 3.150.498,84€, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor, bem como aprovar a minuta do contrato.

PROPOSTA Nº 17. Ratificar o despacho do Presidente da Câmara relativamente à ata da reunião nº 03 do Júri do Procedimento, com a resposta ao pedido de esclarecimento e listas de erros e omissões do Processo” Segunda fase do Estádio Cidade de Barcelos – Construção de Campos de Treinos no Complexo Desportivo Cidade de Barcelos”.

PROPOSTA Nº 18. Aprovar a Minuta do 1º Contrato Adicional «Requalificação da Escola Básica EB1/JI de Carapeços»: Trabalhos Complementares, na importância de 81.560,38€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.»”

PROPOSTA Nº 19. Submeter a proposta de desafetação de bens de domínio público na freguesia de Carapeços, a discussão e votação da Assembleia Municipal. RETIRADA DA MINUTA

PROPOSTA Nº 20. Aprovar a Minuta de Acordo de Colaboração a celebrar entre o Município de Barcelos e a AMAR 21 – Associação de Apoio à Trissomia 21 e Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento.

PROPOSTA Nº 21. Iniciar o procedimento conducente à elaboração de um Projeto de Regulamento de Utilização e Cedência de Viaturas do Município de Barcelos e dar cumprimento às demais formalidades previstas no nº 1 do artigo 98º do Decreto-Lei nº 4/2015, de 7 de janeiro.

PROPOSTA Nº 22. Aprovar a Minuta de Contrato a celebrar entre o Município de Barcelos e o Gil Vicente Futebol Clube. RETIRADA DA MINUTA

PROPOSTA Nº 23. Conceder uma comparticipação financeira no valor de 100.000,00€ a cada Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do concelho de Barcelos.

PROPOSTA Nº 24. Ratificar o Despacho do Presidente da Câmara relativo ao Acordo de Colaboração entre o Município de Barcelos e a Paróquia de Santa Maria Maior.

PROPOSTA Nº 25. Ratificar o despacho do Presidente da Câmara relativo à empreitada de “Reabilitação da Casa Ascensão Correia” autorizando os seguintes pontos: 1) A despesa dos trabalhos complementares no valor de 45.710,05€ acrescido de IVA à taxa de 6%; 2) Os trabalhos a menos no valor de 12.826,98€ acrescido de IVA à taxa de 6%;3) A prorrogação de prazo de 30 dias.

PROPOSTA Nº 26. Designar dos representantes do Município de Barcelos na Comissão de Acompanhamento (CA) Local do Aterro Sanitário de Paradela – Barcelos: – Agostinho Pizarro (Efetivo), Ruy Machado (Suplente).

PROPOSTA Nº 27. Ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal, relativo à suspensão por 30 dias dos trabalhos da Empreitada – Reabilitação da Casa Ascensão Correia.

PROPOSTA Nº 28. Ratificar os Despachos do Presidente da Câmara Municipal que aprovaram/autorizaram o seguinte:- A cedência de 1 estrado, 1 pórtico, 50 grades e 4 sinais de trânsito à ACRR – Associação Cultural e Recreativa de Roriz, no âmbito da organização do evento “18.º Grande Prémio ACR Roriz – Troféu Professor Matias”; A cedência de 4 tendas 3X3, 6 mesas e 12 cadeiras, 12 mesas de madeira e 2 guarda-sóis à Amigos da Montanha – Associação de Montanhismo de Barcelinhos, em virtude da alteração da data do evento “Olá Primavera”; A cedência de 1 pódio e de 1 pórtico à Associação Clube Moto Galos de Barcelos, no âmbito da organização do evento “1.ª Etapa do Campeonato Nacional de Flat Track 2022”; A cedência de 1 pórtico, 1 estrado, 1 pódio e 2 tendas à Associação Franqueira – Natureza e Aventura, no âmbito da organização do evento “Franqueira Adventure”; A cedência de 40 grades; 40 vasos; 1 Kit de 1000L e 3 Kits de 240L para recolha seletiva e 3 contentores de 1000L para recolha indiferenciada com a respetiva recolha pelos serviços municipais ao CHN – Clube Hípico do Norte, no âmbito da organização dos eventos “Concurso de Saltos Internacional de Barcelos” e “Concurso de Saltos Nacional de Barcelos”; Pedido de apoio para lavagem dos muros e escadas do Santuário – Confraria de Nossa Senhora do Rosário da Franqueira; Pedido de grades para a realização de aulas de zumba, nos dias 7 e 8 de maio destinadas a angariação de fundos – Christus – Grupo de Jovens de Cristelo; Pedido de Retroescavadora e camião para efeitos de remoção das raízes das árvores e limpeza do Adro do Convento de Frades – Junta de Freguesia de Pereira; Fornecimento de 60 vasos de amores-perfeitos para os canteiros da Igreja de Negreiros – União de Freguesias de Negreiros e Chavão; Fornecimento de 10 vasos floridos e 2 cedros pequenos para colocar na sede de Junta de Freguesia na ocasião do almoço de Primavera – Junta de Freguesia de Abade de Neiva; Cedência de 60 grades para a atividade “Galo’s Coura”, a realizar no dia 14 de maio – Amigos da Montanha; Cedência de 150 grades, colocação de energia elétrica e uma rampa em frente ao palco, para a realização do “25º Encontro Motard de Barcelos” – Associação Clube Moto Galos de Barcelos.

