Connect with us

Atualidade

“Maridos”, inspirado no filme “Husbands”, de John Cassavetes, em digressão por Coimbra, Faro, Cacém e no Kosovo

Peça levada a cena pelo teatromosca

Publicado

on

Após o sucesso da estreia de “Maridos”, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, em novembro de 2021, o teatromosca, continua em digressão com este espetáculo inspirado no filme homónimo do realizador norte-americano John Cassavetes. O espetáculo começará por ser apresentado em Faro, onde estará em cena a 28 e 29 de maio, às 21h00, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, antes de regressar ao AMAS – Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém, onde poderá ser visto de 2 a 4 de junho, às 21h00. Poucos dias depois, seguirá numa inédita digressão internacional, apresentando-se no Festival FEMART, na cidade de Pristina, no Kosovo, no dia 18 de junho, às 21h00. O Festival FEMART é uma plataforma onde artistas e ativistas se reúnem para “fazer a revolução” a partir do zero, desde 2013. Assumem-se como um Festival que procura transformações no momento atual e no futuro, que tem procurado, nas suas oito edições anteriores, não apenas desestabilizar, mas também destruir o status quo e as normas e estruturas socialmente enraizadas. “Maridos” passará também pelo Teatrão, em Coimbra, em data a confirmar, ainda este ano.

Momento da peça (Foto: Catarina Lobo)

O espetáculo “Maridos” dialoga com o filme “Husbands”, obra emblemática do dito cinema independente, realizada por John Cassevetes, por vezes, de forma direta, e, noutros momentos, de modo menos óbvio. Partindo de um longo processo criativo que teve como base os temas sugeridos por esta obra cinematográfica, as três atrizes desta criação do coletivo teatral sintrense, Leonor Cabral, Joana Cotrim e Carolina Figueiredo, emprestam o corpo, voz e memórias pessoais que se cruzam com outros elementos ficcionais no texto original escrito por Pedro Alves – que assume também a encenação do espetáculo – para a edificação de uma performance que se joga nesse terreno líquido onde as fronteiras que tenderiam a separar a vida da arte, a realidade da ficção, o teatro do cinema, são, permanentemente, postas em causa.  

No dia 21 de setembro de 1970, no programa de televisão “The Dick Cavett Show”, o anfitrião recebeu os três atores de “Husbands”, com o objetivo de promover o filme realizado por John Cassavetes. Os três convidados – o próprio realizador, acompanhado por Peter Falk e Ben Gazzara – pareciam estar altamente embriagados e, durante 35 minutos, fumaram, rebolaram no chão, dançaram de modo absurdo, beijaram o apresentador, gritaram, ininterruptamente, uns com os outros e com o público. Rapidamente, o programa transformar-se-ia num espetáculo caótico. É em diálogo com este emblemático filme e com esse estranho evento televisivo, mais inspirados pelo mapeamento do processo criativo do realizador norte-americano, pelos ecos que a sua obra produziu e pelos diálogos que poderá estabelecer com a atualidade, do que propriamente pelo argumento de “Husbands”, que o espetáculo foi criado. Este “Maridos”, dirigido por Pedro Alves, centra-se, tanto na discussão em torno dos mesmos temas propostos pela obra de Cassavetes – o subtítulo do filme anunciava mesmo que se tratava de “uma comédia sobre a vida, a morte e a liberdade” -, como na dissecação desses instantes em que os corpos se encontram, no cinema e nas artes performativas, tendo como base diferentes histórias em torno de três relações amorosas desfeitas e desconstruídas, assumindo, claramente, o jogo da reconstituição e do pastiche do documento cinematográfico de Cassavetes, diante do olhar dos espetadores presentes na sala.

Momentos da peça (Foto: Catarina Lobo)

Os bilhetes para os espetáculos da digressão encontram-se à venda na Ticketline, Seetickets, AMAS – Auditório Municipal António Silva, DeVIR CAPa, Festival FEMART e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €.

Fotos: Catarina Lobo.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas