Atualidade
9ª edição do Festival Vaudeville Rendez-Vous apresentada no Museu Alberto Sampaio em Guimarães
O Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous acaba de apresentar a programação da edição de 2023. Promovido pelo Teatro da Didascália, numa iniciativa que irá realizar-se entre os dias 18 e 22 de julho, nas cidades que compõem o Quadrilátero Cultural – Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão – e contará com 11 espetáculos de circo contemporâneo, dos quais quatro estreias nacionais, uma absoluta e duas coproduções. Às mais de duas dezenas de apresentações, que irão acontecer nas ruas das quatro cidades onde ocorre o festival, juntam-se, ainda, oficinas de formação e um programa paralelo dedicado a artistas, estudantes e agentes culturais nacionais e internacionais
A conferência de imprensa aconteceu no dia 21 de junho, em Guimarães, no Museu Alberto Sampaio, e contou com a presença de representantes das cidades do Quadrilátero Cultural e, ainda, dos responsáveis da programação do Festival, do Teatro da Didascália.
Bruno Martins e Cláudia Berkeley, responsáveis pela programação do Festival, deram a conhecer os espetáculos e o programa paralelo.
Elisa Braga, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, salientou os “temas altamente fraturantes da sociedade” a que este ano os espetáculos fazem menção, assim como o tema da inclusão. A responsável do pelouro da Cultura de Barcelos aludiu à importância da componente social, à abertura dos espaços públicos a esta interculturalidade, e incentivou ao complemento da programação cultural, que deveria incluir este tipo de “novo circo” na programação do Quadrilátero.
Já Pedro Oliveira, vereador da Cultura da Câmara de Vila Nova de Famalicão, lembrou a génese famalicense do Festival e do Teatro da Didascália e que “é um projeto válido que tem vindo a crescer ano a ano.”
Por sua vez, Olga Pereira, vereadora de gestão e conservação de espaço público do Município de Braga, assinalou a cooperação entre os quatro municípios numa forma de descobrir novas formas de arte.
A finalizar, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura do Município de Guimarães, afirmou que “os quatro municípios envolvidos, juntos, são o mais dinâmico polo cultural do país” e desafiou para a próxima edição, que será a décima, a programação deverá centrar-se na “cultura de neutralidade climática e sustentável”.
Na nona edição do Vaudeville Rendez-Vous – e a um passo de comemorar 10 anos de Festival –, o Teatro da Didascália apostou, para os conteúdos programáticos, na reescrita de uma série de espetáculos que passaram pela iniciativa em edições anteriores e noutros contextos da programação nacional.
A edição de 2023 ficará, assim, marcada pelo revisitar de várias obras que são o culminar de processos de reflexão de vários artistas e companhias. Exemplo disso mesmo é a estreia absoluta do espetáculo Solos a 180º – da companhia portuguesa Radar 360º –, que tem como mote para esta sua nova criação a estrutura cenográfica de um espetáculo anterior. Esta criação nacional poderá ser vista, pela primeira vez, a 20 de julho, às 19h00, na Praça de Pontevedra, em Barcelos, e a 22 de julho, às 11h00, no Jardim do Museu dos Biscainhos, em Braga.
Estreias nacionais francesas, espanholas e belgas chegam ao Festival
De França, Espanha e Bélgica chegam ao Vaudeville criações que se irão estrear em solo nacional. A companhia francesa Le Doux Supplice irá apresentar o espetáculo En Attendant Le Grand Soir, que promete desafiar a própria gravidade, revelando momentos de dança e acrobacias. A atuação poderá ser vista a 19 de julho, às 22h00, no Largo do Pópulo, em Braga, e a 22 de julho, no topo norte da Praça D. Maria II, em Famalicão.
Já de Espanha chega Runa – uma criação da companhia Cia 104 de Amer Kabbani – que, entre ruínas de um mundo em chamas, surge em cena como testemunha de um necessário processo de reconstrução pessoal e coletiva.
Para assistir a 20 de julho, às 22h00, no pátio do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, e a 21 de julho, à mesma hora, no Polidesportivo da Quinta do Aparício, em Barcelos.
Ainda de Espanha, irá, também, marcar presença no Festival, Manolo Alcántara, que irá dar a conhecer Maña, um espetáculo em que o conceito é o engenho e irá “carregar o coração na manga” desde o início. A criação estreia-se a 20 de julho, às 22h00, na Praça Municipal de Braga, passando, também, pelo topo sul da Praça D. Maria II, em Famalicão, a 21 de julho, às 22h00, e pela Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, no dia 22 de julho, às 22h00.
Grasshoppers (gafanhotos), da companhia belga Circus Katoen, é uma reprodução da resiliência e vulnerabilidade da natureza e do papel que nós, como humanos, desempenhamos nela. A performance será apresentada na Praça de Pedra do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, a 20 de julho, às 19h00, na Praça Municipal de Braga, a 21 de julho, também às 19h00, e, finalmente, na Praça Manuel SottoMaior, em Famalicão, a 22 de julho, às 19h00.
Vaudeville recebe oficinas e programa dedicado a profissionais da cultura
O Vaudeville Rendez-Vous não vive, contudo, apenas de espetáculos. Um dos destaques da programação da edição de 2023 passa pela dinamização de oficinas de criação – já recorrentes nas últimas edições da iniciativa – e por um programa paralelo pensado para artistas, estudantes e agentes culturais nacionais e internacionais. As oficinas de criação, agendadas para 18 e 19 de julho, em Barcelos e Braga, dão o mote de arranque ao festival. A nona edição do Festival integra, ainda, uma masterclass guiada pela companhia francesa Le Doux Supplice, uma mesa-redonda sobre escrita e dramaturgia no circo e uma sessão de pitching para programadores e agentes artísticos. Mais informações em: www.teatrodadidascalia.com.
Foto: CMB.
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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