PROPOSTA Nº 29. Ratificar os Despachos do Vice-Presidente da Câmara que aprovou/autorizou: Disponibilização de 1 galo da artesã Helena Silva, 1 galo do artesão Telmo Macedo, 1 pano bordado de crivo da artesã Glória Araújo, 1 minhota do artesão António Ramalho – Entidades convidadas no âmbito das geminações; Disponibilização de 2 galos médios, 2 minhotas pequenas, 1 minhota grande – no âmbito da “Receção às Entidades Oficiais”, convidadas para o dia 3 de maio; Cedência do Auditório da Biblioteca Municipal e isenção de taxas no dia 20 de Abril – Grupo Parlamentar do PSD; Cedência do Auditório da Biblioteca Municipal no dia 30 de maio para a realização de uma conferência – Ordem dos Advogados – Delegação de Barcelos; Cedência do Auditório da Biblioteca Municipal no dia 20 de maio para a realização de uma Sessão Solene – Ordem dos Advogados – Delegação de Barcelos; Cedência do Salão Nobre para a realização da Assembleia Intermunicipal”, no dia 26 de Abril – CIM Cávado; Cedência de grades para desviar o trânsito no dia 13 de maio devido à limpeza de vias – Junta de Freguesia de Roriz; Cedência do Salão Nobre no dia 6 de maio para a realização de um “Concerto de Páscoa” – Associação Juvenil de Perelhal; Disponibilização de 5 galos médios e 100 give-aways para oferecer aos alunos estrangeiros recebidos nos paços do Concelho no âmbito de intercâmbio Erasmus; Cedência de 25 galos médios e 300 give-aways para o evento “Franqueira Adventure” – Associação Franqueira Natureza e Aventura; Cedência de sala no pavilhão municipal de Barcelos e cedência de 5 galos médios, para uma ação de formação no dia 23 de abril – Grão Mestre António Fraga; Cedência de 20 give-aways ao Agrupamento de Escolas de Barcelos – Projeto Erasmus; Cedência do Salão Nobre no dia 22 de abril para a cerimónia de entrega de diplomas – Associação dos Profissionais de Turismo do Minho.

PROPOSTA Nº 30. Ratificar o Despacho Vereadora Mariana Carvalho, que aprovou/autorizou: Disponibilização de 2 galos médios, 12 give-aways e 2 publicações do Município – Agrupamento de Escolas de Vila Cova; Disponibilização de 40 garrafas de água e 40 penduros para a atividade celebrada no âmbito do “Dia Mundial da Dança”, que se realizou no dia 29 de abril – Escola Secundária de Barcelinhos; Fornecimento de uma oliveira para plantar no dia 9 de maio, no âmbito do projeto “Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu” – Agrupamento de Escolas Vale D’Este.

PROPOSTA Nº 31. Aprovar a ata em Minuta.

As deliberações de 1 a 13, de 15 a 17, de 20 a 21, de 23 a 24 e de 28 a 30 foram aprovadas por unanimidade. As deliberações 14, 18, 25, 26 e 27 foram aprovadas por maioria, com abstenção do PS.

As propostas número 19 e 22 foram retiradas da minuta.

Foto: CMB.

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Durão Barroso em Barcelos para falar de Portugal na Europa e no Mundo

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O ex-Primeiro-Ministro de Portugal e ex-Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai estar em Barcelos, no próximo domingo, para proferir a conferência “Portugal na Europa e no Mundo”.

O evento, que se realiza no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h30, terá como moderador Sebastião Bugalho.

José Manuel Durão Barroso é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, fez pós-graduação em ciências económicas e sociais em Genebra.

Participou nos movimentos e lutas estudantis no período do Estado Novo; foi dirigente do MRPP no rescaldo do 25 de Abril de 1974 e tornou-se militante do PSD em 1980.

Profissionalmente, exerceu funções docentes, primeiro na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, seguidamente, na Universidade Lusíada.

Pertenceu aos governos do professor Aníbal Cavaco Silva, onde foi Subsecretário de Estado no Ministério dos Assuntos Internos, Secretário de Estado dos Assuntos Externos e Cooperação e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Foi eleito Presidente do PSD em 1999, sendo reeleito em mais três Congressos Nacionais do Partido Social Democrata.

Em 2002, tomou posse como Primeiro-Ministro, tendo-se demitido do cargo para assumir a Presidência da Comissão Europeia, entre 2004 e 2014.

Durão Barroso é, atualmente, Presidente não-executivo do Banco Goldman Sachs International.

Imagens: CMB e DR.

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Viana do Castelo promove V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora de 4 a 12 de maio

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Entre os dias 4 e 12 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo irá realizar a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora. A iniciativa contará com a dinamização de atividades diversas, desde workshops a caminhadas interpretativas da paisagem, mapeamento de espécies exóticas invasoras e ações de voluntariado ambiental de combate às espécies invasoras.

Este programa está integrado na Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanha 2024 (SEI 2024) da Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, da Plataforma INVASORAS.PT, dos projetos LIFE STOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e do Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas.

Assim, a V Semana Municipal de Combate à Vegetação Invasora arranca a 4 de maio com a realização de uma caminhada interpretativa da paisagem, seguindo-se uma ação de controlo de vegetação invasora no Monumento Natural do Cemitério das Praias Antigas de Alcantilado de Montedor – Carreço e, em simultâneo, decorrerá o Workshop – Flora invasora, sendo as duas iniciativas abertas ao público geral.

Durante esta semana serão ainda promovidas atividades de controlo de vegetação invasora em diferentes áreas classificadas como Monumentos Naturais, onde serão aplicadas técnicas de controlo para espécies como a acácia-de-espigas (Acacia longifolia), a mimosa (Acacia dealbata) e austrália (Acacia melanoxylon) no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Manutenção Ecológica de Áreas Classificadas de Viana do Castelo com empresas locais e será ainda promovido o mapeamento de flora invasora, numa ação que tem a comunidade escolar como público alvo.

As ações desenvolvidas nesta semana de combate às espécies invasoras, dinamizadas pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo, pelo Gabinete Florestal e pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, nomeadamente ODS 11|Cidades e Comunidades sustentáveis, ODS 13|Ação Climática, ODS 14|Proteger a Vida Terrestre e ODS 17|Parcerias para a Implementação dos objetivos.

A preocupação com esta temática é cada vez maior uma vez que as espécies exóticas invasoras são uma ameaça constante para os ecossistemas em todo o mundo. Introduzidas em novos ambientes, muitas vezes por ação humana, as espécies invasoras podem desequilibrar os ecossistemas locais, competindo com as espécies nativas por recursos como alimento e espaço. A sua rápida reprodução e adaptação podem resultar na extinção de espécies nativas, causando danos irreversíveis à biodiversidade. Por isso mesmo, controlar estas espécies tornou-se uma prioridade para a conservação ambiental, exigindo esforços para mitigar seu impacto negativo.

Imagem: CMVC.

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Castro Marim: Abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro durante as comemorações do 25 de Abril

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Celebrar o 25 de Abril de 1974 também é comemorar a crescente presença das autarquias na melhoria das condições de vida das pessoas e na prestação de serviços básicos, desde o abastecimento de água à população até à programação cultural.

O concelho de Castro Marim deu agora mais um passo para o desenvolvimento do interior, nomeadamente em Pisa Barro, com a tão esperada abertura da Rede de Abastecimento de Água.

Este que era um dos grandes objetivos do município e deste executivo, ficou esta semana totalmente concretizado, permitindo assim o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, colocando um ponto final ao fornecimento instável que existia graças a captações subterrâneas que alimentavam redes próprias, particulares ou fontenários.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a alimentação de água efetua-se agora a partir da extensão da rede municipal de distribuição atualmente existente, com base em duas origens alternativas, o Reservatório de Monte Francisco e o Reservatório do Cabeço, integrados no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.

Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e pela União Europeia, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

Para assinalar a abertura da Rede de Abastecimento de Água em Pisa Barro e o 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Banda Musical Castromarinense rumou àquela localidade e proporcionou uma atuação para os habitantes.

Em 2020, o Município de Castro Marim executou uma obra que estendeu a rede de abastecimento de água a mais de 30 povoações das freguesias de Azinhal e Odeleite, pretendendo continuar com esta política nos aglomerados populacionais ainda não servidos.

Foto: CMCM.

